Seu possível perfil de investidor é

BALANCEADO

Seu perfil também foi enviado no seu e-mail em PDF para que você consiga ter acesso sempre que precisar.

Talvez você seja alguém que até entende o valor da renda variável para a consolidação dos seus objetivos financeiros, mas acha que mais da metade do seu patrimônio em classes de ativos voláteis é demais para a preservação do seu patrimônio.

Um fator que vai ser desafiador na sua jornada é a ancoragem.

De forma resumida, é um comportamento que faz com que você se apegue aos preços que viu na vida e aumente suas expectativas sobre os números atuais.

Por exemplo: se você viu que o preço da TV que quer comprar é de 2 mil reais, e quando vai na loja o vendedor diz que é 2 mil e 200 – você continua querendo comprar na hora, ou prefere esperar até que o valor volte a 2 mil reais?

Esse é o viés da ancoragem: se apegar a um preço que talvez nunca mais volte a existir

Sugestão:

Evite olhar para o nominal da carteira. Em outras palavras, evite pensar “hoje tenho mais 200 reais na corretora”, “hoje o meu saldo caiu 100 reais”, até porque o olhar nominal não é relevante no universo de gestão de portfólio.

Busque, por outro lado, o olhar relativo da carteira.

É normal que o seu saldo oscile todos os dias e acompanhar essa oscilação como relativa de alguma outra referência do mercado pode te trazer mais perspectiva.

Por exemplo:

• Minha carteira está a 100% / 110% do CDI
  • Minha carteira subiu 1% no último mês e caiu 0,5% na última semana.

Esse olhar comparativo pode te trazer mais clareza pra fugir das heurísticas comportamentais.

Uma forma de fugir do viés da ancoragem é perceber que a posição que você está ancorando preço ficou cara e já não faz mais sentido.

Composição de classes indicadas para o Modelo de Alocação de Carteira:

Balanceado

Quer compartilhar com quem você acha que também precisa conhecer o Perfil de Investimentos?

As informações contidas neste site são de caráter meramente informativo e não constituem qualquer tipo de aconselhamento de investimentos, não devendo ser utilizadas com este propósito. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de rentabilidade futura. A rentabilidade divulgada não é líquida de impostos. Para avaliação da performance dos fundos de investimento, é recomendável uma análise de períodos de, no mínimo, 12 (doze) meses. Nenhuma informação contida neste material constitui uma solicitação, oferta ou recomendação para compra ou venda de quotas de fundos de investimento, ou de quaisquer outros valores mobiliários. Leia o Formulário de informações complementares, Lâmina de Informações Essenciais e o Regulamento antes de investir. Fundos de investimento não contam com garantia do administrador, do gestor, de qualquer mecanismo de seguro ou fundo garantidor de crédito – FGC. O Clube do Valor Gestora de Recursos LTDA, seus administradores, sócios e funcionários isentam-se de responsabilidade sobre quaisquer danos resultantes direta ou indiretamente da utilização das informações contidas no material disponível no site, uma vez que qualquer decisão de investimento é exclusivamente do investidor. Este material pode não ser reproduzido integralmente ou parcialmente sem o consentimento e autorização prévios do Clube do Valor.

Newsletter

Receba, direto no seu e-mail, conteúdos semanais, estudos exclusivos e os melhores insights sobre o mercado financeiro.

usuario