Seu possível perfil de investidor é

OUSADO

Seu perfil também foi enviado no seu e-mail em PDF para que você consiga ter acesso sempre que precisar.

Você entende o valor da renda variável na construção do seu patrimônio de longo prazo e, por isso, quer construir uma carteira com 100% dessa classe de ativos.

Por outro lado, você entende o poder da diversificação e não se importa tanto com a volatilidade, entendendo que isso faz parte da experiência de ser ter uma carteira nesse formato.

Um fator que vai ser desafiador na sua jornada é o viés da confirmação.

De forma resumida, esse comportamento faz com que você tome decisões viesadas pelas informações que você tem à disposição, considerando que você vai atrás de dados que confirmem a sua linha de raciocínio.

Por exemplo, se você toma a decisão de que quer investir em uma determinada ação e acaba se apegando a essa posição, pode ser que você passe a ser um torcedor desse ativo.

O desafio do investidor, nesse caso, é entender que as informações que você tem não necessariamente são as mais completas ou corretas. Por isso, é sempre importante ter uma carteira preparada para o caso em que as suas convicções estejam erradas.

A aposta do investidor que sofre do viés da confirmação pode dar muito certo, mas também pode dar muito errado. Como o nosso jogo é o do longo prazo, a gente não pode se dar ao luxo de ficar perdendo dinheiro à toa com aposta de mercado.

Sugestão:

Siga firme na sua jornada, mesmo quando surgem aquelas diquinhas quentes que buscam quebrar a sua convicção na sua alocação, prometendo retornos melhores no curto prazo.

O antídoto do viés da confirmação é estudar cada vez mais.

Composição de classes indicadas para o Modelo de Alocação de Carteira:

Ousado

Quer compartilhar com quem você acha que também precisa conhecer o Perfil de Investimentos?

As informações contidas neste site são de caráter meramente informativo e não constituem qualquer tipo de aconselhamento de investimentos, não devendo ser utilizadas com este propósito. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de rentabilidade futura. A rentabilidade divulgada não é líquida de impostos. Para avaliação da performance dos fundos de investimento, é recomendável uma análise de períodos de, no mínimo, 12 (doze) meses. Nenhuma informação contida neste material constitui uma solicitação, oferta ou recomendação para compra ou venda de quotas de fundos de investimento, ou de quaisquer outros valores mobiliários. Leia o Formulário de informações complementares, Lâmina de Informações Essenciais e o Regulamento antes de investir. Fundos de investimento não contam com garantia do administrador, do gestor, de qualquer mecanismo de seguro ou fundo garantidor de crédito – FGC. O Clube do Valor Gestora de Recursos LTDA, seus administradores, sócios e funcionários isentam-se de responsabilidade sobre quaisquer danos resultantes direta ou indiretamente da utilização das informações contidas no material disponível no site, uma vez que qualquer decisão de investimento é exclusivamente do investidor. Este material pode não ser reproduzido integralmente ou parcialmente sem o consentimento e autorização prévios do Clube do Valor.

Newsletter

Receba, direto no seu e-mail, conteúdos semanais, estudos exclusivos e os melhores insights sobre o mercado financeiro.

usuario

E agora?! Assista esse vídeo até o final

Ao continuar e clicar no botão, concordo em receber comunicações do Clube do Valor e estou ciente e concordo com o Termo de Consentimento para Início de Relacionamento.

CURSO GRATUITO

Assisa a nossa série de aulas gratuitas e aprenda como identificar as ações mais baratas da bolsa!