Gestoras de Investimentos são instituições financeiras que cada vez mais interessam investidores que querem fazer o dinheiro trabalhar para si!

E, se você é uma pessoa que leva seu futuro a SÉRIO, este pode ser o artigo mais importante que você já leu sobre elas!

Principalmente se você é alguém que conseguiu poupar uma quantia razoável, mas não tem tempo ou conhecimento para começar a investir por conta própria, e nem faz ideia de o que fazer com 500 mil reais… 

Eu conheço bem esse dilema!

Uma das perguntas que mais recebo é:

Ramiro, eu preciso de ajuda para gerenciar meus investimentos?

Pode ser que você esteja fazendo a mesma pergunta agora. A resposta é simples, mas seu próximo passo não é!

Antes de eu te passar os detalhes, fique comigo porque as próximas linhas serão fundamentais para que você entenda duas coisas extremamente importantes:

  1. O que é gestão profissional de investimentos;
  2. Avaliar se esse serviço é para você ou não.

Ao final deste artigo (se você prestar atenção ao que eu digo), prometo que você terá clareza o suficiente para saber se deve tomar uma decisão como contratar um gestor de investimentos para sua carteira!

Então, vamos começar…

Se você ainda não me conhece, meu nome é Ramiro Gomes Ferreira, Gestor de Investimentos certificado pela CGA e CFP® sócio-fundador do Clube do Valor, ​​uma empresa com mais de 1 bilhão de reais sob aconselhamento.

Presto o serviço de educação financeira e já apareci algumas vezes na mídia falando sobre minha forma de investir, como nesse artigo recente do Valor Investe!

O QUE É E COMO FUNCIONA UM SERVIÇO DE GESTÃO DE INVESTIMENTOS PROFISSIONAL?

GESTORAS DE INVESTIMENTOS

O serviço de Gestão de Investimentos consiste na criação e administração de carteiras de investimento pessoais e  rebalanceamento de ativos, feito por um gestor profissional credenciado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Em outras palavras, um profissional autorizado passa a assumir o controle dos seus investimentos, fazendo uma alocação diversificada para você não se preocupar e atingir seus objetivos.

Esse gestor desenvolve um plano para fazer a gestão de riscos e ampliar o patrimônio do cliente, analisa os objetivos de curto, médio e longo prazo do cliente, além de considerar o seu nível de tolerância ao risco.

Então, passa a decidir sobre detalhes como:

  • Qual estratégia de investimentos seguir;
  • Quais classes de ativos e quais ativos adquirir;
  • Como otimizar a relação entre risco e retorno.

Agora, é possível que você esteja se perguntando se consegue fazer a gestão dos seus investimentos por conta própria.

Siga em frente para entender exatamente como isso funciona.

EU POSSO FAZER A GESTÃO DOS MEUS PRÓPRIOS INVESTIMENTOS?

Nós, no Clube do Valor, acreditamos que qualquer pessoa tem condições de fazer uma gestão adequada da sua carteira de investimentos.

Só que isso não significa que você já esteja pronto para assumir essa responsabilidade.

Isso porque é preciso muita dedicação inicial para ter um ótimo desempenho.

Muita dedicação mesmo!

Mais importante do que quanto dinheiro você tem ou ganha, é o que você faz com o dinheiro.

A grande maioria dos investidores “autogerenciados” cometem erros graves ao tomar decisões com base em vieses comportamentais em vez de estratégias racionais. Compram ações quando estão em alta e vendem quando caem, não diversificam seus investimentos em diferentes classes de ativos.

Se você realmente quer gerenciar seu patrimônio, vai precisar entender todos os conceitos-chave para o sucesso da sua carteira e, consequentemente, dos seus objetivos.

Então, para ter certeza se você está realmente disposto a encarar esse desafio, eu sugiro que você comece respondendo a essas três perguntas essenciais:

  1. Você sabe o suficiente para gerir sua própria carteira de investimentos?
  2. Qual a sua tolerância para assumir riscos?
  3. Eu deveria procurar por ajuda de um gestor profissional?

Mas tenho uma ideia melhor…

Vamos olhar de perto para a forma mais correta de responder a cada uma dessas perguntas.

Banner blog calculadora de independência financeira

PERGUNTA #1: “EU SEI O SUFICIENTE PARA GERIR A MINHA PRÓPRIA CARTEIRA DE INVESTIMENTOS?”

Pense em algo em que você é muito bom.

Agora, lembre-se de quando você começou a se aprofundar nisso.

Considere:

De quanto tempo e prática você precisou para se tornar um especialista nesse assunto? Quantas horas, dias, meses ou anos se passaram até que você chegasse a esse ponto?

Esse raciocínio é válido para qualquer área da sua vida, inclusive para quem quer se tornar um grande investidor ou um profissional do mercado financeiro.

Então, para que você possa fazer uma gestão adequada do seu portfólio de investimentos, precisa analisar o quanto sabe sobre o assunto para poder cuidar da sua carteira por conta própria.

Imagine que seus ativos são plantas que precisam de água, sol, adubo…

Se você não souber tudo o que é preciso para que uma planta possa sobreviver, ela secará e morrerá.

Portanto, se você ainda não conhece o mundo dos investimentos, é preciso se aprofundar e aprender o máximo possível, para que possa cuidar bem da sua carteira.

Só assim os verá “crescer, florescer e render bons frutos”

Entenda que, para dominar os principais conceitos e estratégias de um bom investimento, levará tanto tempo quanto aprender qualquer outro novo assunto.

Quanto tempo será preciso? Isso vai depender de você e da sua dedicação!

Estabeleça um cronograma claro para a sua rotina, procure pelos melhores conteúdos – como os oferecidos aqui – e inscreva-se em cursos sobre o assunto.

PERGUNTA #2: “QUAL A MINHA TOLERÂNCIA PARA ASSUMIR RISCOS?”

Apenas pense em todo o seu patrimônio neste momento.

Todo o dinheiro que você tem disponível hoje, sua casa, seu carro…

Independentemente do tamanho do seu patrimônio, reflita sobre o quanto você trabalhou para conquistar tudo o que você tem hoje!

Em alguns casos, é um patrimônio conquistado durante uma vida inteira

Às vezes até passado de geração em geração, como uma rica herança.

Agora, imagine que você decida assumir uma exposição em renda variável que não está alinhada com o seu perfil de investidor.

Você não entende os riscos aos quais está se expondo, não sabe se são adequados ao que você espera dos seus investimentos e não sabe se estão de acordo com o seu planejamento financeiro.

Suponha, então, que você comece a assistir a uma desvalorização significativa dos seus investimentos na Bolsa de Valores no curto prazo, tendo em vista que o mercado é volátil.

O que você faz?

Por não saber plenamente quais riscos estava assumindo e por causa de algum viés emocional, você se apavora e sai do mercado, terminando a aventura com um enorme prejuízo.

Já pensou sobre o impacto que isso teria sobre a sua vida?

Esse é um assunto muito importante, mas infelizmente vemos muitas pessoas que o ignoram por completo.

Estou constantemente alertando nossa audiência sobre os problemas de se investir de forma precipitada, assumindo riscos sem saber o que se está fazendo.

Riscos são inerentes ao mercado, você não pode excluí-los.

Isso é fato!

Mas é possível sim diminuí-los ao ponto de poder investir com mais tranquilidade, aumentando as chances de obter bons retornos. Com uma boa estratégia de rebalanceamento de carteiras, você pode se aproveitar da dinâmica volátil do mercado.

E mais do que isso:

Os resultados que você pode alcançar com a gestão de investimentos não se limitam apenas a obter melhores retornos sobre seus investimentos, eles também lhe dão clareza sobre seus objetivos de vida.

Então, para saber se você deve ou não ter uma gestão de investimentos profissional, entenda qual a sua disposição a assumir riscos.

Quando encontrar a resposta para essa pergunta, você deve ir para a última e mais importante pergunta…

PERGUNTA #3: “EU DEVO PROCURAR POR AJUDA DE UM GESTOR PROFISSIONAL?

gestor profissional

Uma coisa é certa, se você está doente, você vai ao médico. Se você dirige uma empresa, você precisa de um contador – nós procuramos especialistas para decisões importantes, porque eles têm o conhecimento que nós não temos.

Aqui está o que eu quero dizer…

Por que com seus investimentos deveria ser diferente?

Com o acesso à informação, tudo se tornou muito mais fácil.

Você entra em um canal do YouTube ou em algum perfil do Instagram e aprende, em minutos, a solução para problemas que antes você só resolveria com a ajuda de um especialista.

Mas aqui está um problema…

Cuidar de um patrimônio é algo delicado e, apesar de ser possível a qualquer um, é preciso que haja bastante dedicação ao assunto.

Você pode fazer isso? Pode.

Você consegue? Sim, consegue.

Mas, o ponto é: Você quer fazer isso de verdade?

Acredite, existe muita gente que não quer dedicar seu tempo e esforço para dominar a gestão de seu portfólio de investimentos.

E não tem nada de errado com isso!

Francamente, se você quer manter seu patrimônio preservado, procurar uma gestão profissional é sim uma ótima decisão.

COMO TER RESULTADOS INCRÍVEIS COM A GESTÃO DOS SEUS INVESTIMENTOS E UM SERVIÇO DE GESTÃO DE INVESTIMENTOS!

Você se sentirá muito mais confiante em relação aos seus investimentos se tiver um plano personalizado sobre seu futuro, que leva em conta o seu momento de vida para:

  • Construir riqueza;
  • Investir no futuro de seus filhos;
  • Se preparar para uma aposentadoria confortável.

Uma estratégia sob medida para gerenciar seu patrimônio, que corresponde às suas necessidades e respeita o nível de risco com o qual você se sente confortável, certamente vai te dar mais tranquilidade e paz de espírito.

Isso pode ser do jeito demorado, difícil e caro…

Ou pode ser mais simples, rápido e acessível quando você tem a ajuda adequada.

Seja qual for o seu objetivo, seja qual for a sua dúvida, no Clube do Valor nosso objetivo é te ajudar não apenas fazendo a gestão dos seus investimentos, mas te dar a tranquilidade necessária para que possa viver a vida dos seus sonhos.

Para ganhar uma análise de carteira gratuita de um de nossos planejadores financeiros, toque aqui!

PLANILHA DE GASTOS MENSAIS

Para te ajudar, o Clube do Valor criou um modelo completo e gratuito de planilha para você de Controle de Gastos Mensais, que usamos com os nossos alunos, dá uma olhada:

Com ela você pulará várias etapas, porque já fizemos este trabalho para você. Depois de fazer o download (aproveita que é gratuito!), você só precisa personalizar as categorias (ou pode usar as nossas sugestões que já vem prontas), inserir os valores e voi-là, você poderá facilmente acompanhar para onde vai o seu dinheiro.

Na primeira aba, ficam as categorias de gastos – que são exatamente essas que já descrevi um pouco antes, bem como as categorias de receitas e de investimentos.

Já na segunda aba, você vai informar absolutamente todas as transações realizadas, com o sinal de negativo (-) para valores pagos e positivo (+) para valores recebidos. Você irá informar, ainda, em qual conta bancária houve movimento. 

Automaticamente, o seu fluxo de caixa será atualizado na terceira aba contendo as despesas totais por mês, o saldo das contas e o resultado líquido (que é o quanto “sobrou” ou “faltou” no mês). Isso vai garantir o seu total controle financeiro! Clique aqui para ganhar a planilha.

Comente abaixo quais foram as suas principais dúvidas ou quais suas sugestões para novos conteúdos.

E também, compartilhe este artigo com quantas pessoas você puder, ajudando mais gente a aprender sobre educação financeira e investimentos.

Eu vou ficando por aqui.

Um forte abraço,
Ramiro Gomes Ferreira.