Débora Duarte e Bernardo Pascowitch, do Yubb
Na hora de investir, você já deve ter se deparado com o nome de algumas empresas que são importantes para o seu investimento. Uma dessas empresas é a CETIP – a Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos Privados.
O nome é longo e complexo, mas o significado é muito mais simples do que você imagina. A CETIP é uma instituição que foi criada com o objetivo de facilitar a vida dos investidores para criar um mercado financeiro mais estável e seguro.
No post de hoje, o Yubb, seu buscador de investimentos online e gratuito, está aqui para te falar o que é CETIP e qual é a relação dela com os seus investimentos. Vem com a gente!
O QUE É CETIP AFINAL?
A CETIP foi criada em 1984 e é uma instituição que tem muita relação com o mercado dos investimentos em renda fixa. Ela é regulada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e fiscalizada pelo Banco Central.
O objetivo da CETIP é ser a responsável pelo registro, movimentação, custódia e liquidação dos títulos privados. Nos próximos tópicos, vou te dizer como isso funciona, na prática, para os seus investimentos.
Além de ter relação com as aplicações dos investidores, a CETIP também é responsável por processar os empréstimos de curtíssimo prazo que acontece entre os bancos.
A partir dessas operações, a CETIP apura e divulga, todos os dias, o valor da taxa DI – índice que é essencial para a rentabilidade dos títulos privados como CDBs, LCIs, LCAs e etc.
Os serviços disponibilizados pela CETIP são usados por milhares de instituições financeiras como, por exemplo:
- Bancos (seja comercial ou de investimento);
- Corretoras;
- Fundos;
- Concessionárias;
- Seguradoras;
Com você pode ver, a CETIP é uma instituição muito importante para o funcionamento do mercado financeiro do Brasil.
QUEM É A CETIP HOJE?
Em 2009, a companhia se tornou uma companhia de capital aberto e, em março de 2017, a CETIP se juntou à BM&F Bovespa, dando origem à B3 – a bolsa de valores brasileira.
Ou seja, o nome CETIP “não existe mais” e a B3 é a responsável por todo o mercado de renda fixa (função antes exercida pela CETIP) e renda variável (função antes exercida pela BM&FBovespa) do país.
Mesmo após a união, a CETIP manteve todas as suas funções e é a maior depositária de títulos privados da América Latina. E a bolsa brasileira, a B3, é a 5ª maior bolsa no mundo.
Isso é para você ter uma ideia da sua importância em todo o cenário mundial como uma das maiores empresas de infraestrutura voltada ao mercado financeiro.
QUAL A RELAÇÃO ENTRE A CETIP E SEUS INVESTIMENTOS?
Para realizar um investimento em renda fixa, você precisa abrir conta em um banco ou corretora, escolher o título que deseja, concretizar o investimento e resgatá-lo no prazo estipulado.
Mas, enquanto o seu dinheiro está investido, quem garante que aquela quantia é sua?
A CETIP! Como dissemos ali em cima, ela é a instituição responsável pela custódia dos seus títulos e, por isso, o seu CPF está vinculado àquele investimento.
A CETIP também faz a liquidação e movimentação de todo e qualquer valor mobiliário. Sabe aquele TED que você faz para pagar um amigo?
O processo passa pela CETIP para a concretização do investimento. Por isso que, no mercado financeiro, é chamada de integradora.
Quando a CETIP não existia, esses investimentos e processos eram liquidados fisicamente. Imagine a confusão que era!
Atualmente, os seus investimentos são facilmente liquidados e custodiados para maior segurança do investidor.
Alguns investimentos que são registrados na CETIP:
- Certificado de Depósito Bancário (CDB);
- Letra de Crédito Imobiliário (LCI);
- Letra de Crédito do Agronegócio (LCA);
- Recibo de Depósito Bancário (RDB);
- Letra de Câmbio (LC);
- Debêntures;
- Certificado de Operações Estruturadas (COE).
O QUE É O SELO CETIP CERTIFICA?
Dentro de todo esse conceito, existe o selo CETIP Certifica. O selo conferido às instituições financeiras credenciadas e não possui nenhuma relação com um investimento específico.
Exemplo: o CDB do Banco X pode ter o selo da CETIP, mas o CDB do banco Y pode não ter – depende do banco.
A função do CETIP Certifica é comprovar que os investimentos daquela instituição serão registados na CETIP no nome do investidor.
Caso algo aconteça com a instituição financeira, o investidor tem o “conforto” de saber que o investimento está registrado em seu CPF.
Isso é especialmente importante nos casos em que o investidor precisa se socorrer da garantia do FGC (Fundo Garantidor de Créditos): por meio do CETIP Certifica, o FGC consegue, com maior facilidade, identificar e comprovar os investimentos possuídos em uma instituição por um determinado CPF, promovendo o ressarcimento e devolução dos valores ao investidor com maior velocidade.
Vale explicar que isso não tem nenhuma relação com o risco do investimento. Se você está pensando em investir em algum banco que não possui o selo CETIP Certifica, fique tranquilo! Não há nada de errado com as empresas que não têm o selo.
Se o banco quebrar e o seu investimento for garantido pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC), você receberá seu dinheiro de volta de qualquer forma – seja com ou sem selo.
Vale a pena mencionar que, como a CETIP não existe mais e deu origem à B3, você pode encontrar todos os nomes mencionados aqui no formato “B3”, em especial o CETIP Certifica, que se transformou no “B3 Certifica”.
Dessa forma, não se preocupe caso você não encontre mais o nome “CETIP” (que deve desaparecer com o tempo). É só procurar pela B3 e entender que os novos serviços oferecidos são os mesmos antes realizados pela CETIP.
Gostou de entender o que é CETIP? Entendeu como ela influencia nos seus investimentos? Se tiver qualquer dúvida, deixe seu comentário aqui embaixo!
—
Débora Duarte
Débora é produtora de conteúdo no Yubb e formada em jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Bernardo Pascowitch
Bernardo é fundador e CEO do Yubb, buscador de investimentos totalmente gratuito para qualquer pessoa encontrar opções para aplicar melhor seu dinheiro. Bernardo é formado em direito pela Universidade de São Paulo (USP).