Este post foi produzido pela equipe do PocketBook4You, uma plataforma que oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores e best-sellers da atualidade, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo!

A liberdade financeira é o estágio das finanças anterior à independência financeira, e remete ao poder de decisão sobre como acumular patrimônio, organizar finanças e fazer escolhas que sejam da sua vontade, e não necessidade.


Essa autonomia nada mais é do que a flexibilidade de se viver como desejar, isto é, gastar o seu dinheiro da forma como preferir, sempre respeitando as suas metas e objetivos futuros.


Para alcançar esse patamar de se tornar financeiramente livre, é necessário construir hábitos de planejamento financeiro e inseri-los na rotina, além de entender seus próprios gastos e seu perfil de investidor.


Em vista disso, com o intuito de lhe ajudar a trilhar o caminho da satisfação e realização pessoal, selecionamos neste post 7 grandes livros que oferecem ensinamentos valiosos sobre como obter uma vida financeira abundante.

Portanto, acompanhe-nos nesta leitura e se prepare para o sucesso duradouro!

1. Financial Freedom – Grant Sabatier

Conhecer histórias de vida que unem sabedoria, experiências e ações comprovadas a respeito da conquista da liberdade financeira pode ser o passo inicial mais importante rumo à transformação da sua relação com o dinheiro.

Pensando nisso, a nossa primeira indicação de leitura é o best-seller internacional Financial Freedom, escrito por Grant Sabatier, criador do site Millennial Money.

No livro, o autor narra a sua trajetória, que começou com U$ 2,26 na conta bancária e, após cinco anos, acumulava cerca de US $ 1,25 milhão. A partir daí, ele revela as etapas para se ganhar mais dinheiro em menos tempo, dentre elas: gestão financeira, investimentos e construção de um negócio rentável.

Dessa forma, além de conter conselhos sobre como administrar suas finanças, a obra é um guia prático que lhe ensinará como viver a vida em seus próprios termos.

2. Do Mil ao Milhão – Thiago Nigro

A riqueza é acessível para todos que estão dispostos a aprender, se dedicar e investir. Essa é a premissa do livro “Do Mil ao Milhão”, do autor brasileiro Thiago Nigro, fundador da famosa plataforma O Primo Rico que tem como missão melhorar a vida financeira das pessoas.

Em sua obra, Nigro fundamenta seus argumentos em três pilares: gastar bem, investir melhor e ganhar mais, pois representam a importância das decisões bem pensadas com relação aos gastos pessoais, investimentos como forma de aceleração do acúmulo de patrimônio e aprendizado direcionado para a criação da fortuna.

Através de uma linguagem simples e voltada para o público leigo, porém rica em conteúdo, o livro leva seus leitores a refletirem sobre os riscos que estão determinados a tomar para gerar oportunidades de lucros crescentes.

Por isso, se você deseja ir do mil ao milhão, mas não sabe por onde começar, esse é o livro certo!

3. Os Segredos da Mente Milionária – T. Harv Eker

As nossas crenças definem o nosso grau de controle das finanças pessoais, ou seja, se você quer se tornar rico, deve antes aperfeiçoar a sua riqueza emocional, e é sobre isso que trata o best-sellerOs Segredos da Mente Milionária”, do escritor americano e palestrante motivacional, T. Harv Eker.

Após ficar milionário em dois anos e meio, o autor elaborou 17 formas de pensar e agir que diferenciam um indivíduo financeiramente bem-sucedido.

Segundo ele, é primordial abrir mão dos velhos hábitos e trabalhar o controle emocional interior para alcançar a liberdade financeira, estabelecer novas associações mentais, tomar decisões sensatas com relação ao dinheiro e prosperar.

Assim, o propósito do livro é auxiliar seus leitores no processo de reconstrução da visão da riqueza para que possam, enfim, enriquecer!

4. Eu vou te Ensinar a Ser Rico – Ben Zruel

Ben Zruel, empresário e especialista em educação financeira que nasceu em Israel e veio para o Brasil no ano de 1999, traz em sua obra “Eu vou te Ensinar a Ser Rico” todos os fundamentos necessários para construir a tão sonhada liberdade financeira.

Partindo do princípio que o dinheiro compra uma vida plena, o autor apresenta em seu livro recorde de vendas um método que garante acabar com as suas dívidas em doze meses para que você consiga dar início aos investimentos.

Vale frisar que o conteúdo da obra em questão foi baseado em diversas análises e estudos a respeito do comportamento de consumo da classe média brasileira, que reflete os problemas econômicos do país.

Concluímos que esta é mais uma leitura que irá lhe ajudar a gerir o seu dinheiro e atingir os seus objetivos financeiros!

5. The Total Money Makeover – Dave Ramsey

É possível se livrar das dívidas, administrar o dinheiro de forma eficaz e conquistar uma vida financeira estável chegando ao cerne dos problemas: você!

Este é o ponto central do livro mais popular de finanças pessoais, The Total Money Makeover, escrito pelo apresentador do programa de rádio “The Dave Ramsey Show” e autor best-seller do The New York Times, Dave Ramsey.

A obra propõe um roteiro simples e funcional de sete etapas para garantir um fundo de emergência saudável e saldar todas as dívidas, sejam elas vindas do cartão de crédito, hipoteca ou empréstimo, além de disponibilizar vários insights sobre gestão financeira.

O plano de Ramsey é destinado para todas as pessoas, independente da idade ou renda, e irá modificar a sua perspectiva com relação ao dinheiro e hábitos financeiros.

6. O Homem Mais Rico da Babilônia – George S. Clason

Quando o assunto é liberdade financeira, não podemos deixar de mencionar o clássico “O Homem Mais Rico da Babilônia”, que já vendeu mais de dois milhões de exemplares ao redor do mundo e possui ensinamentos atemporais sobre finanças pessoais.

O livro reúne onze parábolas babilônicas famosas, das quais o autor George Samuel Clason extrai inúmeras lições sobre o real significado do valor do dinheiro e as melhores formas de investi-lo, a fim de contribuir com o enriquecimento de seus leitores.

Por meio de uma leitura leve, a obra expõe estratégias focadas na manutenção de renda, gestão de recursos, controle de despesas e conservação de uma reserva monetária.

Apesar de se basear nas práticas financeiras de sucesso dos antigos babilônios, este best-seller possui aprendizados muito atuais e relevantes para o século XXI.

7. Desperte o Milionário Que Há em Você – Carlos Wizard Martins

Para se tornar financeiramente livre e fazer escolhas sem preocupações excessivas com o dinheiro, é preciso antes desenvolver uma mentalidade milionária.

Diante disso, a última recomendação de leitura da nossa lista é o livro “Desperte o Milionário Que Há em Você”, escrito pelo renomado empresário e executivo brasileiro, Carlos Wizard Martins.

Nesta notável obra, o autor narra a sua própria história de superação para esclarecer como as mudanças de postura mental, atitudes e hábitos têm o poder de levar o ser humano à transformação pessoal, prosperidade e realização dos sonhos.

Suas reflexões se aprofundam também na importância da conexão com a fé para o progresso, e são fonte de inspiração para todos que queiram ir além do conformismo e vencer!

Faça o dinheiro trabalhar para você!

Ter liberdade financeira significa eliminar as barreiras mentais que sabotam as suas oportunidades e te impedem de praticar o livre arbítrio com relação ao seu dinheiro, ou seja, fazê-lo trabalhar para você.

Por isso, persista nas estratégias de planejamento financeiro pessoal, faça investimentos, busque sempre conhecimento e o transforme em lucro.

Esperamos que a leitura deste post tenha agregado valor para a sua trajetória financeira e provoque em você o interesse de conhecer cada livro sugerido!