O que fazer para ter Sucesso na Vida? 5 Conselhos com resultados reais!

O que você faria de diferente se você pudesse voltar aos seus 18 anos de idade?

E se nessa época você tivesse escutado alguns conselhos para ter mais sucesso na vida?

Isso pode parecer um pouco improdutivo num primeiro momento. Sempre que pensamos em algum ponto do passado ou estamos com a cabeça no futuro, estamos deixando de lado o principal: o tempo presente.

Entretanto, se você faz essa reflexão para entender os seus erros passados e aprender com a sua própria trajetória, isso pode ser bem interessante. 

Aprender com o erro dos outros, então… É uma das atitudes mais sábias que você pode ter.

Neste artigo, você vai encontrar 5 Conselhos capazes de mudar a sua vida.

Se você já passou pelos 18 anos ou ainda mesmo nem chegou a esta idade, não há nenhum problema! Esses conselhos mudaram minha realidade em apenas 3 anos.

Tenho a certeza de que eles também podem mudar a sua!

A busca por conhecimento é um dos pontos que eu sempre bato na tecla. E aqui, não será diferente. 

Por isso, a partir de agora você tem acesso ao nosso Ebook Resumo do Livro “Quem Pensa, Enriquece”. Um material totalmente gratuito para você realmente ter sucesso na vida.

Veja tudo o que você vai encontrar:

    Resumo gratuito do livro "Quem Pensa, Enriquece": indispensável para os investidores iniciantes.

    Clique no botão abaixo e comece a se preparar agora para ter sucesso nos investimentos.

    TER SUCESSO NA VIDA É SE ORGULHAR DO SEUS RESULTADOS

    sucesso-na-vida

    Todos os dias da semana, eu abro o meu Instagram @ramirogomesferreira para responder às perguntas da audiência da comunidade do Clube do Valor.

    E algumas semanas atrás eu recebi a pergunta de um jovem que dizia mais ou menos assim:

    “Ramiro, se você pudesse voltar aos 18 anos, quais conselhos você daria para aquele jovem dinâmico que estava saindo da adolescência e entrando na vida adulta?”

    Nessa época, eu estava em um momento bem especial com a minha família. Eu tinha tirado 3 dias de férias em Búzios, com minhas irmãs, pais e afilhada. E isso, com certeza, me deixou bastante reflexivo.

    Fiquei pensando durante um tempo sobre o que eu poderia ter feito de diferente com 18 anos. O que eu aprendi? Em que situações eu quebrei a cara?

    Então, respondi a pergunta, com os 5 Conselhos que eu teria dado a mim mesmo alguns anos atrás. E isso não faz muito tempo. 

    Hoje, dia em que escrevo este artigo, tenho 26 anos. Mas garanto a você que  já aprendi muita coisa ao longo dessa quase década.

    Ter sucesso na vida não é algo definitivo que você conquista e está pronto. É algo que é construído diariamente e que você se orgulha muito. É uma constante reflexão da sua realidade e dos seus resultados.

    Os 5 Conselhos que eu criei são resultados da minha trajetória dos 18 anos em diante que eu me orgulho muito! 

    Eu criei o maior canal de educação financeira 100% independente do Brasil que tem alcançado mais de 10 milhões de pessoas diferentes. Além disso, consigo empregar cerca de 20 diferentes pessoas.

    Mas chega de histórias! Vamos aos conselhos que eu comecei a aplicar nos últimos anos da minha vida e que geraram resultados incríveis!

    CONSELHO #1: A FACULDADE É SUPERESTIMADA

    sucesso-na-vida

    Apesar de ser um senso comum a importância de se ter um curso superior, infelizmente, o que você aprende na faculdade é menos útil para sua carreira do que você imagina.

    Não quero dizer aqui pra ninguém fazer faculdade. Muito menos dizer que a faculdade não vale a pena. Isso seria uma grande irresponsabilidade da minha. 

    Entretanto, existem, sim, casos em que a faculdade não é tão útil quanto as pessoas imaginam.

    Vale a pena ressaltar, que eu não me refiro às profissões que precisam ter uma alta dose de conhecimento técnico sobre o seu mercado. No caso de médicos, engenheiros, psicólogos, entre outras profissões, por exemplo, uma faculdade não é só essencial como obrigatória!

    Eu me refiro, principalmente, àqueles casos em que você quer empreender, em que você quer montar uma montar um negócio.

    Nesses casos, a faculdade tem uma certa desvantagem ao oferecer  conhecimento. Isso porque ela te ensina a ser um empregado, ela te ensina a ser um funcionário, mas não te ensina a ganhar dinheiro.

    Na faculdade, você não aprende a cuidar das finanças pessoais, muito menos das finanças do seu negócio. Elementos tão essenciais para carreira de qualquer pessoa e que não são abordados.

    Quando eu digo que a faculdade é superestimada é justamente pensando nisso.

    Por volta dos meus 16, 17 anos, na época do vestibular, eu vivia ansioso para entrar na universidade e, finalmente, estudar o que eu gosto.

    Eu realmente acreditava que aquilo era essencial e necessário para minha formação.

    Como eu não tinha certeza de qual curso eu gostaria mais, escolhi cursar Ciências Contábeis e Direito, para descobrir qual das duas eu gostava mais. 

    No final das contas, eu me decepcionei muito com as duas. Os dois cursos foram muito piores do que eu imaginava no sentido de aquisição de conhecimento.

    Durante a minha graduação, tive, sim, bons professores que me ajudaram, que eram do mercado financeiro e que foram grandes parceiros ao longo dessa jornada. Mas, infelizmente, eu consigo contar eles nos dedos.

    Eu não me arrependo de maneira alguma em ter entrado para uma universidade porque ela, especialmente para mim, abriu portas.

    Eu só consegui uma vaga de estágio no mercado financeiro porque estava cursando uma faculdade. 

    Ou seja, isso teve um impacto na minha trajetória e foi essencial para que a minha carreira acelerasse.

    Hoje tenho a clareza que a faculdade, em alguns casos, é muito importante, mas ela não é necessária para o seu sucesso na vida. O importante são o conhecimentos que você tem e a forma como você aplica eles.

    E isso leva, diretamente, ao segundo conselho.

    CONSELHO #2: A LEITURA DE LIVROS É SUBESTIMADO.

    sucesso-na-vida

    Se por um lado, o conhecimento adquirido através de uma faculdade é superestimado, do outro, o conhecimento adquirido através através da leitura de livros é subestimado.

    E se você soubesse o poder transformador de ser um eterno aprendiz, de estudar bastante, de ler um livro atrás do outro e aplicar o conhecimento aprendido nesse livro na prática, você iria estudar muito mais. 

    Bom, eu digo que a leitura de livros é subestimada porque ela mudou a minha vida para melhor.

    Desde 2015, ou seja, nos últimos quatros anos aproximadamente, eu leio pelo menos de 15 a 20 livros por ano. Às vezes, esse número chega a até 25.

    E o mais importante: eu tento aplicar na prática todas as lições que eu aprendo nesses livros.

    Esse hábito de aplicar o conhecimento adquirido me ajudou muito a construir a empresa que eu construí e a fazer com que eu evoluísse pessoal e profissionalmente.

    Ou seja, fez com que eu tivesse uma vida muito mais feliz.

    Tudo o que você precisa é reservar meia hora por dia. Basta meia hora de leitura por dia e aplicação desse conhecimento adquirido e você vai descobrir como mudar de vida.

    Praticamente, todo o conhecimento da humanidade está condensado em livros e se você quiser prosperar, se você quiser crescer e ter sucesso na vida, você precisa se tornar um leitor ávido.

    A busca pelo conhecimento não acaba quando termina o colégio,  não acaba quando termina a faculdade, não acaba quando você terminar sua pós-graduação.

    A busca pelo conhecimento é eterna.

    Eu arrisco a dizer que, se você ler de 15 a 20 livros por ano e colocar todos os ensinamentos em prática na sua vida, em cinco anos você vai ou enriquecer ou atingir o seu sucesso profissional.

    CONSELHO #3: APRENDA A GOSTAR DE APRENDER

    sucesso-na-vida

    Este conselho está muito ligado ao último.

    E também não precisa ser necessariamente via livros, pode ser via vídeos, pode ser via cursos presenciais, pode ser via cursos online e aí por diante.

    O importante é que você aprenda a gostar de aprender e que você coloque na cabeça a importância de virar um eterno aprendiz, de buscar mais conhecimento para sua vida. 

    Na verdade, você tem que reaprender a gostar de aprender como um crianças.

    Toda criança é curiosa. Passa o dia inteiro perguntando por que isso, por que aquilo e aí por diante.

    O que acontece, é que esse gosto por aprender é sufocado ao longo do ensino fundamental e do ensino médio.

    Nesse período, as crianças são obrigadas a aprender sobre um monte de coisa que elas não têm interesse algum.

    Observe as leituras recomendadas nos colégios. Geralmente são livros escritos lá nos anos 1900, nos anos 1800. Livros muito fora da realidade atual e muito fora dos gostos dos alunos. 

    Isso faz com que a maioria dos estudantes percam a vontade de aprender, sentido-se desestimulados a ler.

    Resgate a criança que há em você: reaprenda a gostar de aprender. 

    Para isso, você precisa ser muito curioso, questionar tudo e entrar com profundidade nos assuntos que você mais gosta.

    O que você acha disso? Concorda que devemos manter a nossa curiosidade ativa? Faz um comentário abaixo para o Clube do Valor entender o seu ponto de vista!

    CONSELHO #4: NÃO EXISTE DINHEIRO FÁCIL

    sucesso-na-vida

    Esse conselho teria me livrado de vários perrengues ali no final da minha adolescência.

    Eu sempre gostei muito dinheiro, sempre gostei muito de negócio e sempre gostei muito de finanças. 

    E era inexperiente e muito ingênuo. Ou seja, um prato cheio pra esquemas fraudulentos que prometiam enriquecimento de forma fácil, sem muito trabalho.

    Por sorte, eu nunca caí em pirâmides financeiras, mas, infelizmente, já entrei em bolhas especulativas por exemplo.

    Fui um dos investidores da milk11 na bolha da parmalat e já até tentei ficar rico fazendo day trade por uma empresa que nem existe mais, mas que prometia 1% ao dia com as operações. Ilário, não é mesmo?

    Pois bem, entenda: dinheiro fácil não existe. 

    Se alguém te prometeu retorno garantido de 1% ao dia, de 2% na semana, de 3, 4% ao mês, caia fora.

    99,99% de chance dessa pessoa estar tentando te enganar e ser uma empresa que está se aproveitando da sua ingenuidade financeira.

    Se você quer aprender a como ganhar dinheiro de verdade, é importante ter isso muito claro:

    O dinheiro que você ganhar na sua vida é fruto do valor que você gerar para as outras pessoas. 

    Então, quanto mais pessoas você impactar positivamente, quanto maior for o valor do seu impacto na vida dessas pessoas, mais dinheiro você vai ganhar. 

    Gerar valor requer trabalho duro, requer disciplina, requer muita dedicação e não é nada fácil.

    CONSELHO #5: NÃO PERCA TEMPO COM AQUILO QUE NÃO É RELEVANTE PARA SUA VIDA.

    sucesso-na-vida

    Diariamente, eu ainda tenho que me esforçar para aplicar esse conselho na minha vida. Mas tenho certeza que já melhorei muito em relação ao passado. 

    O tempo é o seu ativo mais valioso de todos e é por isso que eu trago esse conselho.

    Não vale a pena usar o seu tempo a sua energia em coisas, em assuntos, em discussões que não tem relevância alguma para sua vida. 

    É pensando nisso que já faz três, anos mais ou menos, que eu não leio o jornal e coisas desse tipo.

    Antigamente, eu gastava horas lendo as bobagens que a Dilma fazia, as bobagens que o Guido Mantega fazia e me envolvia em discussões com amigos meus que pensavam diferente.

    A grande questão é que isso não é nada relevante para minha vida.

    O que eu realmente valorizo é estar próximo das pessoas que eu gosto, é estudar, é conseguir ensinar outras pessoas sobre dinheiro, é fazer o meu negócio crescer, e nada disso tem a ver com os tipos de notícia que eu ficava lendo diariamente.

    Então foque o seu tempo no que você valoriza

    Tenha muita clareza do que que você gosta, do que é mais importante pra você e se blinde das distrações. Não gaste seu tempo e energia com aquilo que não é relevante pra você.

    CONCLUSÃO: SUCESSO NA VIDA É ALGO PESSOAL E VOCÊ É PLENAMENTE CAPAZ DE CONQUISTÁ-LO.

    sucesso-na-vida

    A definição de sucesso é algo muito subjetivo e só você sabe o que isso quer dizer.

    Para muitas pessoas, sucesso na vida é sucesso profissional, sucesso financeiro, sucesso nas relações familiares ou um misto de todos eles.

    Da mesma forma, que é você quem define o que é atingir o sucesso, você é também o único responsável por ele. E isso não é nada fácil.

    Mas eu tenho certeza de que se você seguir esse 5 Conselhos que eu te apresentei você irá atingir todo e qualquer sucesso.

    Na pior das hipóteses, em poucos anos a sua vida terá melhorado de maneira surpreendente! Da mesma forma que melhorou a minha.

    Adotar esse 5 Conselhos não é uma tarefa fácil, mas você pode começar com um passo de cada vez. Lembra do Conselho número 4?

    Comece a gerar valor para as pessoas. Compartilhe esse artigo com seus familiares e amigos e assim mais pessoas poderão ter acesso a esse conteúdo. 

    Dessa forma, você começa a ser conhecido por uma pessoa que agrega valor! E certamente, uma pessoa de sucesso!

    Resumo gratuito do livro "Quem Pensa, Enriquece": indispensável para os investidores iniciantes.

    Clique no botão abaixo e comece a se preparar agora para ter sucesso nos investimentos.

    Eu vou ficando por aqui.

    Forte abraço.

    Ramiro Gomes Ferreira


    Artigos Relacionados