Você sabia que a maioria dos brasileiros não tem o hábito de economizar dinheiro?
Para ser mais específico, estima-se que 6 a cada 10 brasileiros não conseguem poupar qualquer centavo sequer no final do mês.
Estes são dados extraídos de um estudo promovido pelo SPC e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, no início de 2014.
Pela lei das probabilidades, é mais provável que você faça parte do grupo dos que não poupam do que dos que poupam.
E se você não conseguir guardar dinheiro hoje, certamente você enfrentará dificuldades no futuro.
A a lógica das finanças pessoais é parecida com a das empresas.
Uma empresa que tem mais despesas do que receitas dá prejuízo.
E prejuízos seguidos destroem qualquer empresa.
Da mesma forma, se suas despesas pessoais forem maiores do que as receitas, sua situação financeira torna-se insustentável com o tempo.
Mas não se preocupe, porque este problema tem solução.
O propósito desta página é reunir as informações postadas no Clube do Valor sobre como economizar dinheiro.
E é justamente sabendo como economizar que a sua jornada rumo à independência financeira começa.
E se você estiver perguntando “mas que diabos é essa tal ‘independência financeira’, sugiro que você leia este post.
Qual é o sentido de economizar dinheiro?
Antes de aprender, na prática, a economizar e acumular dinheiro de forma recorrente, você precisa entender a importância de desenvolver este hábito.
Economizar dinheiro é simples.
Porém, muito difícil.
Simples, porque basta você mudar alguns hábitos de consumo, que você imediatamente começa a guardar uma quantia mensalmente.
Difícil, porque é uma tarefa que requer extrema disciplina.
A maioria das pessoas não consegue poupar porque não possui prioridades.
Elas não possuem um propósito específico que justifique o “sacrifício” de economizar.
Pensando nisso, recorro ao respeitado autor norte-americano e ex-colunista do The Wall Street Journal, Jonathan Clements, para elencar os três maiores benefícios do ato de economizar dinheiro:
1. Se você tem dinheiro, você não precisa se preocupar com… Dinheiro.
Este ponto pode ser mais controverso, mas é verdadeiro.
Controverso, porque de fato existem pessoas muito ricas que se preocupavam bastante com suas finanças.
Entretanto, a ideia do autor é que se você guardar dinheiro e souber como investi-lo, você chegará num ponto em que preocupações relacionadas à dinheiro serão raras.
Você não se importará em gastar mais para obter pequenos luxos, como viajar mais, frequentar mais restaurantes, comprar carros melhores, etc.
Além disso, suas obrigações financeiras, como as contas a pagar, não irão lhe preocupar em nada.
2. Dinheiro lhe dá liberdade para seguir suas paixões.
O que você imagina quando escuta a expressão “liberdade financeira”?
Praticar mais algum esporte?
Viajar mais e conhecer o mundo?
Só trabalhar com causas e assuntos nos quais você é apaixonado?
Bem, todos estes benefícios (e mais muitos!) só se tornarão possíveis a partir do momento em que você começar a economizar mensalmente.
Parece bom demais, não acha?
3. Dinheiro pode comprar mais tempo com sua família e amigos.
Vários estudos (como este aqui) comprovaram que estar próximo à sua família e amigos aumenta muito o seu nível de felicidade.
O dinheiro acumulado pode te ajudar muito nesta tarefa.
Afinal, ao atingir sua liberdade financeira, você poderá se dar ao luxo de não trabalhar, ou trabalhar menos tempo, dedicando-se mais à sua família e amigos.
Claro, é sempre bom lembrar que você não precisa ser financeiramente independente ou ter milhões de reais investidos para se dedicar mais aos seus relacionamentos.
Mas é muito mais fácil de ter mais tempo com os entes queridos se você não precisar batalhar diariamente por dinheiro.
Se você está descontente com a sua vida financeira hoje, meu conselho é: pare de gastar dinheiro em bobagens e passe mais tempo com sua família e com seus amigos.
Enquanto isso, você economiza dinheiro regularmente e segue o seu plano de investimentos.
Assim, no futuro, você alcançará sua liberdade financeira e poderá passar muito mais tempo com quem você gosta!
E este, para mim, é o objetivo principal de economizar dinheiro.
Por onde começar e como economizar dinheiro?
Se eu pudesse lhe dar apenas uma dica em relação à economia de dinheiro, ela seria:
Anote tudo o que você recebe e gasta no seu dia-a-dia.
Assim, você poderá montar o seu orçamento mensal, que nada mais é do que um documento que lhe dirá o que fazer com seu dinheiro.
Isso pode significar literalmente “por as contas na ponta do lápis”.
Então, a partir de hoje, anote de forma organizada todo o dinheiro que entra e sai de sua conta.
Dos pequenos gastos, aos grandes.
Conhecendo bem o perfil de seus gastos, você poderá observar onde você está gastando muito e se há despesas desnecessárias.
Acredite em mim: se você souber bem onde seu dinheiro está indo, você conseguirá achar várias maneiras de gastar menos e, consequentemente, economizar mais.
Uma ideia interessante seria abrir uma conta digital, para evitar tarifas bancárias. Este incrível post mostra como fazer isso!
Eu, por exemplo, consegui economizar mais do que R$ 4.000 num ano, apenas com uma mudança de hábito.
Este post é só um exemplo que eu mostro como é possível evitar gastos desnecessários e juntar uma boa quantia de dinheiro apenas com algumas mudanças de hábitos.
Outro post muito interessante sobre esse tema é um em que eu dou 21 dicas de como juntar dinheiro rápido, mesmo ganhando pouco. Lá você encontrará diversas sacadas e macetes para dar seu primeiro passo na construção de hábitos financeiramente saudáveis.
Quer aprender estratégias específicas de como economizar no supermercado? Então leia este post, com 15 poderosas estratégias para você economizar muito dinheiro!
Por último, porém não menos importante, recomento este artigo onde compartilho com você 5 Lições Importantes sobre Dinheiro e Educação Financeira para Pais e Filhos!
Sua jornada rumo à independência financeira começa aqui!
Ao investir, são muitas as variáveis para monitorar e considerar antes de comprar um ativo. E não para por aí: depois de comprar os ativos, é preciso ficar atento ao mercado e estudar.
No fim do dia, é muito tempo dedicado. Na rotina com o seu trabalho, estudos e responsabilidades pessoais, sei que investir pode ficar difícil.
É por isso que contar com a ajuda de um profissional é algo cada vez mais procurado pelos brasileiros. O motivo é claro: isso vai te poupar tempo e esforço, ao mesmo tempo que leva mais segurança, conforto e potencial de bons resultados. É como procurar um médico quando você está doente.
Imagine que esse profissional vai entender o seu perfil e contexto de vida e, a partir disso, definir e implementar uma estratégia de investimentos que faça sentido para você. Todos os cálculos sobre a renda mensal que você deseja ter com os FIIs e quanto investir para conseguir isso serão feitos por esse profissional.
É por isso que convido você a conhecer o serviço de Financial Advisor do Clube do Valor: é um dos melhores serviços do mercado financeiro para quem quer investir melhor, com ajuda de um Consultor profissional, e ainda assim ter controle sobre os seus investimentos. Nossos Consultores entendem seu perfil e seus objetivos de vida e, junto com você, implementam a estratégia de investimento mais adequada.
Tudo isso sem conflito de interesses: com uma forma de remuneração alinhada com o crescimento do seu patrimônio. Não recebemos comissão por vendas de produtos nem temos amarras com grandes bancos e instituições financeiras – prezamos pela independência. Nosso objetivo financeiro é apenas um: o seu!
Clique aqui para saber mais sobre nosso serviço.
Desejo que você faça excelentes investimentos em Fundos Imobiliários e que aproveite a sua nova fonte de renda mensal!
Qualquer dúvida, é só deixar nos comentários.
Grande abraço!