O mundo atual está cada vez mais preocupado com o meio ambiente e como usar suas energias de maneira sustentável.

Nesse sentido, o Brasil é um dos países líderes na busca por energias alternativas, como as energias renováveis. Ou seja, estamos em busca de uma forma de tornar a sociedade brasileira mais sustentável e a economia mais saudável.

Mas você sabe quais são as energias renováveis? E como você pode investir nelas no Brasil?

A importância das energias renováveis

As energias renováveis têm o potencial de ajudar significativamente a reduzir a poluição causada pelo uso de combustíveis fósseis e, consequentemente, reduzir as emissões de gases do efeito estufa. Além disso, elas são abundantes e renováveis, o que significa que a sua utilização não criará escassez no futuro. Ainda, elas também podem ter um impacto positivo na economia, por meio de incentivos governamentais e investimentos no setor.

Energias renováveis no Brasil

No Brasil, as energias renováveis têm se destacado como uma forma importante de fornecer energia aos cidadãos. O país tem um histórico de utilização de fontes renováveis, especialmente energia hidrelétrica.

Atualmente, a maioria da energia produzida no Brasil é proveniente de fontes renováveis, como energia solar, eólica, biomassa e hidrelétrica. Estas fontes de energia têm contribuído para a redução das emissões de gases do efeito estufa e aumento da eficiência energética, tornando o Brasil um líder mundial em energia limpa.

Além disso, existem vários incentivos governamentais e programas de investimento nas energias renováveis, criando uma oportunidade para que as empresas e os investidores obtenham retorno sobre seus investimentos. Estes programas também têm o potencial de impulsionar o crescimento da economia, criando empregos e melhorando a qualidade de vida das pessoas.

Assim, investir em empresas de energias renováveis pode ser uma grande oportunidade para quem deseja contribuir para o meio ambiente e obter retorno de seus investimentos. Porém, antes de aderir a este tipo de investimento, é fundamental conversar com um especialista em Wealth Advisor para entender se faz sentido para a sua estratégia e para o seu perfil de investidor.

Tipos de energias renováveis

Ao falar sobre energia renovável, é importante destacar os principais tipos desta fonte de energia. No Brasil, quatro tipos principais de energia renovável são utilizados: energia solar, eólica, hidrelétrica e biomassa.

Energia solar

A energia solar é a luz e calor absorvido pela Terra proveniente da radiação solar. Esta energia é capturada com a ajuda de painéis solares e convertida em energia elétrica que pode ser usada para alimentar residências, edifícios e outras instalações.

A energia solar oferece inúmeras vantagens, incluindo a limitação dos gases de efeito estufa, a geração de energia acessível, a facilidade de instalação e baixo custo de manutenção. Ainda, ela pode diminuir a conta mensal de luz, apesar de ter um custo mais alto de instalação. Além disso, a energia solar não depende de combustíveis fósseis e não produz ruídos.

Energia eólica

A energia eólica é gerada usando a energia produzida pelos ventos. Esta energia é capturada por turbinas eólicas e convertida em energia elétrica. Estas turbinas são normalmente instaladas em locais com alto nível de vento, como colinas, montanhas e costas.

A energia eólica oferece vantagens, incluindo a redução dos gases de efeito estufa, a produção de energia acessível, a baixa manutenção e a capacidade de se adaptar às condições climáticas. Além disso, a energia eólica produz energia limpa sem a necessidade de combustíveis fósseis.

Energia hidrelétrica

A energia hidrelétrica é produzida usando a energia cinética do movimento de águas correntes, como rios e represas. Esta energia é capturada em usinas hidrelétricas e convertida em energia elétrica.

A energia hidrelétrica oferece várias vantagens como a redução dos gases de efeito estufa, o potencial para gerar energia acessível, a capacidade de se adaptar às condições climáticas e a baixa manutenção. Além disso, a energia hidrelétrica também é limpa, pois não depende de combustíveis fósseis.

Biomassa

A biomassa é uma fonte de energia renovável que utiliza materiais orgânicos como combustível. A biomassa pode ser obtida de fontes como madeira, detritos animais, plantas e resíduos de culturas. Estes materiais são convertidos em combustível sólido, líquido ou gás, que é então usado para gerar calor ou energia elétrica.

A biomassa oferece muitas vantagens, incluindo a redução dos gases de efeito estufa, o fornecimento de energia segura e a baixa manutenção. Além disso, a biomassa não depende de combustíveis fósseis e é uma fonte de energia renovável.

Benefícios de investir em energias renováveis

Investir em energia renováveis pode apresentar diversas vantagens, pois, além de contribuir para a preservação do meio ambiente, você também pode obter retornos significativos dos seus investimentos.

Contribuição para a sustentabilidade

Investir em energias renováveis é uma das formas de contribuir para a sustentabilidade do planeta, pois, por serem fontes energéticas limpas, que não emitem gases tóxicos para a atmosfera, elas contribuem para a preservação do meio ambiente.

Dessa maneira, além de não emitirem gases tóxicos, elas causam menos danos ao meio ambiente na sua construção. Por exemplo, a energia eólica depende apenas da construção das turbinas, causando um impacto muito baixo na paisagem e no meio ambiente em si.

Incentivos governamentais

Além da contribuição para a sustentabilidade, as energias renováveis recebem diversos incentivos governamentais. Um dos principais programas é o Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (IFAE), que oferece subsídios para a instalação de sistemas de geração de energia solar.

Há, ainda, o Leilão de Energia de Reserva (LER), que oferece incentivos para a geração de energia solar.

O governo também criou o Programa de Desenvolvimento da Geração Distribuída de Energia Elétrica (ProGD), que inclui linhas especiais de financiamento e alívios fiscais, com o objetivo de impulsionar investimentos no desenvolvimento de fontes renováveis.

Outros programas criados pelo governo ainda incluem:

  • Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (PADIS);
  • Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura (REIDI);
  • Regime Especial de Tributação para a Plataforma de Exportação de Serviços de Tecnologia da Informação (REPES);
  • Convênios para a isenção de ICMS.

Potencial de crescimento

Além dos benefícios já citados, as energias renováveis impulsionam o crescimento do setor de energia no país, gerando empregos e contribuindo com diversas esferas da economia. Com cada vez mais preocupação com o meio ambiente por parte da sociedade, a demanda por energia sustentável está crescendo e se desenvolvendo.

Apesar de todos esses benefícios, é fundamental que você tenha uma estratégia de investimentos alinhada com os seus objetivos.

Mas se você não se sente preparado para montar uma carteira de investimento, saiba que você não precisa fazer isso sozinho!

O serviço de Advisor é um dos melhores serviços do mercado financeiro para quem quer aprender a investir melhor e ainda assim ter controles sobre os seus investimentos – sem conflito de interesses, de uma vez por todas.

wealth advisor

Desafios e considerações

Apesar dos benefícios desse tipo de energia, a energia renovável também apresenta alguns desafios e fatores que devem ser levados em consideração.

Custos iniciais

Implantar energias renováveis no Brasil pode ser caro. Os custos de implantação de uma usina fotovoltaica, por exemplo, variam de acordo com a quantidade de energia necessária a ser produzida e a localização geográfica.

Para projetos de grande porte tais como parques eólicos e usinas hidrelétricas, os custos são ainda mais elevados devido à complexidade da sua construção. Além disso, o tempo necessário para a conclusão destes projetos também pode ser significativamente maior que o esperado devido às regulamentações governamentais.

Variações climáticas

As fontes de energia renovável dependem dos recursos naturais e, portanto, a disponibilidade desta energia é suscetível às mudanças meteorológicas. Por exemplo, a produção de energia solar e eólica pode ser drasticamente reduzida devido às condições climáticas adversas. Este desafio pode ser contornado por meio da diversificação de fontes de energia renovável, utilizando várias fontes de energia para produzir a mesma quantidade de eletricidade.

Regulações e políticas

O setor de energia renovável no Brasil é fortemente regulamentado. As regras e regulamentos podem variar de estado para estado e, como tal, pode ser difícil entender o que é permitido e o que não é. Por exemplo, as taxas de conexão para usinas de energia solar podem variar de acordo com a localização e o tamanho da usina.

Além disso, as leis que regem o setor de energia renovável estão sujeitas a mudanças regulares, principalmente durante épocas de alteração de governo. Por este motivo, é importante estar sempre atento e preparado para as mudanças no setor.

Como investir em energias renováveis no Brasil

Investir em energias renováveis traz muitos benefícios para o meio ambiente, além de proporcionar um bom retorno financeiro aos investidores. No Brasil, existem diversas maneiras de investir em energias renováveis. Conheça algumas!

Ações de empresas

Uma das maneiras mais comuns de investir em energias renováveis é comprar ações de empresas que se dedicam exclusivamente à produção e distribuição de energia renovável. Estas empresas são responsáveis por projetos de produção de energia solar, eólica, hidrelétrica ou biomassa. Ao comprar ações destas empresas, os investidores podem lucrar com o crescimento delas, bem como com a valorização das suas ações. Você pode verificar se no Top Ações Mais Baratas deste mês há alguma empresa da área de energia renovável.

Fundos de investimento

Os fundos de investimento são uma excelente opção para aqueles que procuram diversificar o seu portfólio de investimentos. Estes fundos permitem aos investidores aplicar seu dinheiro em uma variedade de energias renováveis. Além disso, os fundos oferecem a vantagem de diversificação de riscos, permitindo que os investidores espalhem o seu capital em vários projetos e fontes de energia renovável.

Projetos de crowdfunding

Os projetos de crowdfunding são uma ótima maneira de investir em energias renováveis. Eles permitem aos investidores financiar projetos específicos de energia renovável com um investimento mínimo e, em troca, obter ações ou outros tipos de pagamento. Estes projetos são muitas vezes mais arriscados do que os fundos ou ações, mas também podem oferecer grandes retornos para os investidores.

Casos de sucesso

Conheça alguns casos de sucesso de empresas que incentivam a produção de energia sustentável no Brasil.

Exemplos de empresas bem-sucedidas

No Brasil, existem algumas empresas que contribuem para a geração de energia elétrica a partir do uso de energias renováveis.

  • Banco do Brasil: o BB planeja seus projetos fotovoltaicos junto à empresa portuguesa de energia elétrica EPD, que venderá eletricidade por 15 anos para 58 agências do banco, a partir de um contrato de energia elétrica (PPA);
  • Braskem: a Braskem, empresa petroquímica integrada de primeira e segunda geração de resinas termoplásticas, estabeleceu uma parceria com EDF Renováveis, da Bahia, com a finalidade de comprar energia eólica por 20 anos e viabilizar a expansão do Complexo de Folha Larga;
  • Ambev: a empresa investiu R$ 50 milhões na construção de 31 usinas de energia solar até março de 2020. Assim, a empresa tem como finalidade obter 100$ da eletricidade utilizada em todas as suas operações proveniente de fontes limpas até 2025.

Projetos inovadores

A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) é uma das principais incentivadoras de energia renovável no Brasil. Conheça alguns projetos apoiados pela instituição:

  • Potencial de Energia Solar em telhados de Brasília;
  • Guia de Referência para Cobertura Jornalística de Energias Renováveis;
  • Programa Mais Alimentos;
  • Programa de Desenvolvimento da Geração Distribuída de Energia Elétrica (ProGD).

Conquista uma jornada financeira com autenticidade e segurança

A chave para alcançar uma jornada financeira saudável e segura é a autenticidade. É importante conhecer a si mesmo para entender quais são os objetivos financeiros de curto, médio e longo prazo. Analisar as finanças pessoais para entender o orçamento, a composição do portfólio e a origem dos recursos é fundamental. A partir daí, é possível desenvolver estratégias de investimento mais eficazes e que atendam às necessidades e objetivos financeiros específicos.

Ao analisar a energia renovável no país, é importante entender quais são, como elas funcionam e seu potencial de crescimento. Entender as principais características da energia renovável é fundamental para criar uma estratégia interessante para diversificar o portfólio e minimizar os riscos. Dessa forma, é possível desfrutar de um caminho financeiro com autenticidade e segurança.

O mais importante é que você não precisa trilhar esta jornada sozinho. Conte com a ajuda dos nossos especialistas em Wealth Advisor e construa um patrimônio sólido e seguro para o seu futuro e de sua família.