A sua vida financeira está organizada?

Você tem em mente (ou anotado em algum lugar) todos as suas receitas e despesas, a evolução do seu patrimônio e os seus investimentos?

Eu aposto que não.

Não porque eu acredite que você seja uma pessoa desorganizada ou algo do tipo.

Mas porque falar de dinheiro (e cuidar bem dele) é um daqueles assuntos rodeados de mitos e mentiras que só atrapalham.

Além disso, organizar as finanças é aquele tipo de coisa que as pessoas adoram deixar para depois.

Até parece uma dieta!

A partir de segunda-feira eu vou começar a anotar todas as minhas despesas e controlar os meus gastos.

Ou essa promessa clássica de começo de ano:

Neste ano, eu vou guardar X% do meu salário para realizar todos os meus planos.

Você provavelmente já deve ter ouvido (ou até feito) uma dessas ou outras promessas similares.

Mas eu te afirmo uma coisa: sem planejamento, fazer isso é praticamente impossível.

Estou falando, é claro, dos planos financeiros.

É por isso que, neste artigo, eu quero apresentar 7 opções de planilhas financeiras gratuitas para você colocar a sua vida (e suas finanças) em ordem.

São modelos grátis para baixar que eu encontrei por aí em minha jornada e que eu realmente acredito que podem te ajudar na sua e no seu objetivo de alcançar a independência financeira.

Então continue a leitura para não somente encontrar essas planilhas para download, bem como aprender a utilizá-las corretamente.

#1 – CALCULADORA DE INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA

calculadora de independência financeira

A primeira delas é a Calculadora de Independência Financeira.

Ela foi criada especialmente para que você descubra o “seu número” da independência financeira.

Ou seja, o valor necessário, em termos de patrimônio, que você precisa acumular para viver exclusivamente de seus investimentos.

É possível brincar com os números para entender o tempo necessário para atingir seus objetivos. O resultado será apresentado, mostrando a quantidade de anos necessários para alcançar sua meta.

A evolução do patrimônio mês a mês será exibida no gráfico do lado esquerdo.

Por fim, você pode verificar se o planejamento é viável considerando sua idade e tempo em que planeja viver de renda.

#2 – PLANILHA DE RENDIMENTO DE FUNDOS IMOBILIÁRIOS

planilha finanças de fiis

A nossa primeira sugestão vai para a Planilha de Rendimento com FII.

A ideia central dela é descobrir quais fundos imobiliários estão mais pagando dividendos. Ou seja, o quanto você pode receber mensalmente investindo nos melhor FIIs.

Com um visual simples e direto, essa planilha é uma ótima forma de organizar e investir com estratégia em fundos.

#3 – PLANILHA DE GASTOS MENSAIS

planilha de gastos mensais orçamento

Uma Planilha de Gastos Mensais é como uma lista que centraliza todas as contas que você tem, bem como os investimentos e outras coisas que queira fazer com seu dinheiro.

Ao mesmo tempo, ela funciona como um planejamento do que virá e como um registro do que já passou. Dessa forma, lhe mostrará com clareza o fluxo que o seu dinheiro está seguindo.

Depois de fazer o download, você só precisa personalizar as categorias (ou pode usar as nossas sugestões que já vem prontas), inserir os valores e voi-là, você poderá facilmente acompanhar para onde vai o seu dinheiro.

Na primeira aba, ficam as categorias de gastos – que são exatamente essas que já descrevi um pouco antes, bem como as categorias de receitas e de investimentos.

Já na segunda aba, você vai informar absolutamente todas as transações realizadas, com o sinal de negativo (-) para valores pagos e positivo (+) para valores recebidos. Você irá informar, ainda, em qual conta bancária houve movimento. 

Automaticamente, o seu fluxo de caixa será atualizado na terceira aba contendo as despesas totais por mês, o saldo das contas e o resultado líquido (que é o quanto “sobrou” ou “faltou” no mês). Isso vai garantir o seu total controle financeiro!

Ela é perfeita para quem não consegue ter previsibilidade de como o salário é gasto e quer organizar a vida financeira.

Se você decidir começar a utilizar essa planilha, minha sugestão é fazer uma cópia da aba para sempre ter um modelo de backup.

Dessa forma, você pode organizar o seu orçamento de acordo com o ano vigente.

#4 – PLANILHA COMPARATIVA DE INVESTIMENTOS EM RENDA FIXA

planilha de renda fixa

A nossa outra planilha da lista é a Planilha de Renda Fixa.

Alguma vez você já caiu no dilema perguntando-se em qual título de renda fixa vale mais a pena investir?

Foi para responder esse tipo de questionamento que eu criei essa planilha incrível.

Com ela, você consegue simular quanto do patrimônio investido rende em diferentes títulos de renda fixa, auxiliando na sua escolha dos melhores títulos!

Para baixar esta planilha de cálculo de investimentos, clique no botão abaixo:

#5 – PLANILHA CALCULADORA DE DIVIDENDOS

calculadora rendimento em dividendos

A próxima sugestão vai para a Planilha/Calculadora de Dividendos.

A partir do seu valor disponível para investir, a planilha automatizada retorna o comparativo do rendimento em dividendos mensais entre o IFIX e a estratégia de dividendos do Clube do Valor.

O objetivo dela é entender o quanto você poderia estar recebendo de dividendos mensais com a famosa Estratégia da Máquina de Dividendos.

#6 – PLANILHA INTELIGENTE PARA SELEÇÃO DE AÇÕES

Na sequência, a Planilha Inteligente para Seleção de Ações é a nossa próxima indicação.

Esta planilha foi criada para ajudar você a explorar os principais indicadores de todas as ações negociadas na Bolsa de Valores.

Ela foi dividida em 4 diferentes abas:

A primeira aba é para Instruções de uso.

A segunda aba, denominada “Indicadores“, é destinada para explorar os dados de todas as empresas listadas, com possibilidade de filtrar os ativos pela liquidez e/ou setor.

A terceira aba, denominada “Análise de Ações“, permite selecionar as empresas de forma que seja possível obter facilmente os principais indicadores de cada uma.

A aba de número 4, chamada de “TOP/Bottom“, permite selecionar parâmetros para obter as 10 melhores e piores empresas em cada parâmetro escolhido.

Na aba “Indicadores“, é possível selecionar a liquidez dos papeis para evitar ativos considerados com baixa liquidez. Recomendamos a utilização de pelo menos 1 milhão de reais.

Já na aba “Análise de Ações” é possível alterar os campos em amarelo.

#7 – PLANILHA DE INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA

planilha de independência financeira

Com esta Planilha para Cálculo de Independência Financeira, é possível estimar o tempo que você levará para atingir sua meta de acumulação e o tempo em que seu patrimônio irá durar de acordo com a sua retirada mensal, na fase de distribuição.

Na primeira aba, intitulada “Cálculo da Independência Financeira”, você pode descobrir o valor necessário para alcançar sua independência financeira.

Basta preencher o campo com o montante que você tem guardado para investir hoje em dia, por exemplo, 250 mil reais.

Em seguida, insira quanto você pode guardar para investir mensalmente e o valor que deseja receber mensalmente quando atingir seu objetivo, por exemplo, 20 mil reais.

O número de independência financeira, que é o patrimônio meta a ser alcançado para obter a renda passiva desejada, será gerado automaticamente.

Fase de Acumulação

Brinque com os números para entender o tempo necessário para atingir seus objetivos, e o resultado será apresentado, mostrando a quantidade de anos necessários para alcançar sua meta.

A evolução do patrimônio mês a mês será exibida no gráfico do lado esquerdo.

Fase de Distribuição

Por fim, você pode verificar se o planejamento é viável considerando sua idade e tempo em que planeja viver de renda.

Essa calculadora é uma excelente ferramenta para o planejamento financeiro e para que você possa tomar decisões informadas sobre sua independência financeira. Recomenda-se sempre buscar orientação profissional e atualizar suas análises regularmente para acompanhar a evolução de seus investimentos.

ANÁLISE GRÁTIS DA CARTEIRA DE INVESTIMENTOS

Depois dessa enxurrada de recomendações, chegamos ao fim de mais um artigo do Clube do Valor.

Este aqui pode ser considerado o conjunto definitivo das melhores planilhas de controle de investimentos e financeiras da internet brasileira.

Sabemos que sua carteira de investimentos é extremamente valiosa para você.

No Clube do Valor, pensamos em como poderíamos ajudar você a entender melhor sua carteira e otimizar seus investimentos. Por isso, estamos oferecendo uma análise de carteira gratuita para quem tem mais de R$250.000 para investir.

Vamos te explicar direitinho como funciona:

  • Inscrição Simples: Primeiro, você se inscreve no nosso formulário (é bem rápido). Aqui está o link.
  • Agendamento com Especialista: Após sua inscrição, nosso especialista de investimentos entra em contato em pouco tempo para agendar uma conversa personalizada. Vamos encontrar a melhor hora para você!
  • Reunião Personalizada: Aqui está a parte incrível! Você terá uma conversa direta com um dos nossos planejadores financeiros. Ele entenderá seus investimentos e te dará insights valiosos sobre sua distribuição de ativos, possíveis riscos e oportunidades.

Acreditamos que, com a visão certa, todos os investidores podem otimizar seus retornos. Por isso, queremos te oferecer esse olhar especializado. Vai ser um prazer te ajudar! 

Por que a análise de carteira é importante?

  • Visão Externa e Especializada: Mesmo os investidores mais experientes podem se beneficiar de uma segunda opinião. Um olhar externo e especializado pode identificar oportunidades ou riscos que podem ter sido negligenciados.
  • Adequação ao Perfil: Cada investidor tem um perfil de risco, objetivos financeiros e horizonte de investimento. Uma análise adequada garante que a carteira esteja alinhada a esses parâmetros.
  • Diversificação: Uma boa diversificação pode ajudar a reduzir riscos e otimizar retornos. A análise pode revelar concentrações excessivas em certos ativos ou setores.
  • Atualização de Conhecimento: O mundo dos investimentos é dinâmico, com novos produtos e estratégias surgindo regularmente. Uma análise pode apresentar novas oportunidades que se alinham aos objetivos do investidor.
  • Validação de Estratégias: Mesmo se um investidor estiver confiante em sua abordagem, validar essa estratégia com especialistas pode reforçar essa confiança ou sugerir ajustes necessários.

Em resumo, a análise de carteira de investimentos gratuita é uma ferramenta valiosa para uma ampla gama de pessoas, desde novatos a veteranos, todos buscando otimizar sua abordagem de investimento e garantir que estão no caminho certo para alcançar seus objetivos financeiros. Clique aqui para garantir a sua análise agora!

Nosso compromisso é com você e com os seus objetivos. Esse é o nosso alinhamento!

Abraços,

Ramiro Gomes Ferreira.