Qual a melhor forma de se preparar para uma carreira dos sonhos?

Quem não gostaria de saber a resposta para essa pergunta enquanto ainda estava dando os primeiros passos em sua profissão, não é mesmo?

Muitas pessoas, inclusive, passam anos busca de um propósito em suas carreiras e, mesmo assim, não conseguem vislumbrar um sentido na profissão que exercem além do sustento financeiro.

E isso é muito triste, porque seu trabalho consome, em média, um terço da sua vida!

Você realmente quer se dedicar a algo que exige tanto do seu precioso tempo apenas pelo dinheiro?

Vai deixar para ser feliz apenas “depois das seis”?

Como meu objetivo com o Clube do Valor é ajudar 1 milhão de pessoas a alcançarem sua independência financeira

E entendendo que, para isso, precisam de motivação suficiente em suas carreiras, decidi escrever este artigo.

Nele, eu apresento 3 segredos para o sucesso profissional, detalhando cada um dos pontos com dicas importantes para que você encontre um propósito em sua carreira e comece a alcançar seus objetivos profissionais.

Além disso, vou compartilhar com você uma ferramenta que tem ajudado muitos leitores a planejarem seus objetivos financeiros, gerando mais clareza na hora de traçar metas:

A nossa Planilha de Cálculo da Independência Financeira.

Se esse tema chamou sua atenção e você quer saber mais sobre os segredos que vou revelar aqui, dê uma espiadinha no índice abaixo:

[thrive_leads id=’3964′]

MAS AFINAL, O QUE É SUCESSO PROFISSIONAL? SERÁ QUE VOCÊ PODE ALCANÇÁ-LO?

Sucesso Profissional

Afinal, o que é sucesso profissional?

Algo um tanto subjetivo, é verdade.

Como definir o que é isso se a concepção de “sucesso” pode variar de pessoa para pessoa?

Por exemplo, você pode considerar que a sua carreira foi bem sucedida após ter alcançado o mais alto posto dentro da hierarquia da empresa onde trabalha…

Poder definir sucesso como a conquista de um grande patrimônio proveniente de seu emprego ou negócio…

Ou ainda, pode ser o simples fato de estar atuando em algo que faça sentido para você e que te possibilite oferecer aquilo que você faz de melhor.

Nenhuma dessas concepções está errada e, por isso, não teria como definir o que de fato é sucesso profissional.

Como eu disse, é uma questão subjetiva e que depende daquilo que você estabelece como objetivo de vida.

Mas, ainda que seja algo pessoal, seu sucesso profissional pode ser alcançado a partir de alguns parâmetros que podem ser aplicados a qualquer visão em relação a isso.

Que parâmetros são esses?

São os 3 segredos que vou compartilhar com você nos tópicos a seguir.

Foram separados com base nas experiências que tive ao longo da minha trajetória e que me permitiram chegar ao patamar da independência financeira, o objetivo final de praticamente todos os nossos leitores.

Ansioso para chegar nesse patamar também?

Então, vamos aos segredos…

SEGREDO #1 – CONHEÇA-SE MELHOR E DESCUBRA QUAL CAMINHO SEGUIR

Sucesso Profissional - conheça-se melhor

Para que você tenha sucesso, você precisa saber qual o caminho seguir.

E para isso, primeiro você precisa entender o que é sucesso para você.

Como fazer isso?

Entendendo quem você é!

É um exercício difícil, que exige uma profunda reflexão em relação aos seus propósitos e ao que você deseja conquistar em sua vida.

Ainda assim, é crucial que você reflita sobre isso, entendendo quem você realmente é, a que você mais dá valor, quais os seus objetivos de vida…

Você quer ter muito dinheiro para desfrutar de uma velhice tranquila?

Quer mais tempo com a família, mesmo que seus rendimentos não sejam muito expressivos?

Quer ser o profissional de maior destaque dentro de sua área?

Entenda que escolher é perder, sempre!

Se optar por conquistar um grande patrimônio, precisará trabalhar mais do que a média, dedicando muito tempo e esforço em busca da sua independência financeira.

Mais tempo com a família, amigos ou qualquer outra atividade, vai limitar suas possibilidades em relação à captação de receitas, seja em sua profissão, seja em estudos ou negócios que ofereçam uma renda extra.

Para ser o melhor na sua área, precisará abrir mão de muitas horas do seu dia para focar nos estudos e na prática daquilo que aprendeu.

Como já foi dito, é um exercício bastante difícil e, talvez por isso muitos estejam sofrendo com a falta de clareza em relação aos seus objetivos de vida e estejam insatisfeitos com suas carreiras.

Por isso, dedique-se ao máximo para aplicar este primeiro segredo, conhecendo-se melhor e estabelecendo as suas prioridades.

Ao encontrar o seu propósito, ficará muito mais fácil de saber qual o caminho deve seguir e, quanto mais cedo você descobrir isso, mais tempo você terá para desfrutar do seu sucesso no futuro.

SEGREDO #2 – INVISTA TEMPO E DINHEIRO EM CONHECIMENTO

Sucesso Profissional - invistir em conhecimento

Sabendo qual a direção a ser tomada, seu segundo passo deve ser mergulhar de cabeça nos estudos.

Mesmo que seu objetivo não seja ser um grande intelectual da sua área, você precisará aprender o máximo sobre tudo aquilo que for necessário para conquistar seus objetivos.

E aí muitos me perguntam:

“Ramiro, eu preciso mesmo de uma graduação?”

E eu respondo:

Depende!

Se você quer ser um médico, um engenheiro, um dentista, um contador…

Sim, para profissões que exigem uma certificação profissional, você precisará de uma graduação.

É claro que não se trata apenas de um diploma, mas também de todo o conhecimento ao qual você terá acesso ao longo da graduação.

Por isso que, mesmo que você queira atuar em uma área que não exija uma certificação, como jornalismo ou música, ter um diploma pode ser um diferencial.

Agora, se você está pensando em fazer uma faculdade apenas pensando em ter um diploma, sugiro que você pense melhor e veja se realmente vale a pena todo o investimento.

Inclusive, recomendo que assista ao vídeo abaixo, onde comento se vale a pena ou não fazer faculdade:

“Ramiro, e se eu escolher não fazer faculdade?”

Nesse caso, você pode recorrer aos livros, aos cursos livres – sejam eles online ou presenciais -, às videoaulas

Enfim, hoje existe uma infinidade de formas de se adquirir conhecimento, com inúmeros materiais gratuitos disponíveis na internet, por exemplo.

Agora, preste atenção nisso:

Não adianta você encontrar seu propósito, definir seu objetivo profissional, estudar muito e não colocar tudo isso em prática!

Mesmo que você invista nos melhores cursos e formações, ou até conquiste um título de Mestre ou Doutor, se não aliar tudo isso à prática, não terá importância alguma.

É disso que trata o segredo #3.

Vamos a ele!

SEGREDO #3 – INVISTA TEMPO E DINHEIRO EM EXPERIÊNCIAS

Sucesso Profissional - invista em experiências

Apesar de este ser o terceiro segredo, ele poderia muito bem ser o primeiro.

Por quê?

Porque mesmo que você ainda não saiba qual caminho seguir, investir em experiências pode render a você ótimos aprendizados em relação aos seus interesses e ao que você realmente deseja para o futuro.

Ainda assim, se você quiser diminuir as chances de desperdiçar tempo e dinheiro em cursos ou empregos que não tem nada a ver com o que você espera da sua carreira, comece pelo segredo #1.

Aplicando os dois segredos anteriores, o segredo final requer de você a dedicação à prática!

Com a clareza em relação aos seus objetivos e com conhecimento suficiente para buscar por oportunidades em sua área, não será difícil de encontrar uma chance de praticar.

E, apesar de investir tempo não ser algo fora de cogitação nesse caso, você pode achar estranho que eu diga para investir dinheiro em busca de experiências, não é mesmo?

“Como assim, Ramiro? Se eu vou fazer um estágio ou trabalhar, não sou eu quem vai pagar. Na verdade, eu serei pago para isso”.

Eu sei disso e é ótimo quando você tem essa oportunidade de ser remunerado para aprender sobre sua carreira na prática.

Agora, mesmo que você não consiga encontrar uma vaga que ofereça algum retorno financeiro, dedique-se à prática mesmo assim.

Investir tempo em busca de experiências vai agregar valor à sua carreira e vai aumentar as chances de você ser bem remunerado dentro da sua área.

Se você quer ser um grande economista, esteja perto de referências nessa área.

Se quer ser um grande cirurgião, procure formas de se aproximar de médicos renomados nesse segmento para tentar absorver algum conhecimento deles.

Ofereça seu trabalho gratuitamente só para que você aprenda como esses profissionais que são os melhores no que fazem.

Quando você faz isso, está trabalhando parte da sua trajetória e do seu propósito de vida.

Isso ressalta também a importância de você construir redes de contato, a sua “network”.

Criar contatos é uma excelente forma de crescer profissionalmente, não apenas pelas experiências que você vai trocar com outros profissionais, mas também pelas oportunidades de projetos conjuntos que possam surgir.

CONCLUSÃO: APLIQUE ESTES SEGREDOS AGORA E COMECE A CONQUISTAR SEU SUCESSO PROFISSIONAL!

Sucesso Profissional

E assim eu concluo mais um artigo do Clube do Valor!

Espero ter ajudado você a entender o que é sucesso profissional e como você pode alcançar o seu com 3 segredos simples e bastante eficazes.

Entendendo quem você é e o que deseja conquistar, adquirindo conhecimento e colocando tudo o que você aprendeu em prática vai permitir que você alcance a carreira dos seus sonhos.

E para que você tenha mais clareza em relação aos seus objetivos financeiros, definindo claramente qual o valor necessário para que você se sinta tranquilo financeiramente, agora eu compartilho a nossa Planilha de Cálculo da Independência Financeira.

Se você gostou do conteúdo e acha que ele pode ajudar mais pessoas a conquistarem o sucesso profissional, compartilhe esse conteúdo com quem você puder.

E antes de partir, comente abaixo qual destes segredos você considera ser mais difícil de aplicar.

[thrive_leads id=’3964′]

Eu vou ficando por aqui.

Um forte abraço,

Ramiro Gomes Ferreira.