Criados em 1960 e conhecidos comumente no Brasil como os FIIs norte-americanos, os REITs (cujas siglas se traduzem em Real Estate Investment Trust), são uma das opções mais acessíveis para quem deseja investir em ativos imobiliários na bolsa.

Mas, será que eles são um bom investimento?  

No artigo de hoje vamos explicar o que é um REIT e quais são as suas vantagens e desvantagens, para que, no final, você possa entender se eles são ou não realmente um bom investimento para você. Fique conosco e saiba mais!

O que são os REITs?

REITs-vale-a-pena

Os Reits são fundos mútuos através dos quais os investidores podem possuir propriedades geradoras de renda, como edifícios comerciais e espaços de escritórios. 

De forma simples, é possível afirmar que um REIT é uma empresa que possui, opera ou financia bens de  imóveis geradores de renda

Os REITs permitem que qualquer pessoa invista em carteiras de ativos imobiliários da mesma forma que investe em outros setores, ou seja,  através da compra de ações de empresas individuais ou através de um fundo mútuo ou fundo de negociação em bolsa (ETF). 

Atualmente, os REITs estão autorizados a investir nos Estados Unidos apenas em imóveis comerciais e espaços de escritórios. Por lei, eles precisam distribuir 90% da renda de aluguel como dividendos

Como funcionam os REITs?

Os REITs tendem a ter um modelo de negócios relativamente simples e compreensível. Eles adquirem imóveis com a intenção de arrendá-los. O imóvel é alugado, mantido e atualizado conforme a necessidade. 

Então, 90% ou mais dos lucros tributáveis são repassados para os acionistas. Assim, a corporação evita esses impostos e, em vez disso, os acionistas passam a pagar impostos sobre essa renda.

Os REITs hipotecários são ligeiramente diferentes, pois financiam imóveis e ganham renda com os juros sobre esses investimentos. Mas é fundamentalmente a mesma coisa.

Vantagens de investir neste tipo de ativos

1. Diversificação de portfólio

Os REITs oferecem uma ótima maneira de investir independentemente do mercado acionário. Você pode usar os REITs para disseminar o risco, expandir suas participações e aumentar seu patrimônio líquido

Os este tipo de ativos são tipicamente menos voláteis do que as ações. 

Isto é importante porque proporciona uma maneira de adicionar crescimento e renda à sua carteira de uma maneira relativamente segura

Há, por outro lado, alguns tipos de REITs, como: o REITs residencial, REIT de telecomunicações, de saúde, REIT industrial, etc.

Portanto, uma vez que você decida investir em REITs, há muitas opções para escolher, cada uma com seus riscos e recompensas específicos. 

Alguns investidores escolhem investir fortemente em um mercado de REIT, enquanto outros gostam de investir em uma variedade de REITs

2. Pagamento de dividendos

Outro benefício de investir em REITs são os pagamentos de dividendos. Como comentamos anteriormente, os REITs são obrigados a pagar 90 por cento de sua renda líquida como dividendos. ]

Caso contrário, eles não podem ser comprados e vendidos como títulos públicos.

Portanto, se você comprar ações de REITs de alto desempenho e se agarrar a elas, você poderá receber pagamentos constantes de dividendos, mesmo durante períodos de instabilidade econômica.

3. Alta Liquidez 

Os REITs possuem uma alta liquidez, pelo qual você não precisa, se quiser, esperar um longo prazo para a conversão de cotas de um investimento desse tipo.

Ao contrário de possuir propriedade diretamente, você pode vender rapidamente um REIT se tiver cometido um erro. Os imóveis tradicionais têm um longo processo de entrada e saída, portanto, seu investimento não é líquido.

Dito isto, você ainda pode liquidar os REITs e reinvestir o dinheiro em outros títulos se for necessário. 

4. Melhor desempenho a longo prazo 

REITs-vale-a-pena

O bom dos REITs é que eles são algo em que você pode investir por um longo período de tempo. 

Como tal, os REITs se alinham com a maioria das estratégias de investimento de longo prazo. Se você estiver procurando um fundo central para adicionar à sua carteira e algo que você possa definir e esquecer, pode valer a pena procurar os REITs. 

Enquanto alguns REITs têm historicamente experimentado um desempenho diminuído quando as taxas de juros aumentam, muitos REITs tendem a superar outros investimentos, mesmo em face de taxas de juros altas. E os REITs muitas vezes superam outros estoques em uma economia lenta.

Desvantagens de investir neste tipo de ativos

1. O valor da propriedade pode decrescer

Na economia global, os imóveis nem sempre sobem de valor. Ao escolher um REIT, esteja atento às perspectivas de crescimento das indústrias, tipos de propriedades e localizações geográficas que ele está visando.

2. Correlação de Mercado 

Alguns REITs negociados publicamente tendem a ser altamente correlacionados com o mercado de ações mais amplo (a maioria não o é). Isto significa que os preços de alguns REITs podem subir e descer com as ações corporativas, independentemente de os valores subjacentes dos imóveis dentro do REIT terem mudado.

3. Riscos de mercado 

Os REITs tendem a se especializar em tipos específicos de propriedade.  Por exemplo, um REIT pode adquirir e operar edifícios de escritórios.  

Outros podem procurar construir uma carteira diversificada de edifícios de apartamentos, centros de dados, shopping centers, instalações de auto-armazenamento ou propriedades de saúde. 

Por este motivo, os potenciais investidores devem considerar os riscos específicos do imóvel que vêm com este tipo de especialização.   

Mas, afinal, vale a pena investir em REITs?

REITs-vale-a-pena

Até aqui você deve ter compreendido um pouco mais sobre o que são e como funcionam os fundos imobiliários dos Estados Unidos. E com isso, chegamos à questão principal do artigo: os REITs são, então, um bom investimento?  

Aqui, no Clube do Valor, nós recomendamos seguir a sua estratégia de investimento, e se perguntar se X ação vai contribuir para as suas metas a longo prazo. 

Se você planeja investir a longo prazo e tem um perfil levemente menos conservador, então certamente investir em REITs pode ser uma opção muito interessante.  Mas não se esqueça de que todo investimento tem riscos, então procure conhecer esses riscos antes de alocar os seus recursos em um ativo.

Por fim, se você quiser conhecer mais sobre como investir em fundos imobiliários, assista o nosso curso e descubra como multiplicar os seus dividendos neste tipo de investimento!

E com isso me despeço por hoje, espero que este conteúdo tenha  ajudado você a compreender um pouco mais sobre os fundos imobiliários norte-americanos. Bom investimento e até mais!