Consultor de Investimentos

Para entender mais a fundo sobre o serviço de Wealth Advisor, te convido a refletir sobre um assunto importante:

Se a sua meta para o próximo ano é ter mais saúde, qual ou quais profissionais você busca? Garanto que você respondeu “médico”, “nutricionista”, “fisioterapeuta”, “educador físico” e por aí vai. Acertei?

Agora, se o seu objetivo é aprender uma nova língua, você procura um professor fluente naquele idioma. O mesmo vale para a reforma da casa com o amparo de um arquiteto. Você entende onde eu quero chegar?

Se você busca por profissionais sempre que precisa de apoio técnico, suas finanças também precisam da ajuda de quem é certificado e tem anos de experiência no assunto. Principalmente se a sua meta é enriquecer.

Esse é o trabalho do profissional de Wealth Advisor: garantir que o seu dinheiro continue se multiplicando com o aconselhamento especializado. Faz sentido, não faz?

Então, se fez sentido para você, comece a leitura com uma conversa agendada com um Advisor. Clique aqui e descubra tudo o que você precisa saber sobre o serviço personalizado de acordo com as suas necessidades.

Wealth Advisor

“A consultoria mudou minha vida. Já era bem organizado financeiramente, mas mesmo assim ainda cometia alguns erros básicos. Depois da mentoria, eu agora quero os juros ao meu lado.”
— Depoimento de cliente de Wealth Advisor do Clube do Valor

O que é Wealth Advisor

Wealth Advisor para multiplicar patrimônio

Primeiro, vamos começar a entender o termo. Do inglês, “wealth” pode significar uma série de coisas: riqueza, patrimônio, fortuna, fartura, luxo, prosperidade, etc. Ou seja, essa palavra nos diz muito sobre aonde queremos chegar quando escolhemos investir nosso dinheiro, certo?

Já “advisor” tem o sentido de consultor, conselheiro e orientador. Ou seja, o profissional de Wealth Advisor é o consultor de patrimônio responsável por te orientar e ajudar a manter a sua tranquilidade financeira.

Na prática, esse especialista te apoia na tomada de boas decisões de investimentos para multiplicar o seu patrimônio e, consequentemente, o da sua família. Tudo isso sem levar em conta os próprios interesses, já que o compromisso é com o bem-estar financeiro do cliente.

Vantagens em contar com um Advisor

  • Estratégias de investimento idealizadas por profissionais experientes;
  • Serviço personalizado, de acordo com a sua realidade e seus objetivos;
  • Autonomia para investir com o aconselhamento profissional;
  • Segurança ao fazer escolhas embasadas em dados e informações validadas;
  • Economia de tempo para dedicar-se aos seus demais afazeres;
  • Plano tático para contornar riscos;
  • Estratégia eficaz para conquistar tranquilidade financeira em menos tempo.

O que faz um Wealth Advisor

Mais do que um conselheiro, o profissional de Wealth Advisor vai tornar-se o primeiro na sua lista de contatos. É com ele que você deve contar na hora de tomar decisões financeiras importantes. Por isso, é essencial que você mantenha uma relação de confiança com o seu consultor.

Mais a frente, te darei dicas de como escolher um profissional e quais perguntas fazer a ele antes de assinar o contrato. Mas antes disso, entenda por inteiro o que um Advisor pode fazer por você:

Aconselhamento para investir:

Aprender a dirigir

Imagine que essa relação vai funcionar como nas aulas que você fez para tirar a carteira de motorista. Você está no comando, a direção está nas suas mãos e o caminho é você quem vai percorrer.

No entanto, do seu lado está um profissional treinado e capacitado para te direcionar pela trajetória mais curta, segura e pavimentada. E mais do que isso, com experiência para te dizer quais botões apertar, qual a marcha certa e o que cada sinal de alerta significa.

Assim funciona o serviço de Wealth Advisor para aconselhamento de aplicações financeiras. Você tem um copiloto que te ajuda em cada manobra. Ele conta com anos de experiência e a certificação necessária para te trazer confiança na hora de escolher as melhores classes de ativos, conforme o seu objetivo financeiro.

Elaboração de planos de gestão de patrimônio

Você tem suas metas e só você as domina por inteiro. Por exemplo, talvez o seu plano a curto prazo seja viajar para a Disney com a família. A médio prazo, você quer se mudar para uma casa maior. Já daqui há alguns bons anos, você quer parar de trabalhar e viver a tranquilidade financeira pela qual você batalhou a vida inteira.

Além disso, você também quer cuidar do seu patrimônio e geri-lo de forma que seus herdeiros possam usufruir sem complicações no futuro. Acertei?

Para cada um destes objetivos, existe um plano tático que vai te ajudar a conquistar mais rápido, com mais segurança e mais estratégia. O trabalho do profissional de Wealth Advisor é elaborar esse plano e te ajudar a cumpri-lo de forma saudável e inteligente.

Planejamento tributário

É também função do Advisor minimizar os encargos tributários sobre os seus rendimentos e buscar soluções para preservar o seu patrimônio. Tudo isso ao garantir a conformidade com as leis fiscais vigentes.

Mas vamos combinar que, para além da economia, ter um profissional com quem contar quando o assunto são as tributações é um alívio imenso. Não é? Até porque sua rotina é cheia todos os dias e você quer poder ficar tranquilo ao garantir que existe um profissional cuidando disso para você.

Monitoramento e ajustes

Quanto do seu tempo você consegue usar para fazer algo que realmente gosta? Ler um livro, brincar com o seu filho, jogar futebol, ir às compras, pedalar, nadar ou simplesmente tirar um bom cochilo à tarde?

Agora, imagine arranjar alguns minutos do seu dia para tudo isso quando você tem a preocupação constante de saber sobre tudo o que acontece no mercado de ações e investimentos?

Não estou aqui para dizer que você não dá conta… muito pelo contrário! Estou aqui para dizer que você dá conta de muitas coisas — e as mudanças do mercado não precisam ser uma delas.

É para isso que o consultor de investimentos está disponível: para fazer o rebalanceamento trimestral da sua carteira, te avisar dos principais assuntos que você precisa ficar por dentro, te orientar a tomar as melhores decisões e estar ali para ser o seu braço direito (e o esquerdo também, se precisar).

“Assessor flexível, alinhamento com minhas necessidades e requisições. Explicações gerais sobre andamento no mercado nas reuniões e disponibilidade.”
— Depoimento de cliente de Wealth Advisor do Clube do Valor

Em resumo…

O Wealth Advisor é um profissional que combina expertise em finanças e investimentos ao acompanhamento constante da sua vida financeira, para que o seu patrimônio siga se multiplicando com estratégia.

Se essa é uma das suas metas de vida, eu tenho um convite para te fazer: procure entender, pela ótica de um expert, como anda a sua carteira de investimentos. Receba um diagnóstico preciso e esclarecedor sobre suas aplicações e descubra todos os pontos fortes e os de melhoria sobre a sua estratégia.

Como? É só clicar aqui e receber uma análise de carteira (totalmente gratuita) pelo olhar de um profissional certificado. É sem compromissos, porque o nosso objetivo é te ajudar a investir melhor.

Topa?

Assessor de investimentos x Wealth Advisor: qual a diferença

Se você chegou até aqui, é importante que você saiba de uma informação muito importante: o assessor de investimentos tradicional que você conhece é bem diferente de um Wealth Advisor. Sabia?

A principal diferença entre o assessor e o consultor (Advisor) está na liberdade que estes profissionais têm — e que, consequentemente, te oferecem.

Enquanto o assessor só pode te fornecer os serviços e produtos disponíveis na corretora ou empresa para qual ele presta serviço, o consultor tem a liberdade de optar pelas soluções financeiras que mais beneficiam o cliente.

Mas existem outros dois pontos-chave que diferenciam os dois. Vamos descobrir:

Conflito de interesse

Enquanto o assessor é remunerado a partir da oferta de determinados produtos para o seu cliente, o Advisor recebe a partir de uma taxa pré combinada com o investidor.

Ou seja, em corretoras e bancos que oferecem produtos de investimento, o assessor recebe seu salário com base em comissões pela venda de um determinado produto. Além disso, essas vendas funcionam a partir de metas. Ou seja, neste modelo, pode ser que o interesse do profissional esteja mais relacionado à sua remuneração, do que sucesso do investidor em si.

Por outro lado, o Advisor não recebe dinheiro a partir de comissões. Ao invés disso, no momento em que você senta para assinar o contrato, vocês dois decidem um percentual justo de remuneração pelos serviços prestados. Bem mais econômico para o seu bolso, certo?

Também, o Advisor tem como interesse principal a rentabilidade do seu cliente, já que ele não recebe comissões e, é claro, deseja manter uma relação longa e duradoura com ele. Outro ponto importante é que o Advisor não tem compromisso com nenhuma instituição financeira — o que aumenta o leque de oportunidades do investidor.

Autonomia

Ao optar pelo serviço de Wealth Advisor, o investidor tem total autonomia sobre seu próprio dinheiro. Na prática, o montante financeiro que você investe permanece sob domínio do seu CPF do início ao fim. Não é necessário transferir a quantia para a conta da empresa.

Assim fica muito mais fácil tomar decisões efetivas, agir conforme os seus objetivos e garantir que aquela escolha é a melhor para você.

Quanto custa contratar um Wealth Advisor

O modelo de cobrança desse tipo de serviço é chamado de “fee-based”. Ou seja, essa é uma estrutura de pagamento na qual o profissional cobra uma taxa pelos serviços prestados. No geral, costuma ser uma porcentagem dos ativos sob gestão ou uma taxa fixa.

Por exemplo, vamos supor que você e o Advisor combinaram que o percentual fee-based será de 1% ao ano. Neste caso, se o cliente investe R$ 1.000.000,00 sob aconselhamento do profissional, a taxa é de menos de R$ 900,00 por mês (R$ 10.000,00 ao ano).

Lembrando que este é apenas um exemplo número e não condiz, necessariamente, com a taxa estabelecida pelo Clube do Valor aos seus clientes, já que este é um percentual combinado somente no momento do contrato, certo?

Vantagens do modelo fee-based nos serviços de Wealth

  • Transparência: este modelo é o tipo de remuneração mais transparente do mercado por informar ao cliente exatamente o quanto ele vai pagar. Em modelos comissionados, esses valores costumam ficar “escondidos”.
  • Flexibilidade: com o fee-based, todas as taxas e remunerações são combinadas e negociadas previamente, deixando nas suas mãos todas as decisões importantes sobre o seu dinheiro.
  • Alinhamento de interesses: o consultor financeiro quer a prosperidade do cliente, já que isso significa, também, o seu próprio sucesso.
  • Previsibilidade: taxas baseadas em percentuais proporcionam ao cliente total previsibilidade de ganhos e custos, o que o auxilia a manter o planejamento financeiro pessoal dentro do esperado.

Se a transparência e a confiança no profissional são importantes para você, então o serviço de Wealth Advisor é o melhor caminho a seguir. Por isso, eu te convido a conversar com um consultor do Clube do Valor para conhecer condições de acordo com o seu perfil.

Essa conversa pode ser um passo importante para garantir a tranquilidade do seu futuro. Clique aqui e descubra tudo o que você precisa saber sobre o serviço.

Quais são as certificações de um Wealth Advisor

No Clube do Valor, para atuar como Wealth Advisor, os profissionais possuem certificação CEA e/ou CFP®.

O que é a certificação CFP®

Certified Financial Planner” ou CFP® é uma certificação internacional, presente em 26 países, com origem no modelo estadunidense, que prepara o Advisor para atuar como consultor de investimentos.

Essa é uma certificação não-obrigatória, mas que eleva o padrão e a eficiência dos planejadores financeiros do país. No Brasil, a certificadora é a Associação Brasileira de Planejamento Financeiro (Planejar) — instituição sem fins lucrativos criada em 2000.

Para tornar-se CFP®, o profissional precisa:

  • Ser aprovado no exame de certificação;
  • Finalizar o curso Planejamento Financeiro – Como desenvolver um Plano Financeiro;
  • Comprovar experiência profissional no atendimento a pessoa física por 5 anos;
  • Ter curso superior completo;
  • Aderir ao Código de Conduta Ética e Responsabilidade.

Ainda, essa certificação abrange seis áreas do conhecimento que envolvem:

  • Planejamento financeiro e ética;
  • Gestão de investimentos;
  • Planejamento de aposentadoria;
  • Gestão de riscos e seguros;
  • Planejamento fiscal;
  • Planejamento sucessório.

O que é a certificação CEA

Emitida pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA), essa certificação habilita profissionais do mercado financeiro a atuarem como especialistas em investimentos.

Para obter o certificado, é preciso realizar uma prova elaborada pela Anbima e, em 3h30min, acertar no mínimo 49 das 70 questões do exame. Essas perguntas abrangem, principalmente, sete diferentes áreas do conhecimento, cruciais para atuar como um consultor de investimentos:

  • Sistema financeiro nacionais e participantes do mercado;
  • Princípios básicos de economia e finanças;
  • Renda fixa, variável, derivativos e seus instrumentos;
  • Fundos de investimento;
  • Produtos de previdência complementar;
  • Gestão de carteiras e riscos;
  • Planejamento de investimento.

Agora que você já conhece os detalhes sobre o que faz um Wealth Advisor, quanto ele cobra e quais certificações ele possui, você já se sente mais seguro para contar com um no seu cotidiano?

Se a sua resposta foi positiva ou se você ainda tem dúvidas mas gostaria de bater um papo com um consultor, sugiro que clique aqui para agendar uma conversa. O que você acha?

Perguntas que você deve fazer para o Wealth Advisor

Se você ainda não está certo que esta é a melhor modalidade para começar a investir com um profissional, te propomos um exercício: clique aqui para agendar uma conversa com um Wealth Advisor e, antes de contratá-lo, faça a ele as perguntas abaixo. Combinado?

  • Qual filosofia de investimentos você segue? E por quê?
  • Você tem experiência em atender clientes como eu? (Adicione uma breve descrição sobre você)
  • Qual ou quais certificações você possui?
  • Quais serão as taxas fee-based cobradas?
  • Poderia me dar um exemplo, sem expor o cliente, de um case de sucesso conduzido por você?
  • Como vai funcionar a nossa comunicação?
  • Como vou receber os relatórios de desempenho das minhas aplicações?

Pronto para perguntar tudo o que você quer saber para um consultor de investimentos? Clique aqui e seja redirecionado para um formulário de contato. Esperamos por você!