Investir no mercado de ações é uma das formas mais tradicionais de rentabilizar seu capital para alcançar os seus objetivos. Porém, no início de sua jornada, é comum que os investidores busquem por blue chips (papéis das maiores empresas da bolsa de valores) ou empresas muito famosas e queridas, por serem mais conhecidas e consolidadas.

Contudo, nem sempre elas revelam as melhores oportunidades por já não terem tanto espaço para expansão. Nesse sentido, a busca por ações exponenciais pode se tornar atrativa. Mas você sabe o que esse conceito significa? Entendê-lo pode auxiliar a sua tomada de decisões.

Se você quer saber o que são ações exponenciais e como encontrá-las, continue com a leitura deste post. Nele, você conhecerá as principais características desses ativos!

O que são ações exponenciais?

Um dos objetivos de quem investe em ações é lucrar com a sua valorização. No entanto, não há como prever exatamente quais são os papéis que terão esse resultado ao longo do tempo. Portanto, um dos caminhos para aumentar suas chances de sucesso é procurar por ações exponenciais.

Esses ativos são aqueles que detêm o potencial de multiplicar o montante investido de forma exponencial. Ou seja, são papéis que trazem a possibilidade de entregar ao investidor um retorno superior às demais alternativas do mercado.

Geralmente, as ações exponenciais são de empresas com grandes expectativas de crescimento, que podem ou não ser conhecidas no mercado. Na prática, parte desse universo é composto por small caps (ações de empresas menores), que apresentam alto potencial — mas não se limita a elas.

Quais são as características desses ativos?

Como você já deve imaginar, o potencial de crescimento de uma empresa pode ser analisado sob diversos ângulos subjetivos. Entretanto, existem características comuns observadas em companhias que se revelaram como exponenciais.

Confira!

Inovação

Uma das primeiras características de uma empresa com capacidade de crescer é a sua habilidade de inovar. Dificilmente uma companhia terá resultados diferentes adotando as mesmas estratégias ou fornecendo os mesmos produtos já existentes no mercado.

Portanto, uma empresa inovadora é aquela que está um passo à frente de suas concorrentes. Ela consegue visualizar a direção do mercado e das tendências de consumo, sendo pioneira em oferecer soluções inovadoras que beneficiem milhares de pessoas.

Visão de longo prazo

Embora uma empresa com ações exponenciais possa crescer rapidamente, este não deve ser o seu foco. Muitas empresas que hoje são líderes de segmento possuem anos de mercado, evolução e inovação de seus produtos.

Por exemplo, em 2021, o PayPal possuía grande participação no ramo dos pagamentos digitais. Porém, a companhia foi criada em 1998, quando a internet e o universo digital não recebiam tanto destaque. Logo, sua visão de longo prazo e perseverança ao longo dos anos foi determinante para o seu sucesso.

Menor preocupação com distribuição dos lucros

É comum esperar uma menor preocupação com a distribuição de lucros nas empresas com potencial de expansão. Isso porque sua prioridade está em aprimorar tecnologias, qualificar seus profissionais para otimizar os meios de produção e aumentar sua participação no mercado.

Inclusive, é possível encontrar empresas que, mesmo endividadas, conseguiram crescer exponencialmente por lançarem produtos ou serviços que atenderam a uma grande necessidade do mercado.

O Nubank (no segmento dos bancos digitais) e a Uber (nos serviços de transporte) são exemplos bastante conhecidos.

Ramo de atuação

O ramo de atuação de uma empresa pode ser determinante para que ela tenha um horizonte de crescimento ou esteja fadada ao insucesso. A Kodak, por exemplo, diante do surgimento das câmeras digitais entendeu que elas não seriam capazes de substituir as suas câmeras com filme.

Aliás, a sua permanência no ramo de produção de câmeras convencionais resultou em sua falência anos mais tarde. Com isso, é preciso lembrar que um produto que hoje é aceito e utilizado pode se tornar defasado com o tempo.

Logo, o ramo de atuação de uma companhia pode dizer muito a respeito de seu futuro.

Como encontrar ações exponenciais?

Depois de conhecer o que são ações exponenciais, suas principais características e ver alguns exemplos, chegou o momento de aprender como encontrá-las.

 Você viu que um dos primeiros pontos que define uma ação exponencial é o potencial de crescimento da respectiva companhia. Nesse sentido, é comum que investidores utilizem a análise fundamentalista para compreender os fundamentos do negócio e suas perspectivas.

Entre as técnicas que podem ser usadas está o valuation, que ajuda a encontrar o preço justo de uma ação e se ele está abaixo do potencial que a companhia oferece. Com ela, o investidor evitará adquirir ativos negociados por preços considerados caros e com pouca perspectiva de valorização.

Contudo, é preciso ter em mente que não há uma fórmula para identificar com 100% de certeza essas companhias. Afinal, as ações integram a classe da renda variável, onde os resultados podem variar de acordo com inúmeros fatores que não podem ser previstos com exatidão.

Apesar disso, investir em ações descontadas é, segundo nossos estudos, a melhor forma de buscar papéis com amplo potencial de valorização!

Como investir em ações?

Se você entender que os riscos de ter ações exponenciais se enquadram no seu perfil de investidor, é importante saber como investir nelas.

Esses ativos são negociados na bolsa de valores e o acesso às negociações se dá por meio de um home broker. Logo, você precisará se vincular a um banco de investimentos ou corretora de valores que lhe forneça essa ferramenta.

Ao acessá-la, basta digitar o ticker da ação escolhida, a quantidade de ativos que deseja comprar e o preço. Na sequência, selecione o botão comprar e aguarde a execução da ordem. Agora, caso você queira saber como encontrar ações baratas para investir, é preciso saber fazer uma análise.

Assim, antes de investir, é essencial avaliar as oportunidades disponíveis, escolhendo as mais apropriadas para os seus objetivos. Dessa forma, sua carteira será composta por ativos escolhidos com base nos fundamentos da companhia, aumentando suas chances de sucesso.

Neste conteúdo, você aprendeu o que são ações exponenciais e como encontrar esses ativos na bolsa de valores. No entanto, antes de investir nessas alternativas, é interessante aumentar os seus conhecimentos sobre o mercado e estudar estratégias para proteger o seu patrimônio.

Está precisando de ajuda para investir em ações? Conheça o nosso curso Descomplicando o Mercado de Ações, e saiba como investir de forma correta!