A Eletrobras (Centrais Elétricas Brasileiras S.A.) é uma das principais empresas do setor elétrico do mundo e foi criada em 1961 por meio da Lei n˚ 3.890-A, autorizando o governo a construir a companhia.

A empresa tinha, então, o objetivo de promover estudos, projetos de construção e operação das usinas geradoras, linhas de transmissão e subestações de energia elétrica no país. Em 2018, a empresa encerrou suas atividades no setor de distribuição.

Atualmente, cerca de 89% da malha de linhas de transmissão de energia no Brasil são linhas corporativas da Eletrobras, além de mais de 90% da capacidade instalada da empresa ser oriunda de fontes com baixa emissão de gases do efeito estufa.

Em 2022, a companhia teve seu processo de privatização aprovado e foi celebrado com o tradicional toque de campainha na Bolsa de Valores brasileira (B3) no dia 14 de junho.

Quer investir numa das maiores empresas do setor de energia mundial? Continue a leitura!

O que é ELET6?

Um dos tickers da ação da Eletrobras na Bolsa de Valores brasileira (B3) é ELET6, que faz uma referência ao nome da instituição e informa a sua classe da ação.

A ELET6 faz parte da B3?

Sim, para que as ações de uma empresa sejam negociadas por investidores brasileiros, é necessário que ela faça parte da B3.

O que significa ELET6?

O ticker de uma ação na Bolsa de Valores é escolhido pela própria empresa e deve ser constituído por quatro letras e um número.

As letras devem fazer uma referência ao nome da companhia, enquanto o número informa a classe da ação.

Qual a classe da ação ELET6?

A classe da ação ELET6 é de ações preferenciais classe B e são representadas pelo número seis em seu código.

Isso significa que, além dos investidores terem preferência na hora de receber proventos, há um valor pré-definido dos dividendos.

Como funcionam as ações ELET6?

As ações da ELET6 são recomendadas para quem pretende ter um retorno a longo prazo, já que, sempre que a companhia registrar lucro, uma parte do rendimento será distribuído em formato de dividendos aos seus acionistas.

Desta maneira, quanto mais papéis você tiver, maior será o valor recebido.

Como receber dividendos Eletrobras (ELET6)?

Para receber dividendos de ELET6, você precisa adicionar esta ação à sua carteira de investimentos. Veja se vale a pena!

Quanto a ELET6 paga de dividendos?

Segundo informações de aviso aos acionistas da empresa, os últimos proventos distribuídos pela Eletrobras em 2022 foram no valor de R$ 1,49365168208243 para ações preferenciais classe B (ELET6).

Quanto rende R$ 1000 em dividendos ELET6?

Se você tivesse comprado R$ 1000 em ações ELET6 em janeiro de 2022, teria em torno de 30 ações. Neste caso, teria recebido R$ 44,80 em dividendos da companhia.

Qual o dividend yield da ELET6?

O dividend yield de uma ação é o rendimento gerado pelo pagamento de dividendos para o dono da ação. Neste caso, o DY de ELET6 é 2,4% (o dobro de ELET3).

Quantas vezes por ano a Eletrobras paga dividendos?

Segundo informações de dividendos da Eletrobras, a companhia paga dividendos uma vez por mês para cada tipo de ação preferencial classe B.

Qual dia a Eletrobras paga dividendos?

A Eletrobras pagou seus últimos dividendos no dia 31 de dezembro de 2022. Ainda não há data para pagamentos futuros.

Qual é o valor de uma ação Eletrobras (ELET6)?

O preço da ação de Eletrobras (ELET6) estava R$ 44,62 no dia da escrita deste artigo, em janeiro de 2023. Isso representa uma variação positiva de 95,10% nos últimos cinco anos.

Qual o preço justo da ELET6?

Para calcular o “preço justo” de uma ação, os analistas utilizam o chamado “fluxo descontado de caixa”. Simplificando, é uma metodologia que estima os lucros futuros de uma empresa e traz a valor presente pra ter uma noção do quanto a empresa realmente vale hoje.

O problema com essa técnica é, justamente, a ideia de tentar estimar o futuro. Muitos erros são fruto disso. Na metodologia do Clube do Valor, nós não acreditamos em “lucros futuros” de empresas.

Trabalhamos com informações já publicadas e palpáveis para montar nossas carteiras de ações. Com isso, o que fazemos é encontrar as ações mais baratas da bolsa ou as ações mais pagadoras de dividendos. Dentro de um universo de mais de 400 empresas, montamos uma lista das melhores empresas para cada estratégia.

Conseguimos sempre responder se “a empresa X está entre as mais baratas ou não”, mas nunca o “preço justo” que se baseia em lucros que não existem.

Como comprar ações da Eletrobras?

Para comprar ações da Eletrobras, você precisa ter uma conta numa corretora vinculada à B3.

Converse com o seu consultor financeiro para entender se esta é a melhor estratégia para o seu perfil de investidor.

Qual a quantidade de ações que a Eletrobras tem?

De acordo com informações do capital social da companhia, a Eletrobras possui 279.941.393 ações preferenciais classe B (ELET6).

Invista com o Clube do Valor

Quer investir em ELET6? Com o Clube do Valor, você fica tranquilo pois sabe que seu dinheiro é bem investido. Primeiro, nós avaliamos o seu perfil para então recomendar os melhores ativos!

Além disso, não há conflito de interesse, já que nossos consultores não são remunerados de acordo com as ações que investem, sendo livres para montar a carteira perfeita para o seu tipo de perfil de investimento.

Conheça os nossos serviços de Financial Advisor, Wealth Management, Previdência Privada e muito mais e aprenda a como cuidar do seu patrimônio para alcançar a tão sonhada liberdade financeira!
Por fim, não deixe de conferir os conteúdos gratuitos e continue desenvolvendo a sua educação financeira no instagram, youtube e facebook.