Hoje eu vim te apresentar algumas boas práticas financeiras que te fazer poupar algumas centenas de reais por mês.

Meu interesse não é te apresentar atalhos, até porque eles não geram resultados duradouros.

O que eu quero te mostrar são boas práticas que podem ser seguidas por um período curto, apenas para servir como um início da sua jornada financeira – assim como serviram para mim.

Mas, sem mais delongas, vamos lá:

Ganhar mais dinheiro

1- Elimine compras parceladas:

Os juros que você paga são muito maiores do que os que você recebe, ou conseguiria receber, investindo o seu dinheiro no mercado financeiro.

Além disso, muitas pessoas tendem a usar a função de parcelamento para reduzir o valor pago, mensalmente, para a aquisição de bens. E isso as faz comprar bens que não teriam a capacidade de adquirir, gerando uma ilusão de “empoderamento financeiro” – que não passa de uma postergação de problemas.

2- Reduza o consumo de energia:

Pequenas mudanças de hábitos em casa podem resultar em reduções relevantes no valor que você gasta mensalmente em energia.

Cada uma dessas dicas abaixo pode te ajudar a economizar alguns reais por mês:

• Tomar banhos mais rápidos;
  • Reduzir o termostato da geladeira;
  • Reduzir o uso de televisão (que tal ler um livro?);
  • Reduzir o consumo de ar condicionado (quando possível);
  • Tirar aparelhos em stand by da tomada.

3- Leve sua comida para o trabalho

O gasto com refeições fora de casa pode chegar a valores realmente relevantes.

Dependendo da sua cidade ou região de trabalho, você pode gastar entre R$ 15,00 e R$ 30,00 diariamente no horário do almoço.

Comida para o trabalho

4- Adeus alimentos pré-prontos

A lógica aqui é a mesma: alimentos pré-prontos, assim como alimentação em restaurantes, são muito convenientes. É muito mais fácil comprar a refeição pronta. Só que conveniência significa maior preço.

Nesse caso, vale a pena abrir mão de conveniência para gerar mais dinheiro por mês.

5- Só compre o que for necessidade básica

Se você está endividado, ou tentando poupar suas primeiras centenas de reais, você precisa cortar tudo que é tipo de compras.

Mantenha apenas o que for necessidade básica: alimentação e moradia, basicamente.

6- Carro? Venda-o ou deixe na garagem

Hoje em dia, até mesmo o transporte privado (via uber e equivalentes) acaba saindo mais em conta do que comprar um carro.

Se você seguiu o modelo Clube do Valor de gestão financeira pessoal e possui um carro, já deve ter percebido que a conta não fecha. Até porque um carro traz muito mais despesas do que o quanto você gasta com gasolina.

7- Lazer? Na medida do possível, de forma gratuita

É possível trocar programas pagos de lazer por programas gratuitos.

Pense fora da caixa. Busque trocar o cinema por passeios ao parque.

8- Três gastos para você interromper imediatamente

Que os profissionais desses setores (que são essenciais, no longo prazo) me perdoem, mas se você está em uma situação realmente ruim financeiramente você precisa cortar gastos:

1. Com a academia;
  2. Com massagens; e
  3. Com cursos de idiomas.

A saúde e o bem-estar são essenciais para uma vida equilibrada. E o investimento em conhecimento, mais ainda. Mas sempre é bom relembrar que o motivo desse capítulo é proporcionar-lhe ferramentas para desafogar o seu dia-a-dia. Para que você saia das dívidas ou para que você simplesmente monte sua reserva financeira.

Cortar gastos

9- Dê adeus aos restaurantes no final de semana

Na época em que eu prestava consultoria de planejamento financeiro, ficava realmente surpreso com a quantidade de clientes endividados que faziam suas quatro refeições do final de semana em restaurantes (muitas vezes, caros).

Essa é uma conta que pode se tornar relevante na sua vida. Experimente trocar essas refeições por refeições em casa. Garanto que, ao longo de um único mês, você vai poupar bastante dinheiro.

Eu não sigo nenhuma dessas 9 boas práticas.

“Como assim, Ramiro? Então por que você as ensinou para mim?”

No longo prazo, a sua vida precisa estar equilibrada. Você não só deve, como precisa gastar dinheiro com tudo que você valoriza. Porém, situações extremas requerem medidas extremas.

Não adianta estar endividado ou sem poupar nada e seguir frequentando uma academia cara. Ou passar os finais de semanas em restaurantes em vez de fazer suas refeições em casa…

O que eu mais vejo são pessoas em situações extremas que não tomam medidas extremas. E, definitivamente, eu não quero que você seja uma delas.

Então, para continuar te ajudando a trilhar o seu caminho até a tranquilidade financeira, eu vou voltar em breve para te dar um aviso muito especial:

Investimento para longo prazo começando com apenas R$200

O Clube do Valor desenvolveu um fundo com a facilidade da previdência, mas com a estratégia vencedora do Clube do Valor.

Tudo que posso te dizer é que é algo que, até então, não foi feito no Brasil.

Esqueça as previdências dos bancões!

Geralmente, vemos a previdência privada como um complemento da pública. Mas, como o Clube do Valor montou um fundo baseado em métodos e estratégias vencedoras, isso significa uma ótima opção de investimento.

Nele, você encontra diversificação com valor acessível, sucessão patrimonial sem complicações, aporte inicial de apenas R$200, facilidade para migrar de outras previdências e menor alíquota de IR (10%, podendo chegar a 0).

Para saber mais sobre o fundo e começar a investir no seu futuro agora, entre nesse link.

Por fim, não deixe de conferir os conteúdos gratuitos e continue desenvolvendo a sua educação financeira no instagramyoutube e facebook.