Você tem dinheiro guardado e não sabe como investir? Ou já investe, mas ainda tem dificuldade de saber qual a hora certa de comprar e vender? Já conta com a ajuda de um profissional para investir, mas está insatisfeito com o conflito de interesses? Contar com os serviços de uma consultoria de investimentos pode ser o ideal para você.

A consultoria de investimentos pode auxiliar você a tomar melhores decisões de investimentos, te mostrar como construir um planejamento financeiro e ainda acelerar o seu tempo de aprendizado com relação ao mercado financeiro.

Neste texto, você vai descobrir tudo o que precisa sobre este serviço para entender qual é o melhor momento de adquirir uma consultoria de investimentos.

O que é uma consultoria de investimentos?

A consultoria de investimentos auxilia as pessoas a tomarem as melhores decisões de acordo com os seus objetivos financeiros e otimizar resultados através de escolhas feitas de maneira racional e segura.

Ela funciona para investidores dos mais diversos perfis, desde os conservadores até perfis mais arrojados. Mesmo que você esteja investindo parte do seu patrimônio em renda fixa, a consultoria pode te ajudar a traçar um planejamento claro e conquistar os seus objetivos financeiros.

Na maioria das vezes, quem busca o serviço de consultoria deseja um serviço confiável e personalizado. Alguém que o investidor possa confiar de verdade e dividir seus anseios com relação aos investimentos.

Assim como o próprio nome já diz, a consultoria é um serviço de orientação. Ou seja, a manutenção da sua carteira e dos seus ativos ainda é da sua responsabilidade.

O que muda é que durante todo o processo de consultoria você tem um especialista ao seu lado, auxiliando na construção do seu planejamento, na tomada de decisões financeiras e nos próximos passos.

Por que fazer consultoria de investimentos?

Existem vários motivos para fazer uma consultoria, como:

Quanto custa e como calcular o valor de uma consultoria?

O primeiro ponto a se entender é que o consultor de investimentos não recebe comissões por suas indicações. Diferente do assessor de investimentos, a remuneração do consultor é definida pelo seu trabalho e valor gerado para o seu cliente, sem ganhos extras a partir de produtos. Os modelos mais comuns são:

  • Remuneração fixa;
  • Percentual acordado;
  • Receita recorrente.

O que faz uma consultoria de investimentos?

consultoria de investimentos

A consultoria de investimentos é um serviço de apoio à trajetória de investimentos. Nela, os profissionais certificados te ajudam a construir um plano de objetivos financeiros a partir das suas decisões de investimento.

É vital entender que, em um consultoria, o consultor não gerencia a carteira dos clientes. Mas sim, os orienta em suas decisões quanto ao seu dinheiro e investimentos.

Esse serviço possui profissionais especializados e licenciados, com alto conhecimento técnico e prático. Esses profissionais devem contar com diferentes certificações para que sejam habilitados a prestar consultoria.

No Clube do Valor, por exemplo, nosso corpo de consultores é formado por profissionais qualificados do mercado financeiro. Todos os nossos consultores possuem certificação CEA ou CFP® e recebem o mesmo treinamento que os profissionais responsáveis pela gestão de mais de meio bilhão de reais.

Ao entrar na consultoria, um deles estará à sua disposição, para que possa lhe acompanhar do início ao fim de seu ciclo de aprendizado. Nela, você tem uma pessoa que pode confiar no mundo dos investimentos. Alguém objetivo de verdade, com interesses alinhados aos seus e sem nenhum produto para te vender, exceto seus conselhos.

Consultoria de investimentos para acúmulo de patrimônio e geração de renda

Com a popularização dos investimentos nos últimos anos, cada vez mais pessoas buscam por serviços personalizados focados na multiplicação de patrimônio e construção de renda passiva.

Se você é uma dessas pessoas, o serviço de consultoria é para você.

Neste modelo de serviço, um planejador financeiro irá desenhar uma estratégia de investimentos alinhada aos seus objetivos financeiros e ao seu perfil de risco, mapeando a melhor relação entre risco e retorno para que você se sinta confortável com todos os passos. Podendo, assim, preparar o seu plano de aposentadoria ou renda passiva.

Quanto ganha um consultor de investimentos?

Como dito acima, o consultor de investimentos não ganha por comissão. Por isso, a remuneração de uma consultoria de investimentos, muitas vezes, depende do tipo de negociação que é feita entre os consultores e os clientes.

Como cobrar por uma consultoria financeira?

A consultoria financeira pode ser cobrada de três maneiras diferentes:

  • Remuneração fixa: o mais comum entre clientes que querem o acompanhamento do consultor a longo prazo. É acordado um valor fixo por mês ou por um determinado período de tempo;
  • Percentual acordado: um percentual em relação ao valor investido;
  • Receita recorrente: a remuneração do consultor é por meio de uma taxa de performance dos seus serviços. Além disso, é mais comum quando os clientes são mais experientes;

Quem pode atuar como consultor de investimentos?

Para ser um consultor de investimentos, é preciso de experiência e familiaridade com o mercado financeiro. Além disso, é preciso de algumas certificações. Assim, o consultor pode atuar tanto como pessoa física, quanto como jurídica.

Apesar de não ser obrigatório que o consultor tenha graduação nas áreas financeiras, isso é muito comum. As principais certificações são:

– CEA: Certificação de Especialistas em Investimento;
– CFP: Certified Financial Planner;
– CFA: Chartered Financial Analyst;

O que é preciso para ser um consultor financeiro?

Para se tornar um consultor financeiro, é preciso ter graduação em alguma área – não precisa ser na área de finanças. Além disso, o consultor precisa:

  • Estudar o mercado financeiro;
  • Obter a certificação emitida pela CVM;
  • Ter domicílio no Brasil;
  • Ter reputação ilibada;
  • Encontrar parceiros e clientes;

Como saber qual é a melhor consultoria de investimentos?

Para escolher a melhor consultoria de investimentos, é vital fazer uma pesquisa antes de contratar o serviço. Leia todos os conteúdos da empresa em seu site e blog, procure por depoimentos de outros clientes e marque um bate-papo com o setor comercial para tirar todas as suas dúvidas antes de contratar o serviço.

Além disso, você pode buscar pelo consultor ou empresa na CVM, para confirmar se eles estão certificados. Confira o passo a passo:

1. Acesse site CVM (www.cvm.gov.br)

2. Menu lateral > Assuntos > Regulados > Cadastro Geral da CVM

3. Pesquise por razão social, nome fantasia ou CNPJ.

4. Deve estar cadastrado como “Consultor de Valores Mobiliários”.

Lembre-se que estamos falando do seu dinheiro!

Onde encontrar um consultor?

Você pode procurar um consultor financeiro em pesquisas na internet, por meio das redes sociais, canais no YouTube ou até pedindo indicações de conhecidos que já contrataram este serviço.

Nós, do Clube do Valor, oferecemos esse serviço. Para falar com um dos nossos especialistas, basta clicar aqui.

Qual a diferença da consultoria de investimentos e da assessoria de investimentos?

A principal diferença entre uma consultoria e uma assessoria de investimentos é que a assessoria só pode oferecer os produtos disponíveis em seu portfólio para os clientes.

Enquanto a consultoria possui mais liberdade, uma vez que a sua função é auxiliar os clientes e aconselhar quais são os melhores investimentos baseados no perfil do consumidor, não estando presa a nenhum portfólio específico.

Assim, com um serviço de consultoria, você pode manter seus investimentos na corretora da sua escolha e não depender de uma mudança de plataforma ou banco para colocar em prática os seus aprendizados.

Dessa forma, para se escolher entre uma consultoria e os bancos e assessores, é preciso entender suas principais diferenças. Veja a seguir!

Não tem conflito de interesses

O primeiro grande diferencial entre uma consultoria de investimentos e os bancos e assessores é a ausência do conflito de interesses, já que o consultor não recebe comissão por suas recomendações.

Nos bancos e corretoras, o interesse dos gerentes de banco ou dos assessores ligados às corretoras é vender os produtos ligados a sua instituição, como fundos de investimentos ou CDBs. Dessa forma, eles ganham bônus a cada venda.

A principal desvantagem deste modelo é que, por vezes, o interesse dos gerentes e assessores pode não ser o sucesso do investidor. Mas sim, cumprir a meta de vendas que eles possuem. Por exemplo, um funcionário de um banco ou uma corretora pode ter uma remuneração melhor, mesmo que a rentabilidade do produto ofertado ao cliente seja inferior. 

Já o consultor financeiro não possui comissão relacionada aos produtos. Por isso, o seu interesse é totalmente voltado ao sucesso de seu cliente.

Baixo custo

Por ser um serviço construído a partir do conhecimento do consultor, alinhado a um desenvolvimento do cliente, a consultoria de investimentos tem um custo muito menor do que bancos e corretoras, que necessitam de infraestruturas muito mais robustas e tecnológicas.

Além disso, um mesmo consultor pode possuir diversos clientes, já que as plataformas de gestão o auxiliam para que isso seja possível, o que reduz ainda mais os custos.

Simplicidade e comodidade

Outra vantagem da consultoria de investimentos é a eliminação de burocracias exigidas por bancos e corretoras de investimentos mais tradicionais.

Não são pedidos vários documentações e formulários para a contratação de um serviço de consultoria. Além disso, não é preciso a presença física para nenhum tipo de assinatura ou algo do tipo.

Assim, além de eliminar a dor de cabeça causada por todos esses processos, reduz o tempo preciso para contratar o serviço e torna tudo mais automático e simples.

Segurança e transparência

Para que uma consultoria de investimentos possa atuar no Brasil, é preciso passar pela regulamentação do CVM. Por isso, as consultorias estão, a todo o momento, sendo fiscalizadas pelo órgão.

Além disso, não vendem produtos, mas sim prestarem um serviço. Ou seja, as consultorias podem ser transparentes com os seus clientes sobre qual a melhor estratégia e os melhores investimentos de acordo com os seus perfis.

Outra vantagem deste tipo de serviço é que a consultoria, em nenhum momento, recebe acesso ao dinheiro dos clientes. Assim, o dinheiro é investido no CPF do cliente e direto em sua conta do banco ou corretora.

Isto é, o consultor não tem acesso a essa conta. Dessa forma, se torna um processo 100% seguro, com o dinheiro podendo transitar apenas entre contas de mesma titularidade do cliente

Como saber quando eu preciso de uma consultoria de investimentos?

Por mais que você já tenha estudado sobre investimentos, e até se arriscado a gerenciar a sua própria carteira, contar com um serviço de consultoria de investimentos pode te ajudar a maximizar os seus resultados e reduzir os seus riscos.

Alguns motivos que podem fazer com que você perceba que precisa de uma consultoria são:

  • Você se sente desconfortável com os movimentos do mercado;
  • Sente que pode ter um retorno maior com os ativos que já possui;
  • Surgem dúvidas sobre o cenário econômico atual;
  • Você gostaria de mudar a estratégia e não sabe como;
  • Quer arriscar outros investimentos;
  • Se sente perdido na hora de comprar e vender ativo;

Benefícios da consultoria de investimentos

consultoria de investimentos clube do valor

Escolher por uma consultoria pode trazer diversos benefícios para os seus investimentos. Veja os principais benefícios da consultoria de investimentos do Clube do Valor.

Conhecimento e segurança

Como a consultoria de investimentos é um serviço de auxílio, você aprenderá tudo o que é preciso para investir o seu próprio patrimônio. Por isso, tem muito mais autonomia e segurança. Isto é, tem o saber para entender todas as movimentações, e muito mais controle do seu dinheiro.

Análise completa dos investimentos

Caso você já invista, o consultor te envia uma análise completa de todos os seus investimentos. Além disso, constrói de forma conjunta a sua primeira estratégia de alocação. Portanto, junto com o auxílio prestado e com o saber que você já obteve, irá entender toda a estratégia que está sendo sugerida para o seu perfil de investidor.

Consultor certificado

Para que um consultor possa atuar na área, é preciso que ele tenha o certificado emitido pelo exame da CVM. Assim, você pode contar com o auxílio de um consultor certificado lhe guiando em cada etapa prática.

Relatório confidencial da estratégia

Para que você acompanhe toda a sua estratégia, você irá contar com um relatório confidencial enviado para você com toda a sua estratégia de investimentos.

Consultoria 100% independente

A consultoria é 100% independente. E o que isso significa? Que é cobrado apenas um valor fixo, o que evita conflitos de interesse e mantém o foco apenas nos seus investimentos. O seu sucesso é o nosso sucesso.

Nosso propósito como Consultoria é construir o melhor plano estratégico para que todos os seus objetivos e metas sejam, de fato, atingidos!

Portfólio alinhado com o seu perfil de risco e interesses

Para que a sua estratégia de investimentos esteja de acordo com os seus objetivos e com o seu perfil, é vital que o seu perfil de investidor seja traçado. Assim, o seu dinheiro trabalha para você de acordo com o seu perfil de risco e com os seus interesses.

Consultoria de investimentos com o Clube do Valor

O Clube do Valor é uma consultoria de investimentos que te ajuda a investir por meio de um plano personalizado. Isto é, acelera a sua curva de aprendizado ao montar a sua carteira completa de investimentos, realizando os primeiros aportes junto com você.

Portanto, dá uma olhada nas vantagens de contratar o serviço de consultoria do Clube do Valor:

  • Você tem acesso a uma estratégia clara;
  • Toda estratégia é demonstrada e avaliada com você;
  • Filtramos as informações difundidas na internet para você;
  • Protegemos o seu tempo para que você possa focar no que importa de verdade (o seu trabalho, os seus filhos e a sua família);
  • Mostramos os tipos de investimentos que você não deve fazer;
  • Em cada passo você terá um consultor certificado ao seu lado
  • O contato será direto com seu consultor através do Whatsapp;
  • E muitas outras vantagens!

Entendemos o quanto o seu patrimônio é importante. Por isso, o Clube do Valor quer te ajudar, marque uma conversa sem compromisso para falarmos sobre os seus objetivos financeiros, os receios que você possa ter e as suas metas para o futuro.

Além disso, não deixe de conferir os nossos conteúdos gratuitos para continuar desenvolvendo a sua educação financeira no instagram, youtube e facebook.