Você está pensando em começar a investir num plano de previdência próprio, sem depender do INSS do governo? Neste guia completo, iremos explicar tudo o que você precisa saber sobre o Plano de Previdência Bradesco. Boa leitura!

O que é a Previdência Privada do Bradesco?

O Plano de Previdência Bradesco é uma aplicação financeira cujo objetivo é a aposentadoria do contribuinte. Qualquer pessoa interessada em aderir tem a liberdade de escolha e adequação às suas necessidades individuais.

A previdência privada é um dos serviços oferecidos pelo Grupo Bradesco Seguros, que também conta com plano de saúde, dental, seguro residencial, seguro de automóveis, serviços de capitalização e seguros de vida.

Como funciona o sistema previdenciário do Bradesco?

O Plano de Previdência Bradesco é o serviço oferecido pelo Grupo Bradesco Seguros de previdência privada. O sistema funciona como uma espécie de poupança que é realizada ao longo do tempo, onde os contribuintes fazem pagamentos para garantir uma renda futura na aposentadoria ou em casos de invalidez, morte ou doenças graves.

O sistema previdenciário do Bradesco é baseado em um regime próprio de previdência privada.

Os contribuintes que desejam participar do sistema precisam demonstrar interesse e aderir o plano que mais faça sentido para o seu estilo de vida e objetivos.

É importante destacar que o sistema previdenciário do Bradesco é um complemento à previdência social do INSS, que é o sistema previdenciário nacional. Por isso, é importante que os contribuintes verifiquem a sua situação previdenciária como um todo, considerando tanto o sistema nacional quanto o privado.

Como se cadastrar no Plano de Previdência Bradesco?

Para contratar o seu plano de previdência privada do Bradesco, você pode fazer uma simulação para descobrir qual é o plano ideal para as suas necessidades e procurar uma agência do Bradesco.

Como são as carteiras de investimentos do Plano de Previdência Bradesco?

Tudo o que você investe no plano de previdência privada do Bradesco é alocado num fundo de investimento.

O plano de Previdência Privada do Bradesco rende 100% dos fundos geridos pela BRAM (Bradesco Asset Management),que foi eleita a Melhor Gestora de Fundos de Previdência do País em 2020, numa pesquisa feita pela FGV em parceria com o jornal Valor Econômico.

Você pode ver o rendimento dos fundos oferecidos pelo Bradesco.

Há diversos fundos para diferentes tipos de perfis de investidores, desde conservador, moderado, dinâmico a arrojado. Descubra o seu perfil de investidor.

Quem pode contribuir para a previdência do Bradesco?

O Plano de Previdência Bradesco abrange qualquer pessoa interessada em aderir à previdência privada da instituição.

Eles são feitos para quem busca uma aposentadoria tranquila, para aqueles que se preocupam com o futuro de seus filhos, para quem gostaria de fazer um planejamento sucessório e até para aqueles que buscam apenas um incentivo fiscal.

Como funciona o cálculo do tempo de contribuição no Bradesco?

Na hora de aderir ao plano de previdência do Bradesco, você precisa definir seu objetivo financeiro, seu perfil de investidor, o quanto você pode aplicar por mês e quanto tempo gostaria de deixar o seu dinheiro rendendo e, se após esse período, gostaria de retirar todo o dinheiro de uma vez ou recebê-lo mensalmente.

A partir dessas informações, é calculado o quanto você receberá no final da aplicação.

Como contar o tempo de contribuição para a aposentadoria

No Plano de Previdência Bradesco, você escolhe quanto tempo quer investir, além dos aportes mensais que serão feitos.

Dependendo do seu objetivo, o quanto antes você começar e quanto mais você conseguir investir, mais rápido será para alcançar a sua aposentadoria pelo plano de previdência privada.

Por isso, o ideal é que você planeje a sua aposentadoria o quanto antes.

Fatores que influenciam no valor da aposentadoria

A aposentadoria é um benefício previdenciário que tem como objetivo proporcionar um suporte financeiro para o trabalhador na fase de inatividade. No entanto, o valor da aposentadoria pode variar de acordo com alguns fatores que influenciam diretamente na sua concessão.

Um dos principais fatores é o tempo de contribuição do trabalhador. Quanto mais tempo ele contribuiu para o INSS, maior será o valor da sua aposentadoria. Isso ocorre porque o cálculo é feito com base na média salarial do período em que o trabalhador contribuiu para a previdência social.

Outro fator importante é o salário de contribuição do trabalhador. O valor da aposentadoria é calculado com base em uma média das maiores remunerações recebidas pelo trabalhador ao longo de sua vida laboral. Ou seja, quanto maior for o salário de contribuição, maior será o valor da aposentadoria.

Além do salário, o quanto você economiza por mês e consegue guardar e investir também influencia no tempo em que irá demorar para atingir os seus objetivos. Por isso, preparamos uma planilha gratuita de gastos mensais para você organizar a sua vida financeira.

A idade do trabalhador também pode influenciar no valor da aposentadoria. Isso ocorre porque a aposentadoria por idade é um dos tipos de benefícios previdenciários que podem ser concedidos. Quanto mais velho for o trabalhador, maior será o valor do benefício.

Outro fator importante é o tipo de aposentadoria que o trabalhador irá solicitar. Existem diferentes tipos de aposentadoria, como aposentadoria por tempo de contribuição, por idade, por invalidez, entre outras. Cada uma dessas modalidades possui regras e critérios específicos para a concessão do benefício, o que pode influenciar no valor final da aposentadoria.

Além disso, alguns benefícios e adicionais podem ser incorporados ao valor da aposentadoria, como o décimo terceiro salário, as férias e o adicional de insalubridade ou periculosidade. Esses benefícios podem aumentar significativamente o valor final da aposentadoria.

Ainda, se o trabalhador optar por uma previdência privada para complementar a sua aposentadoria, o valor também deverá ser considerado no cálculo final.

Como simular o valor da aposentadoria no Bradesco?

A simulação do valor da aposentadoria é uma das informações mais importantes para quem está planejando a sua aposentadoria. No Bradesco, é possível simular o valor a ser recebido no futuro, levando em conta o tempo de contribuição, a idade e o salário atual do contribuinte.

Você pode fazer dois tipos de simulação na previdência do Bradesco:

  1. Plano de Previdência Bradesco: descubra qual dos planos de previdência do Bradesco é o ideal para as suas necessidades e quanto você deve investir para conquistar seus objetivos no futuro;
  2. Benefício fiscal: descubra o quanto você pode investir em um plano PGBL para maximizar sua dedução fiscal no Imposto de Renda.

No Plano de Previdência Bradesco, o mínimo para a contratação é de R$ 79,00, tanto na modalidade PGBL quanto na VGBL.

Você pode usar o nosso simulador de independência financeira para calcular em quanto tempo você chegará à sua renda desejada.

Quais são as opções de aposentadoria no Bradesco?

Há seis tipos de planos no Bradesco. Conheça-os!

Prev Jovem Bradesco

Ela conta com a figura do patrocinador como responsável financeiro, mas é contratada no nome e CPF do jovem.

O investimento pode ser utilizado para a concretização de projetos futuros como intercâmbio, faculdade, primeiro carro ou qualquer outro sonho que o jovem tiver.

Renda Fixa Bradesco

É ideal para quem busca um investimento de longo prazo, com uma série de serviços complementares e benefícios fiscais.

Nesta modalidade, você pode escolher entre contribuições mensais ou única, podendo realizar aportes a qualquer momento.

Multimercado Bradesco

Esta modalidade é ideal para quem busca realizar sonhos e atingir objetivos investindo em multimercado.

Você pode realizar uma contribuição única com aportes adicionais a qualquer momento ou investir mensalmente.

Renda Variável Bradesco

Ela é uma forma de diversificar os investimentos de longo prazo, planejar um futuro mais tranquilo e complementar a renda da aposentadoria.

Vida a Vida

Ideal para quem pensa no bem-estar da família e quer proporcionar uma fonte de renda segura aos dependentes.

Nesta modalidade, o contribuinte tem acesso à Assistência Funeral Familiar e Assistência Pet, um pacote com mais de dez tipos de serviços para cães e gatos de estimação.

Família Target Date (Data Alvo)

Ela faz o ajuste gradativo e automático do risco da carteira conforme o fundo se aproxima da data alvo escolhida, havendo, assim, uma diminuição do risco e aumento da preservação do capital.

Como solicitar benefícios no Bradesco?

Para solicitar benefícios no Bradesco, é necessário fazer a simulação de suas necessidades no site do Bradesco Seguros e procurar por uma agência do banco.

Uma vez feito isso, você poderá escolher quanto deseja investir e qual o plano mais adequado para você, de acordo com os seus objetivos.

Tipos de benefícios oferecidos pelo Bradesco

O Bradesco oferece serviços e benefícios do seu plano de aposentadoria para que você tenha um futuro mais tranquilo.

Entre os principais serviços, estão:

  • Saldos e extratos: você pode conferir o seu saldo acumulado e extratos de aporte e/ou resgate;
  • Simuladores de previdência: você pode descobrir em qual plano ou quanto investir para alcançar seus objetivos;
  • Rentabilidade de fundos: você pode consultar e comparar o índice de rendimento do fundo de investimento do seu plano;
  • Fazer aporte: você pode investir, de maneira simples, o valor desejado em seu plano;
  • Editar seus planos: você pode alterar a forma e o dia de pagamento, reduzir o valor de contribuição, mudar a data de vencimento do plano, entre outros;
  • Resgates: você pode solicitar o resgate dos valores investidos a qualquer momento, respeitando o período de carência;
  • Portabilidade interna: você pode mudar de plano e/ou o perfil do fundo de investimento, acompanhando o momento da sua vida;
  • Sorteios: você concorre a prêmios, de acordo com o plano contratado;
  • Entre outros.

Clube de Vantagens

Além de todos esses serviços e benefícios, você ainda tem um Clube de Vantagens com descontos exclusivos de:

  • Até 20% em produtos infantis;
  • Até 20% em escolas infantis;
  • Até 15% em livros e outros produtos de livrarias;
  • Até 50% na mensalidade de escolas de idiomas;
  • Até 50% em serviços de gastronomia.

Como escolher uma previdência privada?

A escolha de uma previdência privada pode ser um processo complicado e confuso, especialmente para aqueles que estão investindo nesse tipo de plano pela primeira vez. No entanto, escolher a previdência privada certa é crucial para garantir uma aposentadoria confortável e segura. Felizmente, existem alguns passos que você pode seguir para ajudar a tomar a melhor decisão para suas necessidades de aposentadoria.

1. Entenda seus objetivos de aposentadoria

Antes de escolher uma previdência privada, é importante entender seus objetivos de aposentadoria. Isso inclui coisas como idade de aposentadoria desejada, nível de renda desejado durante a aposentadoria e estilo de vida desejado após a aposentadoria. Certifique-se de ter uma visão clara desses objetivos antes de começar a procurar um plano de previdência privada.

2. Faça sua pesquisa

É importante fazer sua pesquisa antes de escolher uma previdência privada. Isso inclui pesquisar diferentes provedores de previdência privada, comparar taxas e despesas, entender as opções de investimento oferecidas e avaliar a reputação do provedor de previdência privada.

3. Entenda as opções de investimento disponíveis

Uma das principais considerações ao escolher uma previdência privada é entender as opções de investimento disponíveis. Os provedores de previdência privada geralmente oferecem opções de investimento como fundos mútuos, ações, títulos e outros investimentos. É importante entender essas opções e como elas se ajustam aos seus objetivos de aposentadoria.

4. Considere suas opções de retirada

Isso inclui coisas como quando você pode começar a retirar dinheiro, quantas vezes você pode sacar dinheiro e quais são as penalidades por retirar dinheiro cedo. Certifique-se de entender essas opções antes de escolher um plano de previdência privada.

5. Avalie as taxas e despesas

Isso inclui coisas como taxas de administração, taxas de investimento e outras despesas associadas ao plano. Certifique-se de entender essas taxas e despesas antes de escolher um plano de previdência privada.

6. Procure orientação profissional

Se você ainda está confuso sobre como escolher uma previdência privada, pode ser útil procurar orientação profissional. Um consultor financeiro pode ajudá-lo a entender suas opções de investimento, avaliar diferentes provedores de previdência privada e escolher o plano certo para atender às suas necessidades de aposentadoria.

Para isso, entre em contato com o nosso profissional de advisor, que irá ajudar você a tomar as melhores decisões

Dicas para escolher a certa para você

A previdência privada pode ser uma excelente opção para quem deseja garantir um futuro tranquilo e com mais segurança financeira. No entanto, escolher a previdência privada certa pode ser um desafio, especialmente diante da variedade de opções no mercado. Aqui estão algumas dicas para ajudar você a escolher a melhor opção para suas necessidades:

  1. Avalie seus objetivos financeiros: determine qual é o seu prazo de investimento, qual é o seu perfil de risco, qual é a sua renda atual e qual é o montante que você está disposto a investir. Tendo essas informações em mente, é mais fácil escolher uma previdência que atenda às suas expectativas;
  2. Compreenda as taxas: verifique se há taxas de carregamento, taxa de administração, taxa de performance, entre outras, e qual é o valor de cada uma. Compare as taxas oferecidas por diversas previdências para determinar qual é a mais vantajosa;
  3. Verifique o histórico de rentabilidade: uma das principais razões pelas quais as pessoas investem em previdências privadas é a possibilidade de obter uma rentabilidade maior do que a oferecida por outras opções de investimento. É importante verificar o histórico de rentabilidade da previdência antes de escolher. Isso pode ser feito através da análise do desempenho passado e de uma análise das tendências atuais do mercado (lembrando que não há garantias);
  4. Verifique a solidez da instituição: como a previdência privada é uma opção de longo prazo, é importante escolher uma instituição sólida e confiável. Verifique a situação financeira da instituição, sua reputação no mercado e a qualidade do seu atendimento ao cliente. Optar por uma instituição reconhecida no mercado é uma escolha segura;
  5. Entenda as opções de resgate: considere as opções de resgate, ou seja, como o dinheiro investido pode ser resgatado. Algumas previdências permitem o resgate integral do valor acumulado, enquanto outras permitem somente o resgate parcial. Avalie as opções de resgate de cada uma para escolher a mais adequada para suas necessidades;
  6. Analise as opções de portabilidade: analise a possibilidade de transferir o dinheiro investido para outra previdência sem perder benefícios. Essa é uma opção interessante caso você deseje mudar de instituição ou caso surjam novas opções no mercado que atendam melhor às suas necessidades.

Quais são as diferenças entre os planos abertos ou fechados?

Os planos abertos são aqueles contratados diretamente por você com a Entidade Aberta de Previdência (EAPC), como o Bradesco Vida e Previdência.

Já os planos fechados são contratados para um determinado grupo de pessoas, como empresas contratando para seus funcionários, associações de classes ou setoriais.

Entre os principais planos abertos estão os tipos PGBL e VGBL. Entenda mais sobre eles!

Como funcionam os planos de previdência PGBL e VGBL no Bradesco?

Os planos de previdência PGBL e VGBL do Bradesco podem ser usados para complementar a sua renda na aposentadoria ou para concretizar outros projetos, dependendo dos seus objetivos.

Em ambos os planos, não há tributação da rentabilidade durante o período de contribuição.

A escolha entre os planos PGBL e VGBL vai depender do tipo de declaração do Imposto de Renda que você faz.

O PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) e o VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre) são dois tipos de planos de previdência privada complementar do tipo aberto que são muito parecidos entre si, tendo sua principal diferença tributária, ou seja, quando e como você paga ou abate os impostos sobre o investimento.

Além disso, um plano não exclui o outro, podendo um ser complementar ao outro.

Os principais pontos em comum dos dois planos são:

  • Oferecem diversas opções de benefícios e de extensão aos beneficiários, como renda mensal vitalícia, renda mensal temporária, resgate único, entre outras;
  • As contribuições e benefícios devem ter seus valores atualizados pela variação do índice de acordo com contrato;
  • Podem oferecer benefícios além da renda, como pensão por morte, renda por invalidez, entre outros;
  • É possível fazer resgates, de acordo com contrato;
  • Menores de idade podem contratá-los;
  • Há diversas opções de fundos de investimento para se escolher (renda fixa e variável).

As principais diferenças entre os dois planos são:

  • O PGBL é indicado para quem faz declaração completo do IR, enquanto que o VGBL é para quem faz a declaração simplificada;
  • O PGBL é ideal para quem contribui para a Previdência Social, enquanto que o VGBL é indicado para quem contribui ou não para a Previdência Social ou Regime Próprio;
  • O PGBL pode ser contratado por aposentados;
  • O VGBL é isento de IR;
  • Amos os planos são indicados para quem pretende investir até 12% de sua renda bruta anual em previdência privada.

Durante o período de acumulação, os recursos depositados no PGBL podem ser deduzidos do IR até o limite de 12% da renda bruta anual, com condição de que o contribuinte recolha o INSS ou já seja aposentado. Além disso, no resgate, a tributação do IR é sobre o valor total (contribuições e rendimentos).

Já no VGBL, durante o período de acumulação, os recursos depositados não são dedutíveis no IR e, no resgate, a tributação do IR é somente sobre os rendimentos.

Durante o recebimento do benefício, o valor recebido no PGBL está sujeito à tributação do IR, enquanto que no VGBL somente os rendimentos do valor recebido estão sujeitos à tributação.

Quais são as formas de regime tributário da previdência do Bradesco?

O regime tributário refere-se à forma de cobrança do imposto sobre o dinheiro que você acumulou durante a sua contribuição à previdência privada.

Existem dois tipos de tributação que você pode escolher. Conheça-os!

Regime Progressivo

O valor de resgate é tributado em 15% na fonte como forma de antecipação do IR, podendo ser compensado na próxima declaração do IR.

Você pode escolher receber sua reserva em forma de renda mensal. Desta maneira, o desconto referente ao imposto segue a tabela progressiva do Informe de Rendimentos Pessoa Física (IRPF) com alíquotas de isento até 27,5%.

Regime Regressivo

Neste caso, a tributação é exclusiva na fonte e incentiva o investimento a longo prazo.

Dessa maneira, as alíquotas do imposto de renda partem de 35%, podendo chegar a 10% de percentual a ser aplicado no cálculo do valor do tributo a ser pago, para prazos de acumulação superiores a 10 anos.

Neste tipo de regime, não há previsão de deduções nem ajustes na declaração anual.

Quais são os tipos de taxa do Plano de Previdência Bradesco?

Existem dois tipos de taxas nos planos de previdência do Bradesco:

  • Taxa de administração: é o percentual expresso ao ano, descontado diariamente sobre o patrimônio líquido do fundo pelo serviço de gestão da carteira de investimentos e pela administração do fundo;
  • Taxa de carregamento: é o percentual calculado sobre as contribuições pagas pelos contribuintes, com o objetivo de suprir as despesas administrativas, de corretagem e colocação do plano de previdência. Essa taxa pode ser nula em alguns planos.

Como funciona o resgate e a renda do valor acumulado no Plano de Previdência Bradesco?

Ao final do período do seu plano, você terá um valor acumulado, que refere-se à soma do que você investiu mais os rendimentos.

Na hora do resgate, você pode escolher entre o resgate total deste saldo ou torná-lo em uma renda mensal.

É importante lembrar que a data do vencimento do seu plano pode ser alterada a qualquer momento.

Confira os tipos de renda:

  • Renda vitalícia: renda mensal paga durante toda a sua vida;
  • Renda temporária: renda paga somente à você por um determinado período;
  • Renda vitalícia por prazo mínimo garantido: renda mensal paga durante toda a sua vida ou durante um período mínimo escolhido por você;
  • Renda por prazo certo: renda mensal paga durante um período acordado por você;
  • Renda vitalícia reversível ao beneficiário indicado: renda mensal paga durante toda a sua vida, depois transferido para o beneficiário que você indicou por toda a vida dele também;
  • Renda vitalícia reversível ao cônjuge e aos menores: renda mensal para durante toda a sua vida, depois transferida para o cônjuge e, depois ainda, revertida aos filhos até completarem 24 anos.

Previdência privada do Clube do Valor

A previdência privada do Clube do Valor é uma opção interessante para quem procura uma forma de investimento de longo prazo e quer garantir uma renda complementar na aposentadoria.

Na previdência privada, você não tem incidência de antecipação de Imposto de Renda feita em maio e novembro, que é comum em fundos de renda fixa e multimercado. Além disso, você pode pagar menos IR no resgate, podendo inclusive zerar completamente o imposto.

Ainda, o seu plano de previdência privada passa direto para os beneficiários, que são escolhidos pelo titular, sendo o IR cobrado apenas no resgate do valor. Desta maneira, o todo o processo fica muito mais barato.

Em tudo isso, você conta com profissionais certificados nacional e internacionalmente, investindo numa carteira diversificada, que engloba diversos tipos de ativos que contam com uma estratégia sistematizada, gerando maior rentabilidade a longo prazo.

Tenha mais segurança na hora de investir no seu futuro com o nosso plano de previdência privada.

Carteira de investimentos da previdência privada do Clube do Valor

A previdência privada do Clube do Valor é uma excelente opção para aqueles que desejam investir em suas aposentadorias. E para garantir uma boa rentabilidade, a carteira de investimentos é composta por diversos tipos de ativos.

A estratégia do fundo de previdência do Clube do Valor é composta por 25% em Renda Variável e 75% em Renda Fixa. Na parte de Renda Fixa, a composição da sua carteira é dividida em: 35% indexada à inflação, 20% em pré-fixada e 20% em pós-fixada.

Já os 25% de Renda Variável serão divididos meio a meio, ou seja, 12,5% em ações norte-americanas e 12,5% em ações brasileiras. Nas nossas ações brasileiras, iremos aplicar a nossa Estratégia das Ações Mais Baratas da Bolsa.

Você pode acessar o nosso ranking gratuito com as 10 ações mais baratas da bolsa.

Para garantir os nossos resultados, nós utilizamos a estratégia do Constant Mix, ou seja, realocamos ativos de renda variável de acordo com o resultado deles, sempre mantendo o equilíbrio. Desta maneira, com uma composição constante das classes de ativos, garantimos que o fundo se mantenha constantemente dentro dos seus parâmetros de risco e retorno.

Além disso, essa estratégia nos disciplina a aproveitar essas oscilações naturais do mercado.

Benefícios da previdência privada do Clube do Valor

Investir o seu dinheiro na previdência privada do Clube do Valor, pensando na sua aposentadoria, é um dos melhores investimentos que você pode fazer.

Confira as vantagens da nossa previdência:

  • Fundo diversificado com valor acessível;
  • Sucessão patrimonial sem complicações;
  • Aporte inicial de apenas R$ 200,00;
  • Facilidade para migrar a sua atual previdência;
  • Menor alíquota de IR, 10% podendo chegar a zero;
  • Taxa de administração de 1% (versus taxa média do mercado de 1,72%);
  • Benefício nas taxas tributárias;
  • Não dependência do INSS.

As informações contidas nesse artigo foram baseadas no regulamento da respectiva previdência com consultas feitas em maio de 2023. Qualquer alteração no regulamento, normas e regras não são de responsabilidade do Clube do Valor. Recomendamos que qualquer dúvida quanto a sua previdência deva ser respondida pelo atendimento da própria empresa.