A taxa Selic Hoje é [taxa selic]%.
Agora, você já se perguntou quanto uma aplicação vinculada à taxa selic teria rendido no passado?
Foi pensando nisso que desenvolvemos essa ferramenta:
tivesse investido no tesouro Selic.
Nossa base inicia em 01/07/1994.
COMO UTILIZAR A CALCULADORA RETROATIVA DA TAXA SELIC?
Antes de mais nada:
Se você não sabe o que é a taxa selic e como ela funciona, então você precisa ler esse guia completo sobre o tema:
Entendida a dinâmica da taxa, vamos à utilização da ferramenta.
Você só deve incluir três inputs nela:
O valor disponível para (hipoteticamente) investir;
A data hipotética da aplicação;
A data hipotética do resgate;
A partir daí, a ferramenta vai te mostrar quanto a sua aplicação teria se valorizado no período.
Mais do que isso: ela vai mostrar uma simulação de quais teriam sido (i) seus custos, (ii) o IR a ser pago e (iii) o retorno líquido (livre de taxas) de uma aplicação passada no tesouro selic.
Interessante, não é mesmo?
Agora, caso você não tenha interesse em simular o rendimento histórico da Taxa Selic, e sim apenas ter uma noção do quanto um investimento hoje atrelado à taxa renderia, então temos outra calculadora:
CALCULADORA INVESTIMENTO NA TAXA SELIC ATUAL
O funcionamento dessa calculadora é ainda mais simples do que o da anterior.
Basta incluir (i) o valor a ser investido hoje e (ii) o prazo, em meses, de seu investimento, que ela retornará o quanto essa aplicação renderá SE (e somente se) a taxa selic do período for igual à taxa selic hoje.
Assim como a calculadora retroativa, ela mostra o retorno líquido. Ou seja, o quanto teria sobrado “no seu bolso”, livre de taxas e impostos a pagar.
Planilha para cálculo de independência financeira
O que você vai conhecer a seguir é calculadora online de independência financeira que está disponível para todos através deste link.
É bem fácil entender e trabalhar em cima dela.
Ela é basicamente composta por três abas diferentes: o cálculo de independência financeira, a fase de acumulação e a fase de distribuição.
Cálculo da Independência Financeira
A primeira aba é onde você descobre o seu número de independência financeira.
No primeiro campo, você precisa preencher o quanto você deseja ganhar mensalmente quando cumprir o seu objetivo.
No nosso caso, o valor é de 20 mil reais.
Na segunda célula, você precisa colocar a taxa anual sobre a qual seus investimentos vão render.
Vale ressaltar que essa é a taxa de retorno acima da inflação e líquida de impostos, o que vai manter o seu poder de compra ao longo dos anos.
A minha sugestão é manter os 6%, que é o retorno de longo prazo que eu estimo que uma diversificada carteira de investimentos vai render líquido de inflação, de impostos e de custos.
Esse número que é gerado automaticamente na terceira linha é o seu número de independência financeira.
Esse é o patrimônio meta que você precisa alcançar para chegar ao seu objetivo de conseguir ter a renda passiva vitalícia desejada.
Planilha de gastos mensais
Para te ajudar, o Clube do Valor criou um modelo completo e gratuito de planilha para você de Controle de Gastos Mensais, que usamos com os nossos alunos, dá uma olhada:
Com ela você pulará várias etapas, porque já fizemos este trabalho para você. Depois de fazer o download (aproveita que é gratuito!), você só precisa personalizar as categorias (ou pode usar as nossas sugestões que já vem prontas), inserir os valores e voi-là, você poderá facilmente acompanhar para onde vai o seu dinheiro.
Na primeira aba, ficam as categorias de gastos – que são exatamente essas que já descrevi um pouco antes, bem como as categorias de receitas e de investimentos.
Já na segunda aba, você vai informar absolutamente todas as transações realizadas, com o sinal de negativo (-) para valores pagos e positivo (+) para valores recebidos. Você irá informar, ainda, em qual conta bancária houve movimento.
Automaticamente, o seu fluxo de caixa será atualizado na terceira aba contendo as despesas totais por mês, o saldo das contas e o resultado líquido (que é o quanto “sobrou” ou “faltou” no mês). Isso vai garantir o seu total controle financeiro! Clique aqui para ganhar a planilha.