Muitos investidores procuram por ações com menores P/Ls para adicionar ao seu portfólio de investimentos. Mas será que avaliar este indicador é fundamental para tomar uma decisão?

Ao compreender o Preço/Lucro das empresas, os investidores podem avaliar o preço de uma ação baseado nos lucros dela, o que pode ser um bom indicativo para se levar em consideração. Da mesma forma, a liquidez dessas ações é essencial para garantir que o investidor possa vender a qualquer momento e obter lucro. Além disso, a diversificação entre as ações com os menores P/Ls pode ajudar os investidores a se protegerem contra os riscos inerentes ao mercado de ações.

Neste artigo, discutiremos fatores como a política de dividendos e a consistência dos lucros, e como eles afetam essas ações. Boa leitura!

Entendendo o P/L (Preço/Lucro)

P/L nos investimentos significa “preço sobre lucro” e é uma métrica utilizada pelos investidores para avaliar a atratividade de uma ação em termos de seu preço em relação aos lucros que a empresa gera.

O cálculo do P/L é bastante simples: divide-se o preço atual da ação pelo lucro dela. A fórmula é:

P/L = Preço da Ação x Quantidade de Ações / Lucro

O resultado dessa equação é um número cardinal e não uma porcentagem, que indica quantas vezes o mercado está disposto a pagar pelo lucro gerado pela empresa.

Um P/L alto indica que os investidores estão pagando mais caro pelas ações em relação aos lucros gerados pela empresa. Isso pode sugerir que a ação está sobrevalorizada, ou seja, seu preço pode não estar alinhado com o real desempenho da empresa. Porém, também pode refletir boas expectativas do mercado sobre ela.

Por outro lado, um P/L baixo pode indicar que a ação está com preço atrativo, possivelmente subvalorizada, o que pode representar uma oportunidade de investimento. Ou, ainda, pode indicar que o mercado tem baixa confiança no negócio.

Já se o P/L for negativo, isso significa que a empresa está operando com prejuízo e que os investidores estão pagando mais caro pelo preço da ação do que o lucro que a companhia consegue produzir.

Lembrando que não existe um P/L ideal, ou seja, não há um número em específico que explique se aquele P/L é bom ou ruim. Na verdade, é necessário que este indicador seja avaliado junto com outros fatores para que se possa analisar se, naquele cenário, a empresa está apresentando um P/L bom ou ruim.

Além disso, analisar apenas este indicador isoladamente pode não refletir o contexto exato daquela empresa, pois existem setores que podem oscilar de maneiras diferentes em determinados momentos políticos e econômicos do país em que a empresa está inserida.

A importância do P/L no mercado de ações

O P/L é um dos principais fatores a se analisar no mercado de ações, pois, a partir dele, é possível identificar o valor das ações com base no lucro da empresa. Se você ficar preso a apenas o indicador do lucro, por exemplo, pode ter uma noção errada da saúde financeira daquela companhia em específico.

Além disso, o P/L pode indicar a expectativa do mercado em relação ao desempenho futuro da empresa. Ou seja, um P/L pode indicar que os investidores esperam que a empresa tenha um crescimento significativo de lucro no futuro, enquanto um P/L menor pode ser ao contrário.

Para entender se essas empresas com os menores P/Ls fazem sentido para a sua estratégia de investimento, entre em contato com a nossa equipe de especialistas de wealth advisor.

Top 10 ações com os menores P/Ls

Após entender a importância de avaliar o P/L das empresas que você pretende investir, confira quais são as top 10 ações com menores P/Ls em agosto de 2023:

  1. Renova Energia (RNEW4): 0,50;
  2. Marfrig (MRFG3): 1,42;
  3. Petrobras (PETR4): 2,23;
  4. Bradespar (BRAP4): 2,57;
  5. Banco da Amazônia (BAZA3): 3,26;
  6. Suzano (SUZB3): 3,48;
  7. Gerdau (GOAU4): 3,67;
  8. Banco do Nordeste (BNBR3): 3,69;
  9. Jalles Machado (JALL3): 3,77;
  10. Gerdau (GGBR3): 3,92.

Lembrando que a lista acima não é uma recomendação de carteira, mas apenas uma listagem das empresas que preencheram os critérios para serem enquadradas de acordo com o filtro que estamos analisando neste artigo.

Liquidez dessas ações

A liquidez de uma ação refere-se à facilidade com que ela pode ser comprada ou vendida no mercado, ou seja, a rapidez com que os investidores podem converter suas ações em dinheiro sem afetar significativamente o preço da ação. A relação entre o P/L e a liquidez das ações pode variar significativamente e não há uma regra estrita que estabeleça uma conexão direta entre essas duas métricas.

Ações de empresas com menores P/L geralmente tendem a ser mais atraentes para os investidores, o que pode levar a um aumento na demanda por essas ações no mercado e, consequentemente, a uma liquidez maior. É importante entender que uma liquidez alta é a consequência de ações com menores P/Ls e não a causa.

Se você quiser entender mais sobre o mercado de ações, pode baixar gratuitamente o nosso guia completo sobre ações.

Diversificação entre as ações com os menores P/Ls

A diversificação ao investir em ações com os menores P/Ls é vital para obter retornos consistentes. É importante identificar seu perfil de investidor e os prazos para seus objetivos, realizar uma pesquisa abrangente e determinar uma estratégia para seguir e então distribuir seus investimentos por diferentes segmentos, a fim de mitigar o risco associado a um único setor.

Ao diversificar os seus investimentos, você pode aumentar a sua exposição ao mercado de ações sem aumentar tanto os seus riscos (lembrando que sempre haverá riscos ao investir em renda variável).

Quer entender se a sua carteira está diversificada? Solicite uma análise gratuita de carteira da nossa equipe de especialistas.

A saúde financeira dessas empresas

Embora um baixo P/L seja um indicador positivo de que a ação está barata, ele por si só não fornece uma visão completa da saúde financeira de uma empresa. É essencial avaliar outros aspectos para ter uma compreensão abrangente da situação da empresa.

Alguns dos indicadores que você pode analisar na hora de entender a saúde financeira dessas empresas são:

  • Liquidez;
  • Endividamento;
  • Margens de lucro;
  • Fluxo de caixa;
  • Valor da empresa;
  • Lucro operacional.

Não há uma relação direta entre um baixo P/L e a saúde financeira da empresa, já que o P/L é mais uma percepção do mercado em relação às ações daquela companhia do que de fatores internos da empresa, como sua saúde financeira – que depende de muitos outros fatores.Por isso, é importante que se verifique todo o contexto daquela companhia e não um fator isoladamente.

Como a política de dividendos afeta essas ações

As ações com menores P/Ls pode ser consideradas como mais estáveis, mas isso não significa que não tenham riscos associados. A política de dividendos das empresas que têm as ações com menores P/Ls também pode afetar a saúde da empresa, assim como a liquidez dos seus títulos.

Seus dividendos podem dar ao acionista uma renda consistente e estável, ou pode ser um sinal de que a empresa não está conseguindo gerar lucros. Por isso, é importante considerar a política de dividendos para entender se a empresa distribui lucros consistentemente e se vale a pena investir nessas ações.

Além disso, ter um baixo P/L não significa que a empresa distribuirá uma quantidade de proventos maior, pois pode ser deliberado pelo Conselho Administrativo que o lucro excedente tenha outra finalidade, como o reinvestimento na empresa.

Para acompanhar os dividendos da sua carteira, nós criamos e disponibilizamos gratuitamente uma planilha de cálculo de dividendos em ações.

A visão de longo prazo para essas ações

Uma das principais considerações a se fazer ao investir em ações com menores P/Ls é a perspectiva de longo prazo. Ao olhar para os rendimentos e o valor do preço sobre lucro, o investidor deve considerar o histórico da empresa para entender se ela está crescendo ou não.

Além disso, o investidor deve estar ciente de que a saúde financeira de uma empresa pode mudar significativamente ao longo do tempo. Uma empresa que tem um baixo P/L agora, pode não ter mais dentro de alguns anos. Por isso, apesar de ser importante verificar esses dados, é fundamental ter em mente que não há garantias de como a ação estará no futuro.

Ações que quase entraram na lista

Apesar de, em agosto de 2023, estas empresas terem um baixo P/L, elas não entraram no top 10 das ações com menores P/Ls. Veja quais são essas empresas:

  1. Positivo (POSI3): 4,29;
  2. Banco do Brasil (BBAS3): 4,29;
  3. Aliansce Sonae (ALSO3): 4,54;
  4. Banese (BGIP4): 4,57;
  5. CEB Distribuição (CEBR3): 4,66.

Lembrando que a lista acima não é uma recomendação de carteira, mas apenas uma listagem das empresas que preencheram os critérios para serem enquadradas de acordo com o filtro que estamos analisando neste artigo.

A importância da consistências dos lucros nessas ações

Uma das principais vantagens das ações com os menores P/Ls é que elas geralmente têm uma história de lucro consistente. Isso significa que os investidores viram um retorno de longo prazo dos seus investimentos, pois as empresas cresceram e mantiveram um lucro positivo. Empresas com consistentes lucros altos são mais propensas a manter bons indicadores no futuro, mostrando um desempenho mais estável e duradouro.

Ao monitorar essas ações, é importante ter em mente que o desempenho de lucro consistente não é garantido e é necessário acompanhar de perto os relatórios financeiros para avaliar se os lucros são mantidos. Além disso, é importante lembrar que existem outros fatores para o sucesso de uma ação além de lucros consistentes, como a saúde financeira da empresa, a liquidez, a política de dividendos e o desempenho do mercado.

Monitorando as ações com os menores P/Ls

Monitorar as ações com menores P/Ls é importante por uma série de fatores, como analisar o desempenho dela, se o P/L está aumentando ou diminuindo ao longo do tempo ou quais as políticas da empresa, no que ela tem investido, entre outros.

Apesar disso, é importante tomar cuidado com as fontes em que você acompanha as informações das empresas. Procure optar sempre por seus relatórios financeiros oficiais, além de acompanhar o desenvolvimento do setor. Você também pode optar por plataformas de investimentos, como Investidor10 ou StatusInvest.

Portanto, se você decidir investir em ações com menores P/Ls, é importante verificar se essas empresas fazem sentido na sua estratégia de longo prazo. Conte sempre com a nossa equipe de wealth advisor e monte uma estratégia para o seu perfil de investidor e objetivos financeiros.

IMPORTANTE: Este conteúdo possui finalidade educacional e informativa e não deve ser considerado como uma análise de valores mobiliários ou uma recomendação de investimento específico. Nós, do Clube do Valor, compartilhamos conhecimentos sobre finanças e investimentos com o objetivo de promover a educação financeira.

É importante ressaltar que não somos uma casa de análise. Portanto, qualquer menção a ativos financeiros neste conteúdo não representa uma recomendação direta de compra ou venda desses ativos.

Nosso foco principal é oferecer informações e estratégias gerais, com o objetivo de te ajudar a entender melhor o mercado de investimentos. As informações apresentadas são baseadas em fontes confiáveis e na experiência de nossa equipe, mas não garantimos sua precisão, atualidade ou integridade.

Cada pessoa é responsável por tomar suas próprias decisões de investimento, considerando sua situação financeira, objetivos e perfil de risco. É importante lembrar que o desempenho passado de ativos financeiros não garante resultados futuros e que o mercado financeiro é volátil e sujeito a mudanças imprevisíveis.

Em suma, recomendamos que você busque informações adicionais, faça pesquisas independentes e consulte profissionais qualificados antes de tomar decisões de investimento. Se você quer o acompanhamento de um especialista em investimentos, você pode entrar em contato com um de nossos planejadores e ganhar uma análise de carteira gratuita por um profissional qualificado.