O BLMG11 é um fundo de investimento imobiliário que oferece aos investidores a possibilidade de investir em imóveis sem a necessidade de adquirir uma propriedade física.

Este artigo tem como objetivo apresentar informações detalhadas sobre o BLMG11, incluindo sua estrutura, funcionamento e o desempenho histórico.

Antes de começar, acesse a nossa Planilha de Rendimento em FIIs para acompanhar o desempenho do BLMG11 e de outros fundos imobiliários. Clique aqui para utilizar esta ferramenta para fazer análises mais aprofundadas.

O que é o BLMG11 e como funciona

O BLMG11 é um fundo imobiliário da gestora Bluemacaw Gestora de Recursos LTDA.

Definição e características do BLMG11

O Bluemacaw Logística é um fundo imobiliário do tipo tijolo que investe majoritariamente em ativos resilientes, com alto potencial de geração de renda, nos setores de galpões logísticos e industriais. Dessa maneira, a obtenção de renda do fundo se dá por meio da aquisição ou construção para gerar ganhos com aluguéis ou com a venda dos imóveis.

Apesar de estar localizado em todas as regiões do Brasil, seu foco é na região Sudeste e em ativos com exposição ao mercado de e-commerce.

Ele é um fundo de investimento imobiliário do tipo ANBIMA do tipo renda gestão ativa do segmento galpões logísticos. Além disso, é constituído sob a forma de condomínio fechado, com duração indeterminada e regido pelas disposições legais e regulamentares que lhe forem aplicáveis.

Como o BLMG11 é negociado na Bolsa de Valores

As cotas do fundo do Bluemacaw Logística são negociadas com o ticker BLMG11 na Bolsa de Valores brasileira (B3).

As aplicações realizadas no fundo não contam com a garantia do Administrador ou do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), não podendo o administrador ser responsabilizado por eventuais depreciações dos ativos que compõem a carteira do fundo.

Por isso, é sempre importante conversar com o seu Consultor para entender se este é o melhor investimento para a sua carteira.

Quem pode investir e como adquirir cotas

Qualquer pessoa física ou jurídica pode investir no BLMG11, desde que possua uma conta em uma corretora de valores cadastrada na B3.

A compra de cotas do BLMG11 é realizada por meio da plataforma de investimentos da corretora, que permite a realização de ordens de compra e venda de ativos financeiros.

Como funciona a gestão do BLMG11

O Vortx DTVM Ltda. é o administrador, o controlador, o custodiante e o escriturador do fundo, enquanto que a Bluemacaw Gestora de Recursos Ltda é a gestora.

A taxa de administração é de 0,95% ao ano sobre o patrimônio líquido, enquanto que a taxa de performance é de 20% do que exceder o benchmark de 6% ao ano corrigido por IPCA. 

O fundo distribui pelo menos 95% dos seus resultados auferidos, conforme legislação brasileira, apurados segundo o regime de caixa. O cálculo é feito com base no balanço semestral encerrado nos dias 30 de junho e 31 de dezembro de cada ano.

Planilha de Rendimento de Fundos Imobiliários

Em primeiro lugar, gostaria de garantir que esta planilha será uma ferramenta simples eficaz para auxiliar no planejamento da sua jornada financeira, contendo apenas duas abas.

Vou explicar cada uma das partes da planilha:

planilha de fundos imobiliários

Valor da carteira: Indica o valor total investido na carteira de FIIs.

Estimativa de recebimento mensal: É uma projeção do que você poderia receber mensalmente com base nos dividendos distribuídos pelos FIIs listados.

Estimativa de recebimento pelo último valor pago: Outra projeção de recebimento, que leva em conta o último dividendo pago por cada FII. Isso pode variar mês a mês.

Lista de FIIs: os nomes dos FIIs.

Tipo: Categoria do FII, como Híbrido (investe em mais de um tipo de imóvel ou direito real), Títulos e Val. Mob. (investe em títulos de renda fixa imobiliária), entre outros.

Preço Atual: Valor atual da cota de cada FII.
% na carteira: Percentual que cada FII representa no valor total da carteira.

Rendimento médio: Rendimento médio mensal de cada FII, geralmente expresso como percentual.

Último rendimento: O rendimento mais recente pago por cada FII, normalmente referente ao último mês.

Estimativa DY mensal: A estimativa do Dividend Yield mensal, que é a relação percentual entre o dividendo recebido e o preço da cota.

Estimativa DY mensal / Estimativa DY anual: A comparação entre o Dividend Yield mensal e o anual, dando uma ideia da rentabilidade esperada ao longo de um ano.

Desempenho e histórico do BLMG11

Aqui no Clube do Valor fazemos uma da análise de indicadores para verificar se vale a pena investir em determinado ativo. Mas nessa parte vamos analisar o desempenho e o histórico dele para ver como performou no passado.

Análise do desempenho ao longo do tempo

Para avaliar o desempenho do BLMG11 ao longo do tempo, é preciso analisar seu histórico de rendimentos e valorização de cotas.

Se analisarmos de fevereiro de 2021 até março de 2023, podemos perceber que a cota caiu cerca de 40% no período, como podemos ver no gráfico a seguir:

Como o BLMG11 tem se saído em relação a outros fundos imobiliários

O desempenho do BLMG11 em relação a outros fundos imobiliários pode variar de acordo com as condições do mercado e a estratégia de gestão de cada fundo.

Por exemplo, em relação ao IFIX (Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários), que é o índice que mede o desempenho médio dos fundos imobiliários na B3, o BLMG11 tem apresentado um desempenho positivo (0,23%) nos últimos doze meses (análise feita em março de 2023), o que não confere um grande destaque a ele.

Dividendos e rentabilidade do BLMG11

O dividend yield de BLMG11, que é o rendimento gerado para o dono da ação pelo pagamento de dividendos, é de 15,3% nos últimos doze meses, o que pode ser considerado alto.

Além disso, o último rendimento do fundo foi de R$ 0,78 por cota (rendimento de 1,15%). Nos últimos 12 meses, o BLMG11 teve um rendimento distribuído de mais de R$ 36 milhões.

Quer descobrir quanto você pode receber mensalmente investindo nos melhores FIIs? Baixe a nossa planilha gratuita de rendimentos de fundos imobiliários.

Fatores que afetam o desempenho do BLMG11

Existem diversos motivos que podem afetar o desempenho de um fundo imobiliário, tanto internos quanto externos.

Mudanças na taxa de juros e seu impacto no BLMG11

A taxa de juros pode afetar tanto a rentabilidade dos imóveis do fundo quanto a demanda por investimentos em imóveis em comparação a outras aplicações financeiras.

Quando as taxas de juros estão elevadas, os investimentos em imóveis podem se tornar menos atrativos em comparação a outras aplicações financeiras, como títulos públicos e fundos de investimento de renda fixa.

Além disso, o BLMG11 pode enfrentar dificuldades em renovar contratos de locação de imóveis, já que as empresas podem optar por reduzir seus custos com aluguel em um cenário de aumento das taxas de juros.

Por outro lado, em um cenário de queda das taxas de juros, o BLMG11 pode se beneficiar de uma maior demanda por investimentos em imóveis comerciais.

Como a taxa de juros serve para realizar a precificação das cotas dos FII’s, é muito comum que as cotas se valorizem quando os juros caem e que se desvalorizem quando os juros sobem.

Riscos e vantagens de investir no BLMG11

Como todo e qualquer ativo financeiro, investir em BLMG11 apresenta riscos e vantagens.

Os principais riscos associados ao investimento no BLMG11

Um dos principais riscos de investir em BLMG11 é o de vacância dos imóveis do fundo, que pode impactar diretamente a geração de renda e a rentabilidade do investimento, além do risco de inadimplência dos locatários.

Também é importante lembrar que o preço das cotas do BLMG11 pode sofrer variações no mercado secundário, o que pode resultar em perdas financeiras para o investidor, caso opte por vender suas cotas em um momento de desvalorização.

Outros fatores externos, como mudanças na regulamentação do setor imobiliário, variações na taxa de juros e oscilações no mercado financeiro, também podem impactar o desempenho do BLMG11 e, consequentemente, o retorno do investimento.

As vantagens do BLMG11 em relação a outros tipos de investimentos

Uma das vantagens de investir em BLMG11 é a possibilidade de você investir em imóveis de qualidade, sem a necessidade de comprá-los.

Além disso, investir no fundo imobiliário BLMG11 é isento de Imposto de Renda. 

Outras vantagens são:

  • Localização nas grandes cidades do país;
  • Acesso a empreendimentos de alta qualidade;
  • Dividendos recorrentes;
  • Liquidez e praticidade;
  • Baixo custo;
  • Proteção contra a inflação;
  • Renda fixa e variável ao mesmo tempo.

De qualquer maneira, investindo ou não em BLMG11, a diversificação da sua carteira de FIIs é uma boa solução, pois garante mais segurança e reduz a volatilidade. Por isso, preparamos um material gratuito com os 7 fundos imobiliários mais baratos e que pagam bons dividendos.

Como avaliar se o BLMG11 é adequado para o seu perfil de investimento

O primeiro ponto a avaliar é se o investimento em fundos imobiliários está alinhado com os seus objetivos financeiros de longo prazo.

O BLMG11 é um fundo imobiliário que tem como objetivo principal investir em imóveis comerciais para geração de renda, portanto, se o seu objetivo financeiro é ter uma fonte de renda passiva a longo prazo, esse fundo pode ser uma boa opção.

Além disso, você precisa avaliar o seu perfil de risco. Investir em fundos imobiliários de tijolo envolve riscos, como o risco de vacância dos imóveis, inadimplência dos locatários, oscilações no mercado financeiro e desvalorização das cotas no mercado secundário. Portanto, é importante ter uma tolerância adequada ao risco. Por se tratar de renda variável, o ideal é que você invista com um horizonte longo, em torno de cinco anos.

Por fim, a melhor forma de saber se um fundo imobiliário deve compor a sua carteira é:

  • Entendendo se ele passa nos seus critérios de seleção;
  • Adequando a proporção que ele deve ter em sua carteira.

Se você é um investidor mais arrojado, pode ter uma parte relevante da carteira em renda variável, com uma estratégia que selecione fundos mais descontados, aceitando maior volatilidade por um prêmio elevado no longo prazo.

Por outro lado, se você for um investidor mais conservador, pode fazer mais sentido ter um percentual pequeno de renda variável na carteira, e ter critérios que selecionem fundos mais estáveis e previsíveis, abrindo mão de um retorno superior para manter a carteira mais constante.

Se você quer saber qual o melhor método para você, faça uma Análise de Carteira de Investimentos com um planejador financeiro do Clube do Valor.

Como acompanhar o desempenho do BLMG11

Para acompanhar o desempenho de BLMG11, existem diversas opções disponíveis para os investidores.

Onde encontrar informações sobre o BLMG11 na internet

Algumas das principais formas de monitorar o desempenho do fundo são por meio de sites especializados (como o Fundamentus e o Status Invest), plataformas de investimentos, relatórios do fundo, análise de mercado ou pelo próprio site do fundo.

Como interpretar a cotação de outros indicadores do BLMG11

Algumas das principais informações que podem ser obtidas a partir dessas fontes são:

  • Preço da cota: representa o valor atual de cada cota do fundo. É importante lembrar que o preço das cotas pode variar ao longo do tempo;
  • Rentabilidade: é calculada com base no retorno gerado pelo fundo por meio da distribuição de dividendos e eventual valorização das cotas;
  • Dividend yield: o dividend yield representa a relação entre os dividendos distribuídos por BLMG11 e o preço atual da cota;
  • P/VP: é um indicador que relaciona o preço da cota de BLMG11 com o valor patrimonial do fundo;
  • Liquidez: se refere à facilidade de compra e venda das cotas do fundo no mercado.

A partir desses e outros indicadores, é possível fazer análises que orientem o investidor sobre a situação do fundo.

No Clube do Valor, os principais indicadores utilizados na seleção de fundos imobiliários são Mediana de Dividend Yield dos últimos 12 meses, P/VPA e liquidez, além de outros filtros de segurança. Assim escolhemos os 15 FIIs baratos e melhores pagadores de dividendos da bolsa. Conheça a nossa estratégia de fundos imobiliários.

IMPORTANTE: Este conteúdo possui finalidade educacional e informativa e não deve ser considerado como uma análise de valores mobiliários ou uma recomendação de investimento específico. Nós, do Clube do Valor, compartilhamos conhecimentos sobre finanças e investimentos com o objetivo de promover a educação financeira.