Para montar sua carteira no mercado acionário, escolher o tipo de ação adequado é importante. Por isso, vale a pena realizar avaliações sobre as oportunidades disponíveis e, entre elas, estão as ações da Minupar — identificadas pelo ticker MNPR3.

Essa é uma alternativa ligada ao setor alimentício, com presença na bolsa há mais de 3 décadas. Antes de investir, entretanto, você deve conhecer as características principais da empresa.

Na sequência, aprenda a avaliar a oportunidade e descubra se é interessante investir nas ações MNPR3!

Qual é a história da Minupar?

MNPR - vale a pena investir nas ações da Minupar

A Minupar é uma holding controladora que, inicialmente, tinha o nome de Minuano – Exportação, Participação e Administração Ltda. Ela foi criada em 1984, focada no comércio e na exportação de produtos alimentícios.

Em 1990, por aprovação de uma assembleia geral extraordinária, passou a ser denominada Minupar Participações S/A. Com a mudança, os acionistas da então Companhia Minuano de Alimentos passaram a ter direito de trocar suas ações pelos papéis da Minupar.

Atualmente, o foco da holding é a participação acionária em outras empresas do grupo. Porém, indiretamente, seu objeto social está ligado ao setor alimentício.

A controlada Companhia Minuano de Alimentos, por sua vez, é focada na produção avícola, com abate e processamento de carne de frango, além da produção de industrializados desse setor.

IPO na B3

Devido à mudança ocorrida na estrutura e no objeto social, a Minupar fez sua oferta pública inicial (IPO) na bolsa em 1990. A partir de então, as ações da Minupar ficaram disponíveis na bolsa de valores.

A participação na empresa é possível pelas ações MNPR3, que são do tipo ordinárias. Com isso, concedem direito a voto aos acionistas — cujo peso depende do volume de ações de cada pessoa.

Como é a presença do mercado alimentício na bolsa?

Para entender melhor a possibilidade de investir nas ações MNPR3, é preciso ir além do histórico do negócio. Na prática, deve-se compreender quais são as características e os impactos do segmento alimentício na B3.

Como parte da classificação da bolsa de valores, empresas desse ramo são incluídas no setor de consumo não cíclico. Com isso, tendem a ser menos afetadas pelos ciclos da economia, já que a demanda costuma se manter.

No caso da classificação da B3, ainda existe o subsetor de “Alimentos processados”. Em setembro de 2021, 12 empresas — incluindo a Minupar — faziam parte dessa classificação. No segmento de carnes e derivados, eram 6 as companhias participantes.

Quais são as principais características da Minupar?

Agora que você conhece o histórico da empresa e o setor ao qual ela pertence, é o momento de identificar suas características específicas. Veja outros pontos para conhecer antes de investir em ações da Minupar!

Capitalização

É comum classificar as empresas da bolsa de acordo com o volume de capitalização. Isso corresponde ao valor que seria necessário para adquirir todas as ações disponíveis do negócio. A MNPR3 tinha capitalização de R$ 76 milhões, em setembro de 2021. 

Em geral, empresas com capitalização abaixo de R$ 10 bilhões são consideradas small caps. Devido ao tamanho da Minupar, ela pode ser entendida como nano cap, o que significa baixa capitalização e baixo volume de negociação.

MNPR - vale a pena investir nas ações da Minupar

Dividendos

Os dividendos são um dos critérios considerados por muitos acionistas na hora de avaliar uma empresa. Eles são um tipo de provento que correspondem à distribuição de parte dos lucros entre os investidores, de modo proporcional à quantidade de ações de cada um.

Entre os investidores focados no longo prazo e que desejam compor renda passiva, é comum a busca por boas pagadoras de dividendos. Uma das formas de fazer isso é pela análise do dividend yield (DY), que é dado pela seguinte fórmula:

DY = Total de dividendos pagos nos últimos 12 meses / Cotação atual da ação

Porém, ao observar o histórico da MNPR3 você notará que ela não é, historicamente, uma pagadora de dividendos. Entre setembro de 2020 e setembro de 2021, por exemplo, não houve distribuição de dividendos.

Fatos relevantes

Antes de incluir a MNPR3 em sua carteira de ações, também é essencial considerar fatos relevantes já divulgados . Um dos mais importantes foi o anúncio da oferta pública de aquisição (OPA) por parte da controladora.

A notícia foi comunicada oficialmente em janeiro de 2021 e tem como objetivo fazer com que a companhia não seja mais uma empresa de capital aberto. Diante do anúncio, a cotação da MNPR3 sofreu um aumento, mas é preciso ter atenção com essa valorização pontual.

O processo de OPA já foi aprovado e, até setembro de 2021, ainda estava em andamento. Por isso, é recomendado acompanhar atualizações nesse sentido. A dinâmica pode apresentar oportunidades para investidores ou especuladores.

Vale a pena investir em MNPR3?

Considerar as informações anteriores sobre a MNPR3 ajuda a decidir sobre comprar a ação ou não. Porém, também é preciso ir além para definir se o investimento vale a pena para o seu caso. 

A seguir, veja quais são aspectos importantes!

Identifique seu perfil de investir

Antes de fazer qualquer tipo de investimento, é essencial saber qual é o seu nível de tolerância ao risco. Pensando na sua capacidade de assumir riscos, você pode ser classificado como investidor conservador, moderado ou arrojado.

O mercado de ações, em geral, costuma ser mais alinhado com investidores moderados e com os arrojados. Considerando as características da Minupar, você também pode ter uma ideia a respeito dos riscos do negócio. Logo, pense em como isso se encaixa em seu perfil.

Analise seus objetivos financeiros

MNPR - vale a pena investir nas ações da Minupar

O investimento em ações, normalmente, é voltado para quem tem foco no longo prazo. Com isso, o primeiro passo é identificar se os seus objetivos são compatíveis com esse prazo.

Além disso, considere sua estratégia de investimento. Se a sua intenção for receber dividendos, avalie essa questão específica — em especial, no caso da Minupar.

Faça uma análise fundamentalista

Depois de avaliar suas características como investidor, é importante fazer uma análise fundamentalista completa sobre os papéis. Por meio dos indicadores fundamentalistas, é possível conhecer qual é a situação econômica, financeira e mercadológica do negócio.

Além de entender o cenário atual, você pode identificar quais são as perspectivas para a Minupar e se o investimento tende a ser positivo. Portanto, a decisão se vale a pena investir em MNPR3 é individual e depende da sua análise.

Como você viu, a ação MNPR3 é uma alternativa do setor alimentício que é negociada na bolsa de valores brasileira. Antes de investir, entretanto, é preciso fazer uma avaliação completa para identificar se a oportunidade é adequada para a sua carteira.

Quer desenvolver suas habilidades para investir em ações? Conheça o curso “Descomplicando o Mercado de Ações”!