O ROI é uma sigla muito utilizada no mundo do marketing digital para analisar a efetividade de campanhas e anúncios. Mas você sabia que ela também pode ser utilizada no mundo das finanças e investimentos?
Neste artigo, vamos explicar para você o que é ROI, como calculá-lo e como identificar se ele é positivo ou não. Continue a leitura!
O que é ROI?
O ROI significa Return On Investment em inglês e pode ser traduzido como Retorno Sobre o Investimento. Ele é um dos indicadores financeiros mais importantes que você pode acompanhar na sua empresa e nos seus negócios.
Ele é usado para saber se o resultado financeiro de um investimento foi bom ou ruim, podendo ser positivo, quando gerou lucro, ou negativo, quando gerou prejuízo.
É importante ressaltar que este indicador pode ser utilizado em investimentos no qual existe uma correlação direta de entrada e saída de recursos.
Quanto vale 1 ROI?
O ROI é um indicador demonstrado em formato de porcentagem. Ou seja, quando temos ROI 1 ou de 100%, quer dizer que se teve um lucro de R$1,00 a cada R$1,00 gasto.
Por exemplo, se você investiu R$10,00 em uma ação (ou qualquer outra atividade, como as campanhas de marketing, por exemplo) e obteve R$20,00 de retorno, dizemos que você teve 100% de retorno sobre o seu investimento.
Qual a diferença entre ROI e Payback?
Antes de entendermos a diferença entre as duas métricas, é importante explicarmos o que é Payback. Essa é uma métrica que avalia em quanto tempo uma ação demora para se pagar, ou seja, qual é o prazo que esse valor leva para voltar ao caixa.
Enquanto o ROI pode ser usado para entender se vale a pena investir em uma ação, o Payback avalia qual é o tempo que o capital aportado leva para retornar ao caixa.
O que é um ROI ideal?
Como o ROI avalia o quanto determinado investimento retornou, um ROI ideal é sempre igual ou maior do que 1, que significa 100%.
Isso porque, se o ROI for menor do que 100%, quer dizer que você receberá menos do que o montante investido.
Por que é importante calcular o ROI?
Como o ROI é um indicador que permite saber quanto se ganha ou perde no investimento de determinada ação, calcular o ROI é extremamente importante para acompanhar os resultados da sua carteira.
Além disso, também possibilitará a você comparar as ações que possui e identificar qual possui o maior retorno sobre o montante investido.
Assim, ele se torna um indicador fundamental para avaliar o desenvolvimento dos negócios e das ações, já que é possível analisar a qualidade dos investimentos realizados, bem como a real performance da ação (e não necessariamente o seu valor bruto).
Como fazer o cálculo do ROI?
O cálculo do ROI é muito simples!
Por ser uma correlação, o resultado do ROI será sempre um valor positivo (quando há lucros) ou negativo (quando há prejuízos). O valor final é o número de vezes que o investimento deu retorno, ou sua porcentagem.
A fórmula do ROI é a seguinte:
ROI = (ganho obtido – investimento inicial) / investimento inicial
Ao final, é necessário multiplicar o resultado por 100 para obter o valor percentual.
Como calcular o ROE?
Apesar da sigla ser parecida, o ROI e o ROE são dois indicadores diferentes. Enquanto o primeiro significa Retorno Sobre o Investimento, o segundo é Return On Equity, ou Retorno sobre o Patrimônio Líquido.
Ou seja, o ROE é um indicador que relaciona o lucro de uma empresa com seu patrimônio líquido, resultando na sua rentabilidade.
Para calcular o ROE, deve-se seguir a seguinte fórmula:
ROE = Lucro Líquido / Patrimônio Líquido x 100
O resultado será sempre em percentagem.
Como saber se o ROI é bom?
A análise de quanto um ROI pode ser considerado bom é bastante relativa, podendo variar de ação para ação, custo-benefício, comportamento do setor em que a empresa está inserida, entre outros.
O que é unânime em todas as análises é que o ROI deve ser sempre igual ou maior do que 1 (ou 100%), pois isso demonstra que você obteve retorno de, pelo menos, tudo o que foi investido no negócio/ação.
Porém, ROI maior do que zero também pode ser considerado bom, já que você está obtendo um retorno maior do que o custo. Além disso, deve ser considerado na análise o tempo que se levou para obter o retorno.
Quanto maior o ROI melhor?
Sim, pois, seguindo a fórmula mostrada anteriormente, quanto maior o lucro líquido e menor o custo de investimento, maior o ROI.
Ou seja, quanto maior for o resultado do ROI da ação ou negócio analisado, maior será o retorno sobre o investimento, podendo significar um aumento do lucro sem aumento de gastos, ou um aumento/estabilidade do lucro com uma diminuição dos gastos.
O que significa quando um ROI é negativo?
Assim como o comportamento do ROI quando ele é positivo, sendo igual ou maior do que 1, quando o ROI é negativo quer dizer que você teve prejuízo.
Aviso importante: ROI entre 0,1 e 0,9 significa que o seu retorno foi menor do que o valor investido, porém ainda é maior do que o custo.
Quando o ROI é negativo, quer dizer que o seu custo foi maior do que o investimento, fazendo com que você tenha prejuízo no final da operação.
O que é um ROI alto?
Quanto maior for o ROI, mais atrativo é o investimento. Porém, não existe um número limite para o indicador, fazendo com que seja sempre possível que ele cresça mais.
Para verificar se um ROI “foge aos padrões”, é importante analisar as ações de outras empresas do mesmo segmento para que se estabeleça um ROI médio daquele setor e, assim, poder comparar se o ROI está alto.
Como fazer o ROI no Excel?
Para criar um ROI no Excel, basta adicionar a fórmula do indicador baseado nas colunas da planilha.
Por exemplo, você deve criar uma célula no excel com o valor do investimento e outra com a receita. Depois disso, basta aplicar a fórmula do ROI nas células correspondentes:
ROI = (ganho obtido – investimento inicial) / investimento inicial
Feito isso, o Excel calculará automaticamente o seu ROI. O resultado obtido será em número bruto, então basta multiplicar por 100 (ou criar outra célula no excel para ter os dois valores à mostra) para ter o valor percentual.
Neste exemplo, a fórmula que está na célula B3 é:
=(B2-B1)/B1
Enquanto a fórmula que está na célula B4 é:
=B3x100
Ao interpretar a planilha, pode-se notar que, a cada R$1,00 investido, o retorno foi de R$0,80 ou 80%.
Qual o ROI médio?
Para descobrir o ROI médio, é importante analisar empresas do mesmo setor, estabelecer o ROI delas e, então, fazer o cálculo da média para descobrir o resultado.
Cada setor possuirá um valor médio diferente e, por isso, é importante analisar empresas que estejam no mesmo setor da sua, para que você entenda a média de mercado e possa, então, avaliar se suas ações estão acima ou abaixo da média.
Como interpretar o ROI de uma empresa?
Se pode usar o ROI para avaliar se uma ação está sendo boa ou não, mas também é um indicador importante para as empresas.
A partir dele, é possível analisar se a empresa está no “caminho certo”, ou seja, se os investimentos que ela tem feito (em pessoas, em novos negócios/produtos, etc) estão retornando números positivos ou negativos para ela.
Conheça mais alguns benefícios de calcular o ROI de uma empresa:
- Permite que você consiga avaliar se os investimentos estão contribuindo para a obtenção de resultados;
- Você consegue planejar metas e objetivos com base em resultados atingíveis;
- Cria um histórico e um ROI médio próprio da empresa, no qual você pode comparar o seu crescimento;
- Identifica o prazo do retorno dos investimentos;
- Viabiliza tomadas de decisões mais objetivas;
- Proporciona um real aumento na receita e no lucro.
Como diminuir o ROI?
Quanto maior o ROI, melhor são os resultados que você está tendo com as ações. Por isso, o esforço deve ser sempre em otimizar o ROI, como diminuição do tempo e dos gastos necessários para a obtenção do retorno sobre o investimento, e nunca como diminuir ele.
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