Essa é, sem dúvidas, a pergunta que eu mais escuto nas rodas de amigos e leio aqui nos comentários do blog e nas caixinhas de pergunta no Instagram. E confesso que relutei alguns meses até decidir escrever esse texto…

O motivo? Sempre fico na dúvida se o interlocutor está atrás de um atalho para enriquecimento rápido e fácil, ou se a pergunta é motivada por interesse genuíno em investir bem, multiplicar patrimônio e usufruir os benefícios disso.

Depois de muita reflexão, um incentivo (ou empurrão) da editora-chefe deste blog e otimismo sobre a relação das pessoas com o dinheiro, percebi que sim: existe “o melhor investimento hoje”!

Mais de 30 mil alunos do Clube do Valor e mais de 800 famílias atendidas pelos nossos serviços de Wealth Management e Consultoria Advisor já tem essa resposta. E, refletindo, me dei conta que fica ainda melhor: eles saberão essa resposta daqui a uma semana, daqui a um mês, daqui a um ano… nunca mais terão essa dúvida nas suas vidas.

Parece muito bom para ser verdade, eu sei. Fique comigo no texto que vou explicar nos próximos 9 minutos como a nossa forma de investir elimina essa pergunta das suas buscas. 

Ou você prefere seguir perdendo horas e horas no Google procurando “Qual o melhor investimento hoje?”? Você decide…

Quem investe melhor: o mercado, os humanos ou os macacos?

Só faz sentido falar sobre o melhor investimento se entendermos quem pode nos dar essa resposta: o mercado, os humanos ou os macacos. Macacos, sim. Você não leu errado…

A primeira comparação é do mercado x humanos. O JP Morgan, líder global em investimentos e serviços financeiros em geral, fez um estudo comparando o desempenho do mercado (representado por vários índices de renda fixa, renda variável, commodities, etc.) e do investidor médio por 20 anos, de 2001 a 2020. O resultado? O mercado ganhou “de lavada”…

Aqui, já fica claro como o investidor médio não sabe qual é o melhor investimento. Talvez até pior: pode até saber, mas seus vieses emocionais destroem seus resultados (vende na baixa e compra na alta, vai com a manada, etc.).

Bom, já sabemos que o mercado ganha do investidor médio humano. E os macacos?

Burton G. Malkiel, em seu livro A Random Walk Down Wall Street (em tradução livre, “Um Passeio Aleatório por Wall Street”), que vendeu mais de 1,5 milhão de cópias, sugere que macacos de olhos vendados, escolhendo um portfólio de ações jogando dardos em uma página financeira de jornal, performariam tão bem quanto gestores profissionais (e melhor que o investidor médio).

Como (quase) tudo no mundo tem um louco para testar, adivinhe: criaram o fundo do macaco russo e o índice de ações norte-americano do macaco. Isso mesmo!

E, provando que Burton estava errado…os macacos performaram muito melhor que a média dos gestores profissionais!! (pode ficar tranquilo, nós aqui do Clube do Valor não participamos dos estudos).

Te explico rapidinho: em 2008, na Rússia, um experimento fez com que a macaca Lusha selecionasse, de forma aleatória, um portfólio de ações de oito empresas entre trinta opções disponíveis. Esse portfólio foi mantido por 10 anos e, então, comparado à performance dos gestores de fundos russos no mesmo período. O resultado: a macaca Lusha entregou 750% de rentabilidade e foi melhor que 94% dos gestores de fundos russos!

Nos EUA, o pessoal foi mais literal com o livro de Burton. Em 1999, o macaco Raven jogou 10 dardos em um alvo com 133 ações de empresas para selecionar 10 para o seu portfólio. Esse portfólio deu origem ao índice Monkeydex. Nesse ano, o índice do macaco teve um retorno de 213%, superando mais de 6.000 investidores profissionais de Wall Street. E ele também performou 4x melhor que o índice Dow Jones e 2x melhor que o índice Nasdaq.

(se você gostou dessa história de macaco investidor, dá uma olhada no perfil “Monkeystocks” no Instagram para dar boas risadas)

Então é isso, será que os macacos ganham dos humanos e do mercado? São eles que sabem sempre “qual é o melhor investimento”? 

Claro que não! Contei essa historinha para tirar um aprendizado importante e te divertir (talvez não nessa ordem…): nem sempre escolher os investimentos de forma ativa (buscar “o melhor investimento hoje”) performa melhor que o mercado ou que escolher os investimentos de forma aleatória e mantê-los por alguns anos (ou uma década).

Guarde isso em mente e siga comigo, pois vou te mostrar como os humanos podem ganhar do mercado (e dos macacos) e sempre saber “qual é o melhor investimento hoje”. Antes, mais um ingrediente…

Um aliado poderoso: o tempo

Ainda na busca pelo “melhor investimento hoje”, te apresento um excelente aliado: o tempo.

Talvez você não tenha notado esse detalhe, mas a macaca Lusha teve um grande mérito: ela manteve o seu portfólio de investimentos por 10 anos. Afinal, ela não acompanhava as notícias, não tentava prever grandes crises ou grandes oportunidades, não conversava com outros investidores (humanos, ao menos)… ela ficou alheia a tudo isso.

Em um estudo feito por Morgan Housel considerando dados de 1871 a 2012, o percentual de vezes que um portfólio de ações que replica o índice de mercado da bolsa norte-americana teria um retorno positivo, considerando diferentes prazos de manutenção dessa carteira.

Ou seja: quem replicou o mercado por apenas 1 dia teve 52% de chance de retorno positivo (é quase aleatório, 50/50 de chance); quem replicou por 2 meses teve apenas 60% de chance de retorno positivo; e assim por diante. Veja, agora, a beleza do tempo: quem replicou o mercado por 10 anos teve 88% de chance de retorno positivo. Bem melhor, certo?!

Isso sem citar que quem replicou o mercado por 20 anos teve 100% de chances (!) de retorno positivo. Em outras palavras: em todos os períodos consecutivos de 20 anos, entre 1871 e 2012, o mercado teve retorno positivo.

Bem, a conclusão aqui é bastante óbvia: eu sou fã de ter retornos positivos e sei que você também é. Logo, recomendo que você use esse importante aliado na busca por bons investimentos: o poder do tempo.

Como saber qual é o melhor investimento?

Lembra que nem sempre conseguimos ganhar do mercado ao escolher nossos investimentos, certo? E, como acabamos de ver, o fator tempo é um aliado poderoso para gerar bons resultados (a macaca Lusha que o diga).

Talvez, até aqui, você já esteja pensando em replicar algum índice de mercado e manter essa carteira por muitos anos.

Mas agora vem a melhor parte: dá para performar muito melhor e é assim que fazemos aqui no Clube do Valor! E existe um passo-a-passo para isso.

O ponto de partida é saber que unimos dois fatores que, juntos, são quase imbatíveis:

1. Estratégia com bons resultados: uma boa estratégia vai te dizer sempre “qual é o melhor investimento hoje” – o que você deve comprar e o que deve vender, com clareza.

2. Tempo e paciência: usamos o tempo ao nosso favor para potencializar os resultados da estratégia. E se você ainda precisa ser convencido da importância do tempo, vamos aprender com o melhor que já existiu, Warren Buffett: “O mercado é uma máquina que transfere dinheiro dos impacientes para os pacientes.”. Logo, a paciência é também muito importante para investir bem e é uma virtude já validada pelos grandes investidores.

Antes de definir com os nossos clientes que estratégia usar, sempre olhamos para a pessoa. Afinal, “o melhor investimento hoje” não é o mesmo para todo mundo: ele depende de vários fatores pessoais, como seu perfil de tolerância à risco, seus objetivos de vida, seu contexto atual, entre outros. Portanto, faz mais sentido falar em “o melhor investimento hoje para você”.

Então, de maneira resumida, para encontrar “o melhor investimento hoje”, o passo-a-passo que usamos com nossos clientes e que orientamos nossos alunos a usarem, é:

1. Perfil de Investidor:

Entender seu perfil como investidor. Mais agressivo, mais avesso a perdas, como reage quando o mercado sobe, quando o mercado cai, qual é a maior queda que pode ver na carteira, etc.

Nos nossos serviços, isso é feito por meio de um questionário próprio e uma conversa do nosso Especialista Financeiro com o cliente. Mas você pode usar o nosso teste do perfil de investidor para descobrir rapidamente o seu clicando aqui.

2. Objetivos e contexto de vida:

Entender onde você está e para onde quer ir. Quais são seus objetivos de vida e, por consequência, financeiros, em 1, 2, 5, 10 anos? Quais são as metas intermediárias que vão mostrar que você está indo com sucesso em direção aos objetivos?

E qual é o seu cenário hoje? Quanto você já consegue investir por mês? Como é o seu contexto familiar (cônjuge, filhos, etc.)?

3. Definição da estratégia de investimentos:

Com base nas respostas dos itens 1 e 2, fica mais fácil escolher a estratégia de investimentos adequada.

Pense bem: alguém que é jovem, está ingressando no mercado de trabalho, não tem filhos e tem alta tolerância a risco, provavelmente, deve investir diferente de alguém que já está na fase de viver de renda, aposentado e com netos.

4. Seguir a estratégia com disciplina:

Como você já viu, é adicionar o ingrediente tempo ao passo anterior e aproveitar o excelente “sabor” dessa mistura.

Além de revelar essa sequência lógica, vamos mais além! Eu sei que você está se perguntando: “E o passo 3?!”. Eu sei…a maioria das pessoas quer saber sobre isso quando me pergunta “qual é o melhor investimento hoje?”. Quer saber o ativo que deve comprar, que ativos ter em carteira, que ativos não ter, etc.

Vamos lá falar sobre a fórmula de investimento que responde a tudo isso!

banner calculadora de independência financeira

A fórmula para o melhor investimento

Aqui no Clube do Valor, não gostamos de escolher os investimentos com base em orientações vagas, como “selecione empresas de qualidade”; “escolha empresas das quais é cliente e gostaria de ser sócio”, “compre empresas de setores com potencial de crescimento”, etc. Isso é o que você deve encontrar em muitos lugares. Porém, investir assim não é muito diferente de investir como a Lusha ou o Raven.

O que nós gostamos é de investir com fórmulas. Uma fórmula de investimento é uma forma quantitativa de escolher os ativos que compõem a sua carteira, baseada em critérios pré-definidos e em dados. Dessa forma, não há espaço para vieses emocionais, achismos e apostas.

Uma fórmula para escolher ações, por exemplo, é algo parecido com isso:

  1. Liste todas as ações listadas na bolsa brasileira.
  2. Aplique os seguintes filtros:
    1. Elimine ações com menos de 200 mil reais de negociação por dia.
    2. Elimine ações com resultado operacional zero ou negativo.
    3. Elimine ações em Recuperação Judicial.
    4. etc.
  3. Ordene as empresas do maior para o menor indicador XYZ.
  4. Etc.

Portanto, ao aplicar fórmulas de investimento, posso dizer que, sim, nossos clientes e alunos sempre sabem o que comprar e o que vender em suas carteiras – que é, na prática, saber “qual é o melhor investimento hoje”! Não há mais a dúvida sobre o que fazer com um ativo específico.

Outro benefício das fórmulas de investimento é que elas podem ser testadas no passado. É o que se chama de backtest: como existem bases de dados disponíveis com o histórico do mercado, é possível aplicar a fórmula a esses dados e, logo, ver qual teria sido o resultado.

Ou seja, você testa a forma de investir e, se os resultados forem melhores que o mercado, tem um bom indicativo de potencial de sucesso (lembre-se: retorno passado não garante retorno futuro, então ninguém pode te prometer rentabilidade, nem mesmo com um backtest). 

Veja, por exemplo, esse backtest com os resultados da nossa fórmula de investimento em ações, que chamamos de Método As Ações Mais Baratas da Bolsa:

qual o melhor investimento hoje de mil reais
*Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura

Esses dados nos mostram que o método teve uma rentabilidade total de 10.480% no período de 27 anos, superando de longe o IBOVESPA (índice de mercado) e o CDI. Esse método teria transformado mil reais em R$ 105.804, contra apenas R$ 4.828 do IBOVESPA. Ou seja, é possível bater o mercado com um método claro, validado e consistente.

Veja abaixo, no exemplo real de um cliente da nossa gestora, como a sua carteira de ações com a nossa fórmula (linha verde) performou mais de 200 pontos percentuais acima do IBOVESPA no mesmo período, desde cerca de metade de 2016.

rentabilidade da carteira melhor investimento hoje
*Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura

Por fim, é importante reforçar: uma fórmula não vai indicar para você “a ação do momento”, “o único e melhor ativo que você deve ter”. Note que eu falei em “carteira”, “portfólio”. Uma boa fórmula deve entregar isso a você: um conjunto de ativos que forme uma boa carteira, com bom potencial de valorização, proteção e diversificação.

E aí, ficou interessado em conhecer mais sobre as nossas fórmulas de investimento e nunca mais precisar pesquisar “qual é o melhor investimento hoje”? Deixo aqui os links para que você as conheça:

Fórmula Clube do Valor de investimento em ações

Fórmula Clube do Valor de investimento em fundos imobiliários (FIIs)

E se quiser ir mais além e ter o conforto e a tranquilidade do nosso time de Especialistas Financeiros cuidando de tudo para você, conheça os nossos serviços de Financial Advisor, Wealth Management (gestão de patrimônio) e Previdência Privada.

Nem o mercado, nem os humanos, nem os macacos: um viva às fórmulas!

Ao chegar aqui, espero eu tenha tido êxito em te mostrar que, sim, existe uma forma de saber “qual é o melhor investimento hoje”, ou melhor, “qual é o melhor investimento hoje para você”.

É uma forma sistemática e que passa por: (i) Entender seu perfil como investidor; (ii) Definir seus objetivos e contexto atual de vida; (iii) Ter uma estratégia clara, vencedora e que seja uma fórmula: assim, você saberá sempre que ativos deve comprar e que ativos deve vender; (iv) Usar o tempo como seu aliado.

Dessa forma, você saberá sempre, a qualquer dia do ano, responder à pergunta: “qual é o melhor investimento hoje para mim?”.

Sim, eu sei que a maioria (ou todos) dos que me fizeram a pergunta do título desse texto não espera receber isso como resposta… Muitos esperam que eu responda com o nome de uma ação escrita em uma pedaço de guardanapo, entregue discretamente sob a mesa… Ou no máximo com o nome de um pequeno punhado de ativos que são a oportunidade do momento.

Mas não é assim que investir funciona. E o meu compromisso aqui é com o seu sucesso e com a verdade.

O que apresentei neste texto é a realidade. É um método comprovado e aplicado no dia-a-dia pelo Clube do Valor para gerir mais de meio bilhão de reais e cuidar de mais de 800 famílias.

E se você quer ir atrás da sua carteira ideal, mas sente que não tem conhecimento o bastante para fazer todos os aportes e decisões necessárias, saiba que você não precisa fazer isso sozinho.

Advisor é um dos melhores serviços do mercado financeiro para quem quer aprender a investir melhor e ainda assim ter controles sobre os seus investimentos – sem conflito de interesses, de uma vez por todas.

Clique aqui para saber mais.

E aí, que tal estar ao lado das fórmulas e nunca mais pesquisar “qual o melhor investimento hoje”?

Grande abraço.

Por fim, não deixe de conferir os conteúdos gratuitos no instagramyoutube e facebook.