Você sabia que é possível comprar ações da B3? A B3 S/A (Brasil, Bolsa, Balcão) é a bolsa de valores oficial do Brasil e pode ser negociada pelo ticker B3SA3.

Ela surgiu em 2017, após a fusão da Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&FBovespa) com a Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos (Cetip).

Atualmente, ela é a única bolsa de valores brasileira, sendo uma das maiores do mundo e a maior depositária de títulos de renda fixa da América Latina.

Ela não tem um acionista ou grupo de acionistas controlador, sendo que o investidor com maior participação é o Capital World Investor, empresa norte-americana de serviços financeiros, com um pouco mais de 9,5% das ações da B3 S/A.

Desta maneira, em torno de 85% do seu capital está pulverizado no mercado.

Quer saber todas as informações para começar a investir nesta ação? Continue a leitura!

O que é B3SA3?

A B3SA3 é o código da ação da B3 S/A. Ela é uma sociedade de capital aberto, sendo negociada no Novo Mercado – o que mostra o seu alto nível de governança.

Bancos, corretoras, assets, fundos de pensão, entre outros investidores são os seus principais clientes.

A B3SA3 faz parte da B3?

Sim, para ser negociada por investidores brasileiros, a empresa precisa abrir o seu capital na B3.

Qual a classe da ação B3SA3?

A classe da ação da B3SA3 é de ações ordinárias, ou seja, dão direito a voto na Assembleia Geral da empresa, de acordo com o nível de participação do investidor.

Além disso, também oferecem prioridade na hora de distribuir os valores numa eventual venda da companhia.

Quais ações compõem a B3SA3?

Desde sua criação, a companhia fez a aquisição de diversas empresas, como:

• Banco B3 S.A.;
  • B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão LTD;
  • Central de Exposição a Derivados;
  • B3 Inova USA LLC;
  • CETIP Info Tecnologia S.A.;
  • B3 S.A. USA Chicago LLC;
  • BM&FBOVESPA BRV LLC;
  • B3 Social;
  • BLK Sistemas Financeiros LTDA;
  • Portal de Documentos S.A.

Além disso, a companhia integra os índices Ibovespa, IBrX-50, IBrX e Itag.

Como receber dividendos Brasil Bolsa Balcão (B3SA3)?

Para receber os dividendos distribuídos pela companhia, você precisa incluir essas ações no seu portfólio de investimento e aguardar pela data da distribuição dos proventos.

Quando há lucro numa empresa, ela pode investir no seu crescimento e/ou distribuir proventos para os investidores.

Quanto a B3SA3 paga de dividendos?

Os últimos dividendos distribuídos pela companhia foram no valor de R$ 0,02420251 por ação.

Quanto rende R$ 1000 em dividendos B3SA3?

Se você tivesse investido R$ 1000 com a cota atual da B3SA3, teria em torno de 76 ações. Desta maneira, receberia R$ 1,82 de dividendos.

Qual o dividend yield da B3SA3?

O dividend yield, que é o indicador que informa o rendimento gerado pelo pagamento de dividendos para o dono da ação, de B3SA3 é 3,7% nos últimos 12 meses.

Quantas vezes por ano a Brasil Bolsa Balcão paga dividendos?

A B3SA3 paga dividendos quatro vezes ao ano, a cada três meses.

Quando B3SA3 paga dividendos 2022?

Os últimos dividendos distribuídos pela companhia foram no dia 29 de dezembro de 2022. O próximo pagamento deve ocorrer em março de 2023, porém ainda não tem data oficializada.

serviços financial advisor

Como comprar ações da Brasil Bolsa Balcão?

Para comprar ações B3SA3, você deve ter uma conta numa corretora vinculada à B3 e adicionar a ação ao seu portfólio.

Converse com o seu consultor financeiro para traçar a melhor estratégia para o seu perfil.

Qual a quantidade de ações que a Brasil Bolsa Balcão tem?

Segundo o Estatuto Social da companhia, a Brasil Bolsa Balcão possui 6.099.000.000 ações ordinárias, todas nominativas e sem valor nominal.

Quanto custa a cota Brasil Bolsa Balcão?

A cota da B3SA3, no dia da escrita deste artigo em janeiro de 2023, estava custando R$ 13,16, uma variação negativa de 1,57% no dia do seu último fechamento no pregão.

Como declarar B3SA3 no imposto de renda (IR)?

As ações B3SA3 devem ser declaradas como qualquer outra ação da bolsa de valores. Desta maneira, o investidor deve lançar em três espaços diferentes no programa da Receita Federal: Bens e direitos, Ganhos/prejuízos e Recebimento de dividendos e juros sobre capital próprio.

Além disso, se você operou abaixo do limite de R$ 20 mil de venda de ações no mês, terá isenção no pagamento do IR.

Para saber tudo sobre como declarar investimentos no seu imposto de renda, veja os guias completos que preparamos para você:

O guia do imposto de renda na bolsa: 3 passos para você saber como declarar seus investimentos em ações no imposto de renda

Guia completo: Como declarar fundos imobiliários no imposto de renda 2022?

Como declarar herança no imposto de renda 2022: guia completo

Como declarar criptomoedas no imposto de renda 2022? (guia completo passo a passo)

O que aconteceu com a B3SA3?

A Brasil, Bolsa, Balcão é uma empresa do segmento financeiro, sendo influenciada pelas variações do mercado.

Além disso, no terceiro trimestre de 2022, a receita líquida foi estável e abaixo do esperado, além das despesas terem sido maiores. Isso fez com que o EBTIDA da companhia fosse menor em relação ao trimestre anterior.

Invista com o Clube do Valor

Quer investir nas ações da B3? Com o Clube do Valor, você fica tranquilo pois sabe que seu dinheiro é bem investido. Primeiro, nós avaliamos o seu perfil para então recomendar os melhores ativos!

Além disso, não há conflito de interesse, já que nossos consultores não são remunerados de acordo com as ações que investem, sendo livres para montar a carteira perfeita para o seu tipo de perfil de investimento.

Conheça os nossos serviços de Financial Advisor, Wealth Management, Previdência Privada e muito mais e aprenda a como cuidar do seu patrimônio para alcançar a tão sonhada liberdade financeira!
Por fim, não deixe de conferir os conteúdos gratuitos e continue desenvolvendo a sua educação financeira no instagram, youtube e facebook.