O BTRA11 é uma forma de investir em imóveis sem precisar comprar uma propriedade física.

Esse é um dos fundos imobiliários mais populares do mercado brasileiro, e muitos investidores têm se beneficiado dos seus rendimentos consistentes e da sua valorização ao longo do tempo.

Saiba mais sobre o BTRA11 e veja se este fundo imobiliário é para você!

O que é o BTRA11 e como funciona

O BTRA11 é um fundo imobiliário da gestora BTG Pactual Gestora de Recursos Ltda. Saiba mais sobre ele e como funciona a seguir!

Definição e características do BTRA11

O BTG Agro Terras é um fundo imobiliário do tipo tijolo que tem como objetivo a aquisição de terras agrícolas produtivas (rurais e urbanas) e em fase de transformação localizadas nas principais regiões do nosso país.

Dessa maneira, possui o foco em renda sem considerar os eventuais ganhos de capital advindos da gestão ativa.

Como o BTRA11 é negociado na Bolsa de Valores

As cotas do fundo do BTG Agro Logística são negociadas com o ticker BTRA11 na Bolsa de Valores brasileira (B3). Seu nome de pregão é FII BTG TAGR.

O fundo iniciou suas atividades no dia 28 de julho de 2021.

As aplicações realizadas no fundo não contam com a garantia do Administrador ou do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), não podendo o administrador ser responsabilizado por eventuais depreciações dos ativos que compõem a carteira do fundo.

Por isso, é recomendado que você converse com o seu financial advisor para entender se este é o melhor investimento para você.

Quem pode investir no BTRA11 e como adquirir cotas

Qualquer pessoa física ou jurídica pode investir no BTRA11, desde que possua uma conta em uma corretora de valores cadastrada na B3.

A compra de cotas do BTRA11 é realizada por meio da plataforma de investimentos da corretora, que permite a realização de ordens de compra e venda de ativos financeiros.

Caso você queira saber quanto precisa investir para alcançar a sua liberdade financeira, você pode usar o nosso simulador de independência financeira.

Como funciona a gestão do BTRA11

O BTG Pactual Serviços Financeiros S.A. DTVM é o administrador do fundo e a Funchal Investimentos é a consultora, enquanto o BTG Pactual Gestora de Recursos Ltda é a gestora.

A taxa de administração é de 1,20% ao ano sobre o patrimônio líquido ou valor de mercado (caso o FII integre o IFIX). A taxa de performance é de 20% do valor distribuído aos cotistas que exceder IPCA+ 4%.

O fundo distribui pelo menos 95% dos seus resultados auferidos, conforme legislação brasileira, apurados segundo o regime de caixa. Os lucros deverão ser distribuídos até o último dia útil do mês subsequente ao período da apuração.

Desempenho e histórico do BTRA11

Aqui no Clube do Valor fazemos uma da análise de indicadores para verificar se vale a pena investir em determinado ativo. Mas nessa parte vamos analisar o desempenho e o histórico dele para ver como performou no passado.

Vamos dar uma olhada nas informações de BTRA11!

Análise do desempenho do BTRA11 ao longo do tempo

Para avaliar o desempenho do BTRA11 ao longo do tempo, é preciso analisar seu histórico de rendimentos e valorização de cotas.

Se analisarmos de julho de 2021 até março de 2023, podemos perceber que a cota caiu cerca de 15% no período, como podemos ver no gráfico a seguir:

Se considerarmos o reinvestimento de dividendos durante o mesmo período, temos um retorno de 0,78%:

Como o BTRA11 tem se saído em relação a outros fundos imobiliários

O desempenho do BTRA11 em relação a outros fundos imobiliários pode variar de acordo com as condições do mercado e a estratégia de gestão de cada fundo.

No entanto, em geral, o BTG Agro Terras tem se destacado como um dos fundos mais rentáveis do mercado brasileiro.

Por exemplo, em relação ao IFIX (Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários), que é o índice que mede o desempenho médio dos fundos imobiliários na B3, o BTRA11 tem apresentado um desempenho positivo (0,28%) nos últimos doze meses (análise feita em março de 2023).

Dividendos e rentabilidade do BTRA11

O dividend yield de BTRA11, que é o rendimento gerado para o dono da ação pelo pagamento de dividendos, é de 11,7% nos últimos doze meses, o que pode ser considerado alto.

Além disso, o último rendimento do fundo foi de R$ 0,95 por cota (rendimento de 1,10%). Nos últimos 12 meses, o BTRA11 teve um rendimento distribuído de mais de R$ 33 milhões.

Quer descobrir quanto você pode receber mensalmente investindo nos melhores FIIs? Baixe a nossa planilha gratuita de rendimentos de fundos imobiliários.

Fatores que afetam o desempenho do BTRA11

Existem diversos motivos que podem afetar o desempenho de um fundo imobiliário, tanto internos quanto externos. Conheça os principais fatores que afetaram o desempenho de BTRA11.

Como a pandemia afetou o mercado imobiliário e o BTRA11

O principal fator que afetou o mercado imobiliário nos últimos anos foi a pandemia, pois, devido à recessão econômica, muitas empresas reduziram suas operações e deixaram de alugar imóveis, além das inúmeras renegociações de contratos.

Apesar disso, o mercado de fundos imobiliários tem entrado em recuperação, com o controle da inflação e a estimativa de queda dos juros futuros.

Após a pandemia, muitas pessoas começaram a traçar planos para ter uma renda passiva. Se este é o seu caso, aprenda a organizar os seus gastos mensais em nossa planilha para colocar a sua vida financeira em ordem.

Mudanças na taxa de juros e seu impacto no BTRA11

A taxa de juros pode afetar tanto a rentabilidade dos imóveis do fundo quanto a demanda por investimentos em imóveis em comparação a outras aplicações financeiras.

Quando as taxas de juros estão elevadas, os investimentos em imóveis podem se tornar menos atrativos em comparação a outras aplicações financeiras, como títulos públicos e fundos de investimento de renda fixa.

Além disso, o BTRA11 pode enfrentar dificuldades em renovar contratos de locação de imóveis, já que as empresas podem optar por reduzir seus custos com aluguel em um cenário de aumento das taxas de juros.

Por outro lado, em um cenário de queda das taxas de juros, o BTRA11 pode se beneficiar de uma maior demanda por investimentos em terras agrícolas.

Como a taxa de juros serve para realizar a precificação das cotas dos FII’s, é muito comum que as cotas se valorizem quando os juros caem e que se desvalorizem quando os juros sobem.

planilha de fundos imobiliários

Riscos e vantagens de investir no BTRA11

Como todo e qualquer ativo financeiro, investir em BTRA11 apresenta riscos e vantagens. Conheça os principais antes de tomar a sua decisão!

Os principais riscos associados ao investimento no BTRA11

Alguns dos principais fatores de riscos são:

  • Riscos de mercado: possibilidade de ocorrerem flutuações nos mercados nacional e internacional, afetando taxas de juros, preços, liquidez, entre outros fatores;
  • Risco institucional: reformas constitucionais, administrativas, previdenciárias, sociais, fiscais, políticas, trabalhistas, entre outras;
  • Risco imobiliário: eventual desvalorização dos empreendimentos investidos pelo fundo, podendo ser ocasionada por diversos fatores.

As vantagens do BTRA11 em relação a outros tipos de investimentos

Uma das vantagens de investir em BTRA11 é a possibilidade de você investir em terras do setor do agronegócio, sem a necessidade de comprá-los.

Além disso, investir no fundo imobiliário BTRA11 é isento de Imposto de Renda. 

De qualquer maneira, investindo ou não em BTRA11, a diversificação da sua carteira de FIIs é uma boa solução, pois garante mais segurança e reduz a volatilidade. Por isso, preparamos um ranking gratuito com os 7 fundos imobiliários mais baratos e que pagam bons dividendos.

Como avaliar se o BTRA11 é adequado para o seu perfil de investimento

O primeiro ponto a avaliar é se o investimento em fundos imobiliários está alinhado com os seus objetivos financeiros de longo prazo.

O BLMG11 é um fundo imobiliário que tem como objetivo principal investir em imóveis comerciais para geração de renda, portanto, se o seu objetivo financeiro é ter uma fonte de renda passiva a longo prazo, esse fundo pode ser uma boa opção.

Além disso, você precisa avaliar o seu perfil de risco. Investir em fundos imobiliários de tijolo envolve riscos, como o risco de vacância dos imóveis, inadimplência dos locatários, oscilações no mercado financeiro e desvalorização das cotas no mercado secundário. Portanto, é importante ter uma tolerância adequada ao risco. Por se tratar de renda variável, o ideal é que você invista com um horizonte longo, em torno de cinco anos.

Por fim, a melhor forma de saber se um fundo imobiliário deve compor a sua carteira é:

  • Entendendo se ele passa nos seus critérios de seleção;
  • Adequando a proporção que ele deve ter em sua carteira.

Se você é um investidor mais arrojado, pode ter uma parte relevante da carteira em renda variável, com uma estratégia que selecione fundos mais descontados, aceitando maior volatilidade por um prêmio elevado no longo prazo.

Por outro lado, se você for um investidor mais conservador, pode fazer mais sentido ter um percentual pequeno de renda variável na carteira, e ter critérios que selecionem fundos mais estáveis e previsíveis, abrindo mão de um retorno superior para manter a carteira mais constante.

Se você quer saber qual o melhor método para você, faça uma análise gratuita de carteira de investimentos com um planejador financeiro profissional do Clube do Valor.

Como acompanhar o desempenho do BTRA11

Para acompanhar o desempenho de BTRA11, existem diversas opções disponíveis para os investidores.

Conheça algumas!

Onde encontrar informações sobre o BTRA11 na internet

Algumas das principais formas de monitorar o desempenho do fundo são por meio de sites especializados (como o Fundamentus e o Status Invest), plataformas de investimentos, relatórios do fundo, análise de mercado ou pelo próprio site do fundo.

Como interpretar a cotação de outros indicadores do BTRA11

Algumas das principais informações que podem ser obtidas a partir dessas fontes são:

  • Preço da cota: representa o valor atual de cada cota do fundo. É importante lembrar que o preço das cotas pode variar ao longo do tempo;
  • Rentabilidade: é calculada com base no retorno gerado pelo fundo por meio da distribuição de dividendos e eventual valorização das cotas;
  • Dividend yield: o dividend yield representa a relação entre os dividendos distribuídos por BTRA11 e o preço atual da cota;
  • P/VP: é um indicador que relaciona o preço da cota de BTRA11 com o valor patrimonial do fundo;
  • Liquidez: se refere à facilidade de compra e venda das cotas do fundo no mercado.

A partir desses e outros indicadores, é possível fazer análises que orientem o investidor sobre a situação do fundo.

No Clube do Valor, os principais indicadores utilizados na seleção de fundos imobiliários são Mediana de Dividend Yield dos últimos 12 meses, P/VPA e liquidez, além de outros filtros de segurança. Assim escolhemos os 15 FIIs baratos e melhores pagadores de dividendos da bolsa. Conheça a nossa estratégia de fundos imobiliários.

IMPORTANTE: Este conteúdo possui finalidade educacional e informativa e não deve ser considerado como uma análise de valores mobiliários ou uma recomendação de investimento específico. Nós, do Clube do Valor, compartilhamos conhecimentos sobre finanças e investimentos com o objetivo de promover a educação financeira.

É importante ressaltar que não somos uma casa de análise. Portanto, qualquer menção a ativos financeiros neste conteúdo não representa uma recomendação direta de compra ou venda desses ativos.

Nosso foco principal é oferecer informações e estratégias gerais, com o objetivo de te ajudar a entender melhor o mercado de investimentos. As informações apresentadas são baseadas em fontes confiáveis e na experiência de nossa equipe, mas não garantimos sua precisão, atualidade ou integridade.

Cada pessoa é responsável por tomar suas próprias decisões de investimento, considerando sua situação financeira, objetivos e perfil de risco. É importante lembrar que o desempenho passado de ativos financeiros não garante resultados futuros e que o mercado financeiro é volátil e sujeito a mudanças imprevisíveis.

Em suma, recomendamos que você busque informações adicionais, faça pesquisas independentes e consulte profissionais qualificados antes de tomar decisões de investimento. Se você quer o acompanhamento de um especialista em investimentos, você pode entrar em contato com um de nossos planejadores e ganhar uma análise de carteira gratuita por um profissional qualificado.