Atualmente, os investidores têm a sua disposição inúmeras opções de investimento. Apesar de cada um deles ter suas próprias características e variações, muitas vezes eles podem estar interligados – e é aí que entra a correlação de ativos.

Correlação, segundo o dicionário Aurélio, é a relação mútua entre dois termos. Ou seja, a correlação de ativos é uma tentativa de demonstrar, por meio de uma medida estatística, a relação entre ativos diferentes.

Quer entender mais sobre esse assunto? Continue a leitura!

O que é correlação de ativos?

A correlação de ativos é a medida de como os preços de dois ou mais ativos se relacionam entre si. Ela é usada para medir se os preços dos ativos mudam em direções similares ou diferentes.

A correlação de ativos é usada para avaliar a diversificação de um portfólio, pois indica se os investidores estão adicionando ativos que se movem em direções diferentes.

Ela pode ser usada para medir a ligação entre dois ativos específicos (por exemplo, duas ações) ou para comparar índices ou classes inteiras de ativos (por exemplo, ações e fundos imobiliários).

Essa medida estatística varia entre 1 (correlação perfeitamente positiva) e -1 (correlação perfeitamente negativa). Por exemplo, se o ativo A e B possuem uma correlação de 0,7, isso quer dizer que, se o ativo A tiver um aumento de 100% em seu valor, o B terá um aumento de 70%.

Lembrando que a correlação de ativos é uma medida estatística para facilitar a compreensão dessas relações que acontecem nos investimentos, mas não são uma previsão de que se aconteceu uma variação no ativo A, irá acontecer exatamente a variação relativa no B.

Por isso, pode ser muito interessante que você conte com a orientação de um Wealth Advisor para montar a sua estratégia financeira baseada em dados e de acordo com o seu perfil de investidor e objetivos financeiros.

Por que a correlação de ativos é importante?

A correlação de ativos é importante para que os investidores analisem certas tendências de variação de ativos e, assim, consigam diversificar o risco da sua carteira.

Ao diversificar o portfólio, os investidores podem aproveitar as oscilações dos preços de ativos em direções diferentes.

Além disso, a correlação de ativos também ajuda os investidores a identificar fatores que influenciam a flutuação dos preços dos ativos. Isso ajuda-os a tomar decisões.

A correlação de ativos também é importante para os gestores de fundos, pois ajuda a identificar possíveis dependências entre certos ativos. Isso permite que os gestores ajustem o seu portfólio de investimentos de forma adequada.

Como é calculada a correlação?

A correlação de ativos é calculada usando dados históricos de duas variáveis. O resultado é quantificado em um valor entre -1 e +1. Uma correlação negativa significa que as duas variáveis se movem de maneira inversa, enquanto uma correlação positiva significa que as duas variáveis se movem na mesma direção. Quando o cálculo resulta em zero (0), significa que os dois ativos não possuem nenhum tipo de correlação.

O cálculo se dá pela divisão da covariância pelos desvios-padrão dos retornos de ambos os ativos. O resultado, então, pode ser positivo ou negativo.

Exemplos de correlação de ativos

Um exemplo de correlação de ativos positiva é a relação entre o preço do barril de petróleo e ações de empresas do setor, como a Petrobras. Ou seja, se o preço do barril aumenta, as ações da empresa se valorizam, porque ela tende a vender o produto com mais lucro.

Por outro lado, a correlação negativa acontece quando os ativos caminham em sentidos opostos, como no caso do Ibovespa e do dólar, que tendem a se mover inversamente.

Ou seja, quando há uma boa expectativa sobre a economia brasileira, a bolsa sobe, pois há mais investimento no país, o que faz aumentar o fluxo de dólares e a moeda americana cair.

Diversificação e correlação de ativos

A diversificação é amplamente reconhecida como uma estratégia de redução de riscos e a correlação de ativos é fundamental para alcançar essa diversificação efetiva. Quanto mais baixa for a correlação entre os ativos, maior a diversificação.

O papel da correlação na diversificação

A correlação de ativos é importante porque ajuda os investidores a construir portfólios diversificados. Quando os ativos têm correlações baixas entre si, isso significa que eles têm menos chance de se mover no mesmo sentido ao mesmo tempo. Isso significa que, quando o desempenho de um ativo cai, o desempenho de outro ativo pode subir, o que reduz a volatilidade geral do portfólio e minimiza os riscos de perdas a longo prazo.

Estratégias de diversificação eficiente

Uma estratégia de diversificação eficiente depende de uma combinação precisa de ativos. Para alcançar essa diversificação, os investidores precisam compreender como os ativos se correlacionam uns com os outros.

Isso significa que os investidores precisam analisar os dados históricos sobre movimentos de preços de ativos específicos e avaliar como seus retornos se movem em relação uns aos outros.

No entanto, fazer tal análise é complexo. Exige uma compreensão profunda de como diferentes ativos se comportam em diversas condições de mercado.

Aqui é onde a expertise de um Consultor de Investimentos se torna inestimável. Com acesso a ferramentas analíticas avançadas e uma compreensão profunda dos mercados financeiros, um Wealth Advisor pode avaliar o escopo entre os ativos e identificar oportunidades de diversificação que talvez não sejam aparentes para o investidor médio.

Além disso, eles podem monitorar continuamente o portfólio, fazendo os ajustes necessários para manter o nível de diversificação desejado diante das mudanças no mercado.

Portanto, se você deseja desenvolver um portfólio verdadeiramente diversificado que possa resistir às tempestades do mercado, considere que a análise de um especialista pode ser um passo decisivo para alcançar seus objetivos financeiros com maior tranquilidade e confiança.

Fatores que afetam a correlação de ativos

Os ativos do mercado financeiros podem sofrer influência de diversas fontes, tanto internas como externas. Por isso, é importante entender quais fatores afetam os investimentos, pois isso estará relacionado na correlação entre eles.

Eventos econômicos globais

Os eventos econômicos globais afetam diretamente a correlação entre ativos. Por exemplo, uma recessão econômica global pode ter um efeito adverso em diversos ativos, independentemente do setor.

Além disso, a volatilidade nos mercados financeiros também é influenciada por eventos econômicos globais. Portanto, a correlação entre ativos mudará com base nessas condições, o que não é possível prever.

Mudanças nas políticas monetárias

As mudanças nas políticas monetárias dos bancos centrais também têm um impacto significativo na correlação entre ativos. Por exemplo, o Federal Reserve (Banco Central dos Estados Unidos) pode aumentar ou reduzir as taxas de juros. Isso afetará os preços de títulos e ações, além de ter um efeito nos mercados de câmbio e, consequentemente, no preço das commodities e das moedas.

Volatilidade do mercado

Mudanças bruscas na volatilidade do mercado também podem afetar a correlação entre ativos. Por exemplo, se houver uma grande volatilidade nos mercados de ações, isso pode afetar os preços desses ativos. Isso também pode afetar a correlação entre ativos de diferentes classes, como ações, títulos e fundos imobiliários.

Além disso, a volatilidade do mercado é imprevisível e dependente de diversos fatores, como a confiança dos investidores em determinados setores e/ou empresas, etc. 

Como utilizar a correlação de ativos para otimizar o portfólio

A correlação de ativos pode ser usada para diversificar de maneira eficaz o portfólio de investimento. Para aproveitar ao máximo o potencial das correlações de ativos, os investidores devem seguir alguns princípios-chave.

Seleção de ativos

A seleção de ativos corretos está no centro de qualquer portfólio de investimentos bem-sucedido. Ao escolher ativos, os investidores devem estar cientes dos seus níveis de correlação. A seleção de ativos com correlações baixas e negativas entre si garante a diversificação do portfólio e a redução do risco.

Balanceamento do portfólio

Após a seleção dos ativos, é importante encontrar o melhor equilíbrio para o seu portfólio. Isso é feito por meio da alocação correta de ativos de acordo com sua correlação. Ao alocar ativos com correlações baixas, os investidores chegam o mais perto possível de um portfólio diversificado.

Além disso, o balanceamento do portfólio ajuda os investidores a obter o melhor retorno possível. Ao alocar os ativos de forma proporcional, os investidores podem obter o máximo de retorno, mesmo com um nível de risco moderado.

Gerenciamento de riscos

O gerenciamento de riscos é um dos elementos-chave para o sucesso de qualquer portfólio de investimentos. Com a ajuda da correlação de ativos, os investidores podem identificar os riscos associados aos seus investimentos, fazendo com que os investidores tomem decisões informadas sobre seus passos de investimento.

Além disso, a correlação de ativos também ajuda os investidores a gerenciar seus níveis de risco de forma mais eficaz. Isso é importante, pois ajuda os investidores a maximizar seus retornos e eliminar o risco excessivo.

Como falamos anteriormente, não é possível prever, pela correlação de ativos, que se um determinado ativo subir X%, o outro cairá Y%. Apesar disso, essa medida estatística nos fornece uma informação importante: os investimentos tendem a se comportar de maneira inversa, ou seja, possuem uma correlação negativa.

Dessa maneira, apesar de não ser possível estipular quanto precisamente cada ativo irá variar, é possível entender que eles variam de maneiras diferentes e podem ser interessantes para diversificar seu portfólio, minimizando os riscos.

Desafios na utilização de correlação de ativos

A correlação entre ativos é um dos principais fatores a se considerar na diversificação de portfólios. No entanto, nem todas as correlações podem ser medidas com precisão e, às vezes, a correlação de ativos pode esconder alguns desafios.

Correlações Dinâmicas

Uma das maiores dificuldades é determinar com precisão as correlações dinâmicas entre os ativos. Uma correlação pode mudar diariamente, semanalmente ou mesmo mensalmente. Portanto, é importante manter o controle das correlações existentes entre os ativos.

Dados insuficientes

Outro desafio é conseguir dados suficientes para realizar análises de correlação de ativos. Muitas vezes, os dados disponíveis podem ser limitados ou, às vezes, pode haver dados obsoletos, o que dificulta o cálculo de correlações precisas.

Excesso de confiança na correlação

Além disso, é importante ter cuidado com o excesso de confiança na correlação de ativos. Dependendo do tamanho do portfólio, uma correlação de ativos pode variar significativamente. Portanto, é importante realizar análises de correlação de ativos regularmente para garantir resultados mais precisos.

Conquiste uma jornada financeira com autenticidade e segurança

A chave para alcançar uma jornada financeira saudável e segura é a autenticidade.

É importante conhecer a si mesmo para entender quais são os objetivos financeiros de curto, médio e longo prazo. Analisar as finanças pessoais para entender o orçamento, a composição do portfólio e a origem dos recursos é fundamental.

A partir daí, é possível desenvolver estratégias de investimento mais eficazes e que atendam às necessidades e objetivos financeiros específicos.

Ao analisar a correlação de ativos, é importante lembrar que este é um dado incerto, mas que fornece informações importantes. Entender como as oscilações de ativos influenciam em outros pode ser uma estratégia interessante para diversificar o portfólio e minimizar os riscos.

Dessa forma, é possível desfrutar de um caminho financeiro com autenticidade e segurança.

O mais importante é que você não precisa trilhar esta jornada sozinho. Conte com a ajuda dos nossos especialistas em Wealth Advisor e construa um patrimônio sólido e seguro para o seu futuro e de sua família.

advisor