Você já foi vítima ou conhece alguém que caiu num golpe de pirâmide de investimento? Com promessas de dinheiro rápido e fácil, elas costumam enganar muitas pessoas que confiam na empresa. Contudo, essa prática é considerada crime de estelionato no Brasil.

Ela primeiro começa com uma promessa de lucro e de indicação de novos clientes. A partir disso, a base da pirâmide vai aumentando e enriquecendo quem está no topo.

Mas nós sabemos que não existe promessa fácil para ganhar dinheiro. Construir um grande patrimônio exige tempo e muito trabalho.

Apesar disso, muitas pessoas ainda caem na lábia de vendedores assíduos por aumentar esta base da pirâmide.

Fique ligado no esquema de pirâmide para não cair em falsas promessas. Por isso, continue com a gente neste post e descubra tudo sobre esta prática de crime.

O que é uma pirâmide de investimento, ou uma pirâmide financeira?

Como reconhecer uma pirâmide financeira? 5 dicas para identificar

A pirâmide financeira é um esquema comercial que envolve a participação de diversas pessoas da seguinte maneira:

Primeiramente, um vendedor lhe convida para entrar no projeto por um valor inicial. Assim, parte do valor que você paga vira uma remuneração dele, a quem o convidou antes e assim por diante.

No geral, são feitas promessas de lucro garantido e não é necessário ter um produto para ser vendido, apesar de a maioria dos esquemas terem – justamente para tentar disfarçar o ato de ilegalidade.

Este modelo de pirâmide de investimento não se sustenta porque, no momento que param de entrar novos vendedores, a pirâmide cai. Ou seja, já não há mais como pagar a todos pelo fato de não entrar mais dinheiro. Dessa forma, os novos membros passam a sustentar os antigos, não havendo recursos para todos.

Qual a diferença do marketing multinível para pirâmide de investimento?

Apesar de serem muito parecidos, o marketing multinível (que é legal no Brasil) é diferente de uma pirâmide de investimento.

Na pirâmide financeira, o vendedor que indicou novos vendedores recebe uma comissão pela entrada do novo colaborador. Porém, no marketing multinível essa comissão é feita pela venda dos produtos.

Ou seja, no marketing multinível o novo vendedor não precisa pagar para entrar. Assim, apenas uma parte da comissão das vendas é destinada a quem o indicou.

Dessa forma, a receita da empresa se sustenta pela venda dos produtos e não pelo valor pago pelos novos vendedores. Por isso, muitas pirâmides financeiras optam pela venda de produtos para mascarar suas atividades e não serem pegas na ilegalidade.

Como funciona o crime da pirâmide?

Existem algumas características que você pode ficar atento para identificar quando é um crime de pirâmide financeira. Veja a seguir:

  • Promessa de ganhos financeiros altos em pouco tempo;
  • Garantia de retorno financeiro;
  • Pouco detalhamento dos riscos;
  • Necessidade de indicar novos clientes;
  • Falta de informações sobre a empresa e supostos produtos vendidos por ela;
  • Necessidade de pagar uma taxa para entrar;
  • Estrutura de comissão confusa;
  • Sentido de urgência e de oportunidade perdida.

Como funciona pirâmide do Bitcoin?

O Bitcoin, principal criptomoeda ativa no mercado, é considerada como um ativo de renda variável. Isso já que não há garantia de retorno fixo. Ela oscila de acordo com as variações de mercado, podendo valorizar ou desvalorizar.

Por isso, fundos de investimentos que garantem um retorno fixo ao se investir em Bitcoin, ou qualquer outra criptomoeda, podem ser considerados uma pirâmide de investimento.

Esse uso de criptomoedas para fins ilícitos pode acontecer por elas ainda não terem regulamentação no Brasil. Assim, se tornam alvos fáceis.

Vale lembrar que comprar criptomoedas é totalmente legal e pode, inclusive, fazer parte da sua estratégia de investimentos. Porém, é preciso ficar atento com empresas que prometem um investimento fixo que não podem cumprir.

Qual o problema da pirâmide financeira?

Como dito, o principal problema da pirâmide financeira é que ela não se sustenta a longo prazo. Vindo a, de forma inevitável, quebrar. Isso acontece pois os membros novos sustentam os antigos, que dependem apenas desse sistema funcionando para conseguir sobreviver.

Ou seja, se parassem de entrar novos vendedores ou se todos resolvessem sacar o dinheiro ao mesmo tempo, não haveria recursos financeiros disponíveis para todos, quebrando o esquema.

Por que o sistema de pirâmide é crime?

O sistema de pirâmide é crime pois é um modelo comercial frágil e sem sustentabilidade. Como o foco do negócio não é a venda de um produto ou serviço, mas sim no número de pessoas que entram, ele não se sustenta a longo prazo.

Assim que o sistema ganha volume, não é mais possível pagar a todos, pois a quantidade de pessoas fica muito grande. Este é o momento que o esquema quebra, mas não sem antes quem está no topo da pirâmide já ter faturado bastante dinheiro.

Quanto tempo dura um sistema de pirâmide?

Diferença entre pirâmide financeira e marketing multinível

Não existe um tempo máximo de durabilidade de um sistema de pirâmide.

Como o sistema depende de novas pessoas entrando no esquema a todo momento, e existe um número limitado de pessoas no mundo, a pirâmide, de forma inevitável irá parar de receber novos membros – e é aí que ela quebra.

Quais são as pirâmides financeiras no Brasil?

O Brasil coleciona casos de pirâmides financeiras famosas. Veja algumas que deram o que falar:

  • Fazenda Reunidas Boi Gordo: aconteceu por volta dos anos 90 e prometia um lucro mínimo de 42% em um ano e meio. Mais de 30 mil pessoas perderam dinheiro aderindo a esta pirâmide;
  • Avestruz Master: a empresa prometia um retorno de 10% sobre a aplicação e o lucro gerado viria da exportação da carne. Contudo, nenhuma ave foi abatida durante o período até o fim do esquema;
  • Telex Free: com a promessa de permitir ligações telefônicas via internet, a empresa decretou falência devendo mais de R$ 2 bilhões aos credores;
  • Atlas Quantum: foi uma das maiores pirâmides de investimento envolvendo criptomoedas no país. Com promessas de ganhos altos em diversas criptos, além do Bitcoin, a empresa se envolveu num escândalo de vazamento de dados, em 2018. Foi investigada por lavagem de dinheiro, além da perda de confiança de investidores.

Quais são os tipos de pirâmide de investimento?

No geral, existem dois tipos de pirâmide de investimento:

  • Pirâmides clássicas: são as pirâmides financeiras que utilizam dinheiro dos novos entrantes para financiar as pessoas que estão no topo;
  • Pirâmides com criptomoedas: são pessoas que se aproveitam do pouco conhecimento e da baixa regulamentação que existe neste mercado para prometer garantias de rendimentos a pessoas que gostariam de investir neste tipo de ativo.

Como identificar se o negócio é pirâmide financeira?

Se o negócio oferecer garantia de retorno, lucro alto e rápido, necessidade de atrair novos entrantes e uma taxa para participar, é um esquema de pirâmide de investimento.

Porém, há certos mecanismos que você pode usar para se defender de esquemas de pirâmides. Como acionar a Justiça por meio de um advogado ou denunciar a empresa.

É importante frisar que juntar dinheiro para viver uma vida tranquila na aposentadoria requer tempo e muito trabalho. Desconfie de empresas que oferecem recompensas rápidas, fáceis e garantidas.

Procure por empresas nas quais você confia para comprar produtos de qualidade e contratar serviços sérios.

Quanto a criptomoedas, não invista com qualquer corretora. Faça uma boa pesquisa e, se possível, faça cursos para aprender mais sobre o ativo.

Portanto, não se preocupe, tomando esses cuidados será difícil você, ou alguém que você ama, cair em um golpe de pirâmide de investimento.

Não caia em golpes

O Clube do Valor é uma gestora de investimentos que, além de ter diversos cursos para te ajudar na sua jornada para ser um investidor melhor, tem um blog para te manter sempre atualizado nas ultimas notícias e desenvolver cada vez mais a sua educação financeira.

Por fim, não deixe de conferir os nossos conteúdos gratuitos para continuar desenvolvendo a sua educação financeira no instagramyoutube e facebook.