A PetroRio S.A. (PRIO) é uma empresa que tem foco no investimento e na recuperação de ativos em produção, sendo especializada na gestão eficiente de reservatórios e no redesenvolvimento de campos maduros.

A empresa possui atuação no Campo de Polvo e no Campo de Frade, ambos no litoral do Rio de Janeiro. Além disso, também está presente no Campo de Manati, no litoral da Bahia, e na Bacia da Foz do Amazonas.

A PetroRio foi criada em 2015, após a reestruturação da HRT Participações em Petróleo S.A. Em 2018, a empresa apresentou um aumento de 59% na receita líquida e de 303% no lucro líquido, comparados ao ano anterior.

Quer saber se vale a pena investir em PRIO3? Continue a leitura!

O que é PRIO3?

A PRIO está listada na Bolsa de Valores brasileira, no segmento Novo Mercado, de mais alto grau de governança corporativa. Entenda mais sobre a ação.

A PRIO3 faz parte da B3?

Sim, para que uma empresa seja negociada por investidores brasileiros, ela precisa fazer parte da B3.

O que significa PRIO3?

Ao abrir seu capital na B3, a empresa deve escolher o seu ticker, que é o código que a representará no pregão. Ele é composto por quatro letras e um número.

As letras devem lembrar o nome da empresa, que, neste caso, é “PRIO”.

Já o número três representa a classe da ação.

Qual a classe da ação PRIO3?

O tipo da ação de PRIO3 é ação ordinária, ou seja, dão direito a voto na Assembleia Geral da companhia, além de darem preferência aos investidores no recebimento dos valores numa eventual venda da empresa.

Além disso, empresas enquadradas no segmento Novo Mercado possuem somente ações ordinárias.

Como receber dividendos PRIO (PRIO3)?

Para que você receba dividendos de PRIO, é necessário que você inclua as ações da empresa no seu portfólio de investimentos.

Converse com o seu consultor financeiro para entender se faz sentido para a sua estratégia.

banner serviços R$100 R$200 R$300 mil falar com planejador

Como comprar ações PRIO3?

Para comprar ações PRIO3, você deve ter uma conta numa corretora vinculada à B3. Saiba mais:

Como comprar ação PRIO3 fracionada?

As ações são distribuídas em pacotes de 100 unidades, porém, o investidor pode optar por uma fração desse montante, que varia de 1 a 99 – são chamadas ações fracionadas.

Para comprar ação PRIO3 fracionada, você deve optar pelo ticker PRIO3F.

Qual a quantidade de ações que a PRIO tem?

Segundo o Estatuto Social da PRIO, a empresa possui 882.646.385 ações ordinárias, nominativas, escriturais e sem valor nominal.

Quanto custa a cota da PRIO?

A cota da PRIO3 estava custando, no dia da escrita deste artigo em janeiro de 2023, R$ 39,05.

Como declarar PRIO3 no imposto de renda (IR)?

As ações PRIO3 compradas entre 10 de julho de 2014 e 29 de janeiro de 2021 são isentas de Imposto de Renda, desde que vendidas até o dia 31 de dezembro de 2023. Esse benefício se deu pela Lei N˚ 13.043, de 13 de novembro de 2014.

Para saber tudo sobre como declarar investimentos no seu imposto de renda, veja os guias completos que preparamos para você:

O guia do imposto de renda na bolsa: 3 passos para você saber como declarar seus investimentos em ações no imposto de renda

Guia completo: Como declarar fundos imobiliários no imposto de renda 2022?

Como declarar herança no imposto de renda 2022: guia completo

Como declarar criptomoedas no imposto de renda 2022? (guia completo passo a passo)

O que está acontecendo com a PRIO3?

A PRIO informou que houve queda na produção de petróleo e na venda de óleo total no mês de dezembro, em relação a novembro de 2022.

Apesar disso, a empresa apresentou EBTIDA recorde no terceiro trimestre de 2022, o que deixou analistas otimistas.

Invista com o Clube do Valor

Ficou interessado em investir em PRIO3? Com o Clube do Valor, você fica tranquilo pois sabe que seu dinheiro é bem investido. Primeiro, nós avaliamos o seu perfil para então recomendar os melhores ativos!

Além disso, não há conflito de interesse, já que nossos consultores não são remunerados de acordo com as ações que investem, sendo livres para montar a carteira perfeita para o seu tipo de perfil de investimento.

Conheça os nossos serviços de Financial Advisor, Wealth Management, Previdência Privada e muito mais e aprenda a como cuidar do seu patrimônio para alcançar a tão sonhada liberdade financeira!

Por fim, não deixe de conferir os conteúdos gratuitos e continue desenvolvendo a sua educação financeira no instagram, youtube e facebook.