Você já deve ter ouvido falar sobre a importância da diversificação em sua carteira de investimentos. Também já deve ter ouvido um pouco sobre investimento internacional, certo? Agora, você sabe me dizer quais são as maiores bolsas de valores do mundo? Que eu preciso diversificar minha carteira com ações internacionais eu sei, mas aonde que elas são negociadas? Como e onde funcionam essas bolsas?

Você deve ter imaginado que a bolsa de valores brasileira, a B3, não deve ser a maior bolsa de valores mundial. Contudo, você sabe como ela se compara frente a outras gigantes mundo afora?

Hoje, você vai entender melhor como o Brasil é uma pequena parte do mercado financeiro mundial e o que isso pode impactar nos seus investimentos. Assim, vamos utilizar uma importante métrica para definir o tamanho das bolsas mundiais. Ela se chama Market Cap, e em nosso caso significa o valor de mercado somado das empresas negociadas na bolsa em questão. Entendido isso, vamos responder suas perguntas:

Qual a maior bolsa de valores do mundo?

Imagino que esta seja a sua primeira pergunta, não é mesmo? A maior bolsa de valores do mundo atualmente é a New York Stock Exchange, ou NYSE. 

Localizada em Nova Iorque, Estados Unidos, é a bolsa americana mais famosa do mundo. Lá, são negociadas as ações de mais de 2.584 empresas (2022), entre elas algumas conhecidas suas, como Walmart, Disney e Coca-Cola. A soma do valor de mercado das empresas – ou seja, seu market cap – é de 25,8 trilhões de dólares. 

Com isso, se você desejar acompanhar os resultados da NYSE, existem alguns índices que monitoram o seu desempenho, como o NYSE Composite, além dos famosos S&P 500 e Dow Jones, que contam com muitas empresas listadas lá.

Qual a segunda maior bolsa de valores do mundo?

Agora que sabemos qual é a maior bolsa, vamos então ao nosso segundo lugar no pódio. Nossa segunda colocada é conhecida por ser a queridinha das empresas de tecnologia.

A Nasdaq, National Association of Securities Dealers Automated Quotations, é uma bolsa de valores também localizada em Nova Iorque, nos Estados Unidos, e possui uma listagem de 3790 empresas (2022). Por mais que a Nasdaq possua mais empresas que a maior bolsa do mundo, o seu valor de mercado (ou market cap) está em 17,36 trilhões de dólares.

O surgimento da Nasdaq foi mais recente, em 1971, e foi marcado pela digitalização dos processos e por reunir as principais empresas de tecnologia, eletrônica, informática, e telecomunicações. Caso você deseje acompanhar melhor o desempenho dela, o índice Nasdaq Composite pode te ajudar. Dito isso, você pode se perguntar:

Quanto vale a bolsa americana?

Bom, depende. Agora você sabe que a bolsa americana pode se referir tanto a NYSE quanto a Nasdaq.

Anteriormente, era possível também citar outras bolsas como a de Chicago, por exemplo, mas a mesma foi perdendo relevância conforme a centralização acontecia em Nova Iorque. Assim, a soma do valor de mercado das empresas de ambas as bolsas chega a ultrapassar 43 trilhões de dólares.

Onde ficam as 10 principais bolsas de valores do mundo?

Dito isso, você deve ter notado que ainda nem comentamos além das bolsas dos Estados Unidos. Contudo, existem muitas outras bolsas mundiais que merecem lugares de destaque em nossa discussão. Realizamos um levantamento para chegar ao ranking das top 10 bolsas de valores mundiais. Você conhece todas elas?

10 principais bolsas de valores do mundo
Agosto/2022

Assim, nosso pódio seria completado pela bolsa Euronext, com operações em toda União Europeia. A bolsa mais representativa da Europa conta com mais de 6 trilhões de dólares de valor de mercado.

As próximas colocações da lista são tomadas pelas bolsas asiáticas, com três relevantes bolsas da China e a famosa bolsa japonesa, a Tokyo Stock Exchange.

Vale notar também que se nosso critério fosse somente o número de empresas listadas na bolsa, estaríamos falando somente sobre a incrível bolsa da Índia, a Bombay Stock Exchange. Ela, hoje, conta com mais de 5.246 empresas, que somam juntas 3,48 trilhões de dólares.

Qual é o maior índice do mundo?

Logo, para acompanhar o desempenho de tantas bolsas espalhadas pelo mundo, o que devemos observar? Uma ótima pergunta, existem alguns índices importantes que podem resumir a performance das bolsas mundiais para você, anote aí:

  • S&P 500 (Ações Americanas)
  • MSCI China Index (Ações Chinesas)
  • MSCI Europe Index (Ações Europeias)
  • Nikkei 300 (Ações Japonesas)
  • Ibovespa (Ações Brasileiras)

Assim, você deve ter sentido um pouco de falta das bolsas conhecidas aqui da América do Sul, não?

banner calculadora de independência financeira maiores bolsas de valores do mundo

Qual a maior bolsa de valores da América do Sul?

Agora sim, nossa vez de brilhar. A B3, bolsa brasileira, é a maior bolsa de valores de toda a América do Sul. Mas, e se considerar toda a América Latina?

Qual é a maior bolsa de valores da América Latina? 

Mais uma vez, deu Brasil. A bolsa brasileira, hoje, conta com mais de 449 empresas listadas, além de um market cap, ou valor de mercado, de 0,98 trilhões de dólares. Sim, em uma comparação direta possuímos um tamanho cerca de 25 vezes menor do que a maior bolsa do mundo.

Contudo, estamos observando um grande crescimento de empresas listadas e investidores recentemente, tão logo que a organização da bolsa brasileira ainda é recente. Até o ano de 2000, existiam mais de uma grande bolsa de valores no país.

Qual é a maior bolsa de valores do Brasil?

Atualmente, só possuímos uma relevante bolsa em atividade, a própria B3. Contudo, nem sempre foi assim.

Até 1970, a bolsa de valores localizada no Rio de Janeiro era considerada a mais relevante no cenário nacional, tão logo foi ultrapassada pela bolsa de valores de São Paulo nos anos seguintes.

Assim, nos anos 2000, as duas começaram um processo de unificação, passando em 2007 pela abertura de capital da antiga Bovespa e, finalmente, pela centralização oficial que vemos até hoje da B3 em 2017.

Sobre o desempenho histórico da bolsa brasileira, ela compete bem em relação a retornos históricos com outros países, vamos entender um pouco melhor sobre isso:

Qual foi a maior alta da bolsa de valores?

A maior alta registrada na bolsa brasileira tem variado conforme os novos recordes acontecem. Dito isso, a maior alta até o momento (2022) foi em 7 de junho de 2021, quando atingiu os 130.776 pontos.

Assim, vale ressaltar que estamos falando de Renda Variável, podendo ter resultados negativos no curto prazo, assim como bons desempenhos desde o início do índice:

ibovespa maior alta da bolsa de valores
ibovespa maior alta da bolsa de valores maiores bolsas de valores do mundo

Quem é o maior investidor da bolsa de valores do Brasil?

Para completar o texto, não podíamos deixar de lado quem é o maior investidor da bolsa brasileira. O senhor Luiz Barsi Filho, economista e advogado, carrega esse título de maior investidor pessoa física no Brasil já faz um tempo.

Barsi tem uma fortuna avaliada em mais de 4 bilhões de reais; investindo com método, disciplina e paciência. 

Invista na bolsa com o Clube do Valor

Ah, e antes que eu finalize o texto por aqui: se você quer ir atrás da sua carteira ideal, mas sente que não tem conhecimento o bastante para fazer todos os aportes e decisões necessárias, saiba que você não precisa fazer isso sozinho.

Advisor é um dos melhores serviços do mercado financeiro para quem quer aprender a investir melhor e ainda assim ter controles sobre os seus investimentos – sem conflito de interesses, de uma vez por todas. Faça uma aplicação rápida e sem compromisso para saber mais:

Por fim, não deixe de conferir os conteúdos gratuitos e continue desenvolvendo a sua educação financeira no InstagramYoutube e Facebook. Continue a desenvolver sua educação financeira, lembre que seu maior ativo é o conhecimento! Abraços e até mais!

Refs:
Statista