Você já ouviu falar em valuation? Muito comum no mundo de empresários e acionistas da Bolsa de Valores, o valuation pode ser, de forma geral, caracterizado como a metodologia utilizada para encontrar o valor de uma empresa.

Ao comprar um produto, normalmente o consumidor está exposto a alguns fatores que incidem sobre o preço dele, como oferta e demanda, por exemplo. Isso faz com que ele seja avaliado por seu preço justo. Porém, na hora de descobrir qual é o valor justo por uma empresa, o cálculo pode ser um pouco mais complicado.

Entenda mais sobre este conceito, o porquê ele deve ser feito e como calcular o valor da sua empresa.

Aprenda como fazer o valuation de uma empresa

O que é valuation?

Valuation, em português conhecido como “avaliação de empresas”, é o método que se utiliza para chegar no valor de uma determinada empresa.

Ou seja, a partir de certos cálculos e características do empreendimento, chega-se ao valor de mercado da empresa.

Há diversas técnicas utilizadas no valuation, mas a mais conhecida é o Fluxo de Caixa Descontado – FDC. Vamos falar dela mais adiante.

Porém, há outros métodos utilizados, como análise comparativa de múltiplos, avaliação histórica de múltiplos, entre outros.

É importante ressaltar que o valuation é sempre uma estimativa do valor da empresa acerca do seu futuro. Ou seja, dependendo dos resultados que a empresa obtiver, o valuation pode sofrer alterações tanto positivas quanto negativas.

O que é valuation ações?

Assim como para os empreendedores e donos de empresas, é importante saber o valuation de suas companhias (no caso de uma venda, por exemplo), para quem investe em ações também é imprescindível acompanhar este indicador.

Mas por quê? 

Como o valuation refere-se ao valor da empresa, é possível saber se o preço da ação na Bolsa de Valores está justa ou não – estando abaixo ou acima do que, de fato, vale.

E como fazer para identificar este número?

Basta pegar o valuation da empresa e dividir pelo número total de ações emitidas no mercado.

Lembrando que este valor é sempre aproximado, já que o valuation é uma estimativa do valor da empresa.

Aprenda como fazer o valuation de uma empresa

Qual o objetivo do valuation?

Como dito acima, o valuation, de forma simples, tem como objetivo definir um valor justo de uma empresa.

Isso é importante porque é essencial observar a tendência de crescimento ao longo do tempo e poder tomar decisões apropriadas, tanto no ciclo de vida da empresa (se está indo a falência ou se está na hora de vendê-la), quanto para investir na Bolsa ou até no caso de novas aquisições e expansões para avaliar o preço da companhia que está sendo comprada.

Dessa maneira, além de identificar os principais resultados de uma empresa e, então, poder realizar ações estratégicas, também tem como objetivo definir o preço justo das ações da empresa.

Como o valuation pode ser utilizado no mercado de ações?

Ao definir o valor de uma empresa e dividir pelo número de ações que ela possui, chega-se a um valor médio justo de cada ação. Desta maneira, você ou o seu investidor podem tomar a decisão adequada de comprar ou vender as ações dessa empresa no momento adequado.

Lembrando, mais uma vez, que este valor é apenas uma estimativa de valor justo, não sendo um valor absoluto.

Quais os benefícios de calcular o valuation?

Existem diversos benefícios de calcular o valuation de uma empresa, muito além de descobrir o valor de mercado dela para vendê-la ou se o preço das ações está justo.

É possível fazer um controle financeiro muito mais eficaz, saber como realizar investimentos internos e até quando é a hora de arriscar em novos negócios.

Veja outros benefícios a seguir!

1. Identificar as características que valorizam

Ao saber o valor da empresa, é possível identificar os pontos fortes e fracos da companhia. Desta maneira, o gestor pode criar um planejamento para otimizar os pontos fortes e eliminar os pontos fracos.

Identificar quais são essas características que tornam a empresa única é imprescindível para um bom planejamento estratégico de valorizá-las perante os clientes.

Assim, é possível trabalhar estratégias de fortalecimento de marca, dando maior ênfase nas características positivas.

2. Entender o que faz valer menos

Assim como trabalhar os pontos fortes é fundamental, identificar e eliminar os pontos fracos também deve fazer parte do planejamento estratégico.

A partir desta análise, tanto de pontos fracos internos, como má gestão, por exemplo, quanto de pontos fracos externos, como uma economia em colapso, são importantes para avaliar se as estratégias feitas até então fazem sentido e se é necessário fazer alguma mudança no meio do caminho.

3. Saber quanto pode ser investido

Na hora de solicitar um empréstimo ou de ser avaliada para o mercado de ações, tanto bancos quanto investidores, respectivamente, exigem um laudo de valuation para garantir que a empresa será capaz de cumprir com suas obrigações.

Além disso, saber o valuation da empresa e sua curva de crescimento dará ao gestor muito mais segurança na hora de buscar recursos e arcar com as responsabilidades de investir na empresa.

4. Entender o crescimento histórico

Quando se calcula o valuation de uma empresa, utiliza-se a expectativa de crescimento para o futuro dela – o que sabemos que pode variar para cima ou para baixo.

Porém, ao passar do tempo, esse futuro imaginado chega e logo torna-se passado.

Desta maneira, é possível identificar o crescimento histórico da empresa e fazer previsões cada vez mais certeiras.

5. Saber negociar o valor da empresa

Apesar do valuation ser um valor calculado a partir de inúmeros indicadores, também há o fator subjetivo em cada negociação.

Ou seja, como é a oferta e demanda dos produtos/serviços desta empresa? Qual é o posicionamento de marca dela? Qual o nível de confiança dos consumidores?

Além disso, há também fatores extrínsecos à empresa: qual é o cenário político e econômico do país em que a empresa se encontra? Qual o nível de importância do que a empresa oferece (setor de alimentos, por exemplo)?

Se pode usar todos esses pontos de vista mais “abstratos” na hora de aumentar o valuation da sua companhia durante uma negociação.

Como fazer o valuation de uma empresa? Descubra aqui!

Como fazer um valuation?

​Para fazer um valuation de uma empresa, é necessário que se utilize as informações dos balanços das companhias e um pouco de matemática financeira.

Para obter os números necessários para a realização do cálculo, é necessário procurar a área de Relacionamento com Investidores (RI) nos sites das empresas.

Quais são as demonstrações necessárias para o valuation?

As principais demonstrações financeiras necessárias para o valuation são:

  • Contábil (valor patrimonial);
  • Liquidação;
  • Valor de mercado;
  • Múltiplos;
  • Fluxo de caixa descontado.

Como a inflação interfere na previsão de investimentos das empresas e como elas podem ser inseridas no cálculo dos fluxos de caixa de uma empresa?

A inflação pode influenciar diretamente os investimentos das empresas da seguinte forma: quando ela está alta, isso desestimula o investimento e a capacidade produtiva, já que os juros estão mais altos e a oferta, mais baixa. Isso faz com que tanto empresas quanto a economia fiquem estagnadas.

Já quando a inflação cai, há uma injeção de dinheiro na economia e uma baixa de juros, fazendo com que se invista mais em empresas, compre-se mais maquinários e equipamentos, melhorando a produtividade.

Neste sentido, se a inflação está muito alta, haverá um aumento no preço dos bens/serviços ofertados pelas empresas aos consumidores, a fim de se blindar dos altos custos. Com o aumento de preços, é muito provável que os clientes parem de consumir os bens/serviços daquela empresa – ou consumam menos.

Com uma menor quantidade de bens e serviços em circulação, o fluxo de caixa de uma empresa é diretamente afetado, já que a companhia terá menos dinheiro para pagar funcionários, aluguel, reinvestir nela mesma, etc.

Neste sentido, se deve considerar a taxa de inflação no cálculo do fluxo de caixa de uma empresa.

investir

Como fazer valuation pelo fluxo de caixa descontado?

Apesar de existirem diversas maneiras de encontrar o valuation de uma empresa, o Fluxo de Caixa Descontado (FDC) é a mais comum. Entenda como fazer!

Como o FDC faz uma projeção do lucro futuro de uma empresa, é necessário fazer uma projeção do faturamento e dos custos futuros dessa companhia, para aí então encontrar o lucro.

Para se encontrar este valor, se utiliza uma fórmula matemática, considerando os seguintes itens:

  • Estimativa de fluxo de caixa: fluxo de caixa é a diferença entre o valor recebido e gasto por uma empresa em um determinado período;
  • Taxa de desconto: traz a projeção de fluxo de caixa para o presente, sendo formada por todos os custos do capital e pelos riscos do empreendimento, buscando representar a desvalorização do dinheiro ao longo do tempo;
  • Somar todos os fluxos descontados: o valuation da empresa se dá pela soma de todos os fluxos de caixa subtraídas as taxas de desconto.

Como o Shark Tank calcula o valuation?

O princípio fundamental para entender como o Shark Tank Brasil calcula o valuation de uma empresa é entender que eles avaliam a ideia/empresa dos participantes com base no realizado até o momento e não apenas nas estimativas de mercado.

O que isso quer dizer?

A avaliação feita no programa é com base num histórico realista do progresso da empresa que está tentando o investimento e não em projeções de possíveis vendas futuras.

No caso, pode ser que haja algumas ideias que valham milhões, mas se a empresa obteve poucas ou nenhuma venda, ela será avaliada por seu resultado até então – e não pelo o que “poderia ser”.

Por isso, é necessário que se utilize o histórico de vendas em todas as projeções utilizadas na hora do valuation.

Tipos de valuation

Apesar do Fluxo de Caixa Descontado (FDC) ser o tipo de valuation mais utilizado, há outros também que devem ser levados em consideração.

Conheça os principais:

  • Múltiplos de mercado: aqui verifica-se o valor relativo de uma empresa em comparação a outras de mesmo segmento;
  • Valuation contábil: procura-se obter o valor da empresa a partir de sua contabilidade, investigando seu patrimônio líquido – porém, pode ser incompleto, já que este é apenas um dos fatores considerado em outros métodos;
  • De liquidação: consiste na soma do valor que a empresa tem em caixa (ativos e passivos) menos as dívidas, para se encontrar um valor justo para liquidar a empresa num momento de falência;
  • Pré-investimento: pode ser realizado por um investidor que utilize uma metodologia própria antes de um investimento específico;
  • Pós-investimento: verifica-se o valor da empresa após receber um aporte, mostrando a influência exercida pelo capital recebido – aqui é importante utilizar a mesma metodologia escolhida no pré-investimento.
Conheça os tipos de valuation

Exemplos de valuation

Depois de entender o que é e como calcular o valuation de uma empresa, veja alguns exemplos de valores de empresas famosas e suas ações.

Valuation do Itaú Unibanco (ITUB4)

Veja alguns dados que foram utilizados para fazer a análise da empresa (Fonte: Suno):

Taxa de desconto:

  • Beta: 0,95 (mensal, 120 meses, x Ibov)
  • Taxa de Risco: 7,5%
  • Prêmio de Risco: 4,5%

Período de Alto Crescimento

  • ROE: 20% (ROE histórico)
  • Payout:60%

Período de Crescimento Estável

  • Taxa de crescimento: 6%
  • Payout:66,67%
  • ROE: 20$%

Ao substituir esses valores em uma planilha de valuation, o valor justo encontrado para as ações de ITUB4, usando como base um período de dez anos, é de R$ 52,33.

No momento da análise, o valor da ação estava R$ 33,60, ou seja, é possível perceber que ela estava sendo negociada abaixo do seu valor justo, podendo, inclusive, ser uma boa opção de compra.

Valuation da Transmissão Paulista (TRPL4)

A Transmissão Paulista é uma das maiores companhias de energia elétrica do Brasil, sendo responsável por 30% de toda a energia distribuída no país.

No momento da análise, a companhia apresentava um dos maiores ROE (17%) do setor de distribuição, P/L de 6,58 vezes e um EV/Ebitda de apenas 4,21 vezes, sendo considerado uma empresa com um valuation atrativo (Fonte: Suno).

Valuation da Guararapes (GUAR3)

O grupo Guararapes foi fundado em Pernambuco e possui atuação no mercado de varejo e confecção, sendo dono de marcas famosas, como Wolens, Pool Original, Midway Financeiras e, claro, das Lojas Riachuelo.

No momento da análise, as ações do grupo Guararapes estavam sendo negociadas a um P/L de 15,87 vezes, um EV/Ebitda de 8,57 vezes e um P/VPA de 2,13 veze (Fonte: Suno).

Esses números são comuns em empresas que possuem altas expectativas de crescimento, mas, ainda, estava com um preço justo.

Quem pode fazer valuation?

Todo empresário precisa saber o valor do seu negócio, seja para atrair investidores, seja para tomar decisões estratégicas.

Os profissionais responsáveis por fazer o valuation de uma empresa são o contador ou especialistas do mercado financeiro. Você também pode contratar uma consultoria especializada em valuation para calcular o valor da sua empresa.

Quanto é cobrado para fazer o valuation de uma empresa?

Devido ao grande trabalho para contabilizar toda a parte patrimonial da empresa, dívidas, ativos, lucros, credores e todas as demais informações necessárias para se chegar a esse número, o preço do serviço de um profissional de valuation pode ficar um pouco acima do esperado por alguns empresários.

É necessário juntar todos os documentos e depois calcular a partir de uma fórmula de matemática financeira, chegando ao resultado do valuation.

Devido a esses e outros fatores, o valor cobrado para fazer o valuation de uma empresa dependerá do tamanho do negócio, podendo variar de R$8.000,00 a até R$32.000,00.

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