O Devant Recebíveis Imobiliários FII é um dos fundos de investimento imobiliários mais populares do país e pode ser uma ótima opção para você.

Por isso, preparamos um post completo com todas as informações que você precisa saber sobre o DEVA11, desde como funciona até quais são os riscos e principais vantagens do fundo. Continue a leitura!

O que é o DEVA11 e como funciona

O DEVA11 é um dos fundos da gestora Devant Asset e seus investimentos são focados em títulos de dívida imobiliária e outros valores mobiliários.

Conheça mais sobre o fundo!

Definição e características do DEVA11

O Devant Recebíveis Imobiliários é um fundo de investimento do tipo papel e tem como objetivo auferir rendimentos e ganhos de capital advindos das aplicações em ativos financeiros com lastro imobiliário, como os Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs).

Além disso, o fundo também investe em ativos de liquidez, cotas de outros FIIs, letras hipotecárias (LH), letras de crédito imobiliário (LCI) e letras imobiliárias garantidas (LIG).

Como o DEVA11 é negociado na Bolsa de Valores

As cotas do fundo do Devant Recebíveis Imobiliários FII são negociadas com o ticker DEVA11 na Bolsa de Valores brasileira (B3).

As aplicações realizadas no fundo não contam com a garantia do Administrador ou do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), não podendo o administrador ser responsabilizado por eventuais depreciações dos ativos que compõem a carteira do fundo.

Por isso, é recomendado que você converse com o seu consultor financeiro para entender se este é o melhor investimento para você.

Quem pode investir no DEVA11 e como adquirir cotas

Qualquer pessoa física ou jurídica pode investir no DEVA11, desde que possua uma conta em uma corretora de valores cadastrada na B3.

A compra de cotas do DEVA11 é realizada por meio da plataforma de investimentos (Home Broker) da corretora, que permite a realização de ordens de compra e venda de ativos financeiros.

Como funciona a gestão do DEVA11

A Vórtx DTVM Ltda é a administradora e custodiante do fundo, enquanto que a Devant Asset Investimento Ltda é a gestora.

A taxa de gestão é de 1% ao ano, enquanto que a de administração é de 0,20% ao ano. Além disso, o fundo possui uma taxa de performance de 10% do que exceder 100% do CDI.

A divulgação dos rendimentos é até o 5˚ dia útil de cada mês, enquanto que o pagamento é até o 10˚ dia útil.

O fundo distribui pelo menos 95% dos seus resultados líquidos com base em balanços semestrais, conforme legislação brasileira. Além disso, possui prazo de duração indeterminado.

Desempenho e histórico do DEVA11

Vamos dar uma olhada nas informações de DEVA11:

Análise do desempenho do DEVA11 ao longo do tempo

Para avaliar o desempenho do DEVA11 ao longo do tempo, é preciso analisar seu histórico de rendimentos e valorização de cotas.

Se analisarmos de novembro de 2020 até março de 2023, podemos perceber que a cota caiu cerca de 47%, como podemos ver no gráfico a seguir:

Variação da cota de DEVA11 ao longo dos anos
Fonte: https://www.fundsexplorer.com.br/funds/deva11

Dividendos e rentabilidade do DEVA11

O dividend yield de DEVA11, que é o rendimento gerado para o dono da ação pelo pagamento de dividendos, é de 17,1% nos últimos doze meses, o que pode ser considerado alto.

Além disso, o último rendimento do fundo foi de R$ 0,90 por cota (rendimento de 1,15%). Nos últimos 12 meses, o DEVA11 teve um rendimento distribuído de mais de R$ 181 milhões.

Fatores que afetam o desempenho do DEVA11

Existem diversos motivos que podem afetar o desempenho de um fundo imobiliário, tanto internos quanto externos. Conheça os principais fatores que afetaram o desempenho de DEVA11.

Como a pandemia afetou o mercado imobiliário e o DEVA11

O principal fator que afetou o mercado imobiliário nos últimos anos foi a pandemia, pois, devido à recessão econômica, muitas empresas reduziram suas operações e deixaram de alugar imóveis, além das inúmeras renegociações de contratos.

Apesar disso, os chamados fundos de recebíveis imobiliários (ou fundos de papel) conseguiram se destacar. Inclusive, o Devant Recebíveis Imobiliários FII chegou ao mercado em agosto de 2020, no auge da pandemia.

Focado em CRIs High Yield (que oferecem maior rentabilidade e exigem o sacrifício de parte da segurança), o fundo busca alta rentabilidade e vem oferecendo retornos interessantes para seus cotistas.

Mudanças na taxa de juros e seu impacto no DEVA11

Os fundos de recebíveis são menos voláteis do que os fundos de tijolo e, por investir num tipo de renda fixa, são beneficiados pela queda de juros – o que normalmente acontece ao contrário.

Os títulos, como o CRI, costumam ser prefixados ou indexados à inflação, valorizando-se quando os juros caem.

Apesar disso, o DEVA11 sentiu o efeito da deflação e, em outubro de 2022, distribuiu os menores rendimentos aos cotistas. O fundo, no entanto, já está em recuperação e tem tido resultados positivos.

planilha de fundos imobiliários

Riscos e vantagens de investir no DEVA11

Como todo e qualquer ativo financeiro, investir em DEVA11 apresenta riscos e vantagens. Conheça os principais antes de tomar a sua decisão!

Os principais riscos associados ao investimento no DEVA11

A concentração e o risco de crédito podem ser considerados os principais riscos do DEVA11. Confira mais sobre eles:

  • Risco de concentração: considera a quantidade de ativos presentes na carteira de um fundo de papel, além da classe e localização desses ativos, concentração por devedor e indexadores atrelados aos papéis;
  • Risco de crédito: é a possibilidade de inadimplência;
  • Risco estratégico: refere-se ao risco da estratégia no segmento de multipropriedade e time sharing.

As vantagens do DEVA11 em relação a outros tipos de investimentos

Por outro lado, fundos de papel como o DEVA11 costumam ser beneficiados pela queda nos juros, como aconteceu na pandemia.

Além disso, no caso do DEVA11 em si, o fundo ainda foca em operações que costumam ser classificadas como “high yield” que significa que fazem operações de maior risco, porém com maior potencial de retorno (como é possível averiguar pelo dividend yield).

O DEVA11 é um fundo imobiliário recente, com pouco tempo no mercado. Apesar disso, tem conseguido entregar bons rendimentos para seus cotistas.

No entanto, muitos investidores preferem esperar que o FII possua um histórico maior para poder analisar Porém, neste caso, você precisa analisar o seu perfil de investidor para averiguar se este tipo de fundo é para você.

De qualquer maneira, a diversificação dos FIIs é uma boa solução. Por isso, preparamos um ranking gratuito com os 7 fundos imobiliários mais baratos e que pagam bons dividendos.

Como avaliar se o DEVA11 é adequado para o seu perfil de investimento

O primeiro ponto a avaliar é se o investimento em fundos imobiliários está alinhado com os seus objetivos financeiros de longo prazo.

O DEVA11 é um fundo imobiliário que tem como objetivo principal investir em títulos de renda fixa, como os Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs).

Além disso, você precisa avaliar o seu perfil de risco. Investir em fundos imobiliários de papel envolve riscos, como o tipo da operação. Portanto, é importante ter uma tolerância adequada ao risco.

Como acompanhar o desempenho do DEVA11

Para acompanhar o desempenho de DEVA11, existem diversas opções disponíveis para os investidores.

Conheça algumas!

Onde encontrar informações sobre o DEVA11 na internet

Algumas das principais formas de monitorar o desempenho do fundo são por meio de sites especializados, plataformas de investimentos, relatórios do fundo, análise de mercado ou pelo próprio site do fundo.

Como interpretar a cotação de outros indicadores do DEVA11

Algumas das principais informações que podem ser obtidas a partir dessas fontes são:

  • Preço da cota: representa o valor atual de cada cota do fundo. É importante lembrar que o preço das cotas pode variar ao longo do tempo;
  • Rentabilidade: é calculada com base no retorno gerado pelo fundo por meio da distribuição de dividendos e eventual valorização das cotas;
  • Dividend yield: o dividend yield representa a relação entre os dividendos distribuídos por DEVA11 e o preço atual da cota;
  • P/VP: é um indicador que relaciona o preço da cota de DEVA11 com o valor patrimonial do fundo;
  • Liquidez: se refere à facilidade de compra e venda das cotas do fundo no mercado.

IMPORTANTE: Este conteúdo possui finalidade educacional e informativa, e não deve ser considerado como uma análise de valores mobiliários ou uma recomendação de investimento específico. Nós, do Clube do Valor, compartilhamos conhecimentos sobre finanças e investimentos com o objetivo de promover a educação financeira.

É importante ressaltar que não somos uma casa de análise. Portanto, qualquer menção a ativos financeiros neste conteúdo não representa uma recomendação direta de compra ou venda desses ativos.

Nosso foco principal é oferecer informações e estratégias gerais, com o objetivo de te ajudar a entender melhor o mercado de investimentos. As informações apresentadas são baseadas em fontes confiáveis e na experiência de nossa equipe, mas não garantimos sua precisão, atualidade ou integridade.

Cada pessoa é responsável por tomar suas próprias decisões de investimento, considerando sua situação financeira, objetivos e perfil de risco. É importante lembrar que o desempenho passado de ativos financeiros não garante resultados futuros, e que o mercado financeiro é volátil e sujeito a mudanças imprevisíveis.

Em suma, recomendamos que você busque informações adicionais, faça pesquisas independentes e consulte profissionais qualificados antes de tomar decisões de investimento. Se você quer o acompanhamento de um especialista em investimentos, você pode entrar em contato com um de nossos planejadores e ganhar uma análise de carteira *gratuita* por um profissional qualificado clicando aqui.