O Kinea Rendimentos FII é um dos fundos de investimento imobiliário mais populares do país.

Por isso, preparamos um post completo com todas as informações que você precisa saber sobre o KNCR11, desde como funciona até quais são os riscos e principais vantagens do fundo. Continue a leitura!

O que é o KNCR11 e como funciona

O KNCR11 foi fundado em 2012 e é um dos fundos da gestora Kinea Investimentos, sendo seus investimentos focados em títulos de dívida imobiliária e outros valores mobiliários.

Conheça mais sobre o fundo!

Definição e características do KNCR11

O Kinea Rendimentos é um fundo de investimento do tipo papel e tem como objetivo proporcionar rendimentos mensais, no longo prazo, equivalente à variação da taxa DI, por meio de investimento em ativos financeiros imobiliários, como os Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs).

Ainda, o fundo pode investir em Letras de Crédito Imobiliário (LCI), Letras Hipotecárias (LH) e outros ativos financeiros nos termos de seu regulamento interno.

Ele é um fundo de investimento imobiliário do tipo ANBIMA títulos e valores mobiliários gestão ativa de segmento títulos e valores mobiliários. Além disso, é constituído sob a forma de condomínio fechado, com duração indeterminada e regido por seu regulamento interno.

Como o KNCR11 é negociado na Bolsa de Valores

As cotas do fundo do Kinea Rendimentos são negociadas com o ticker KNCR11 na Bolsa de Valores brasileira (B3).

As aplicações realizadas no fundo não contam com a garantia do Administrador ou do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), não podendo o administrador ser responsabilizado por eventuais depreciações dos ativos que compõem a carteira do fundo.

Por isso, é recomendado que você converse com o seu financial advisor para entender se este é o melhor investimento para você.

Quem pode investir no KNCR11 e como adquirir cotas

Qualquer pessoa física ou jurídica pode investir no KNCR11, desde que possua uma conta em uma corretora de valores cadastrada na B3.

A compra de cotas do KNCR11 é realizada por meio da plataforma de investimentos da corretora, que permite a realização de ordens de compra e venda de ativos financeiros.

Caso você queira saber quanto precisa investir para alcançar a sua liberdade financeira, você pode usar a nossa calculadora de independência financeira.

Como funciona a gestão do KNCR11

A Intrag DTVM Ltda é a administradora e custodiante do fundo, enquanto que a Kinea Investimentos é a gestora.

A taxa de administração é de 1,08% ao ano e não há taxa de performance.

Se houver resultado a ser distribuído aos cotistas, o administrador deve informá-los sobre a data de pagamento, que deve ser até o 9˚ dia útil do mês subsequente, e o valor a ser pago por cota.

O fundo distribui pelo menos 95% dos seus dividendos, conforme legislação brasileira, apurados segundo o regime de caixa.

Desempenho e histórico do KNCR11

Além da análise de indicadores, uma das maneiras de conhecer e verificar se vale a pena investir em determinado ativo, é analisar o desempenho e o histórico dele. Vamos dar uma olhada nas informações de KNCR11!

Análise do desempenho do KNCR11 ao longo do tempo

Para avaliar o desempenho do KNCR11 ao longo do tempo, é preciso analisar seu histórico de rendimentos e valorização de cotas.

Se analisarmos de novembro de 2012 até março de 2023, podemos perceber que a cota caiu cerca de 6%, como podemos ver no gráfico a seguir:

Como o KNCR11 tem se saído em relação a outros fundos imobiliários

O desempenho do KNCR11 em relação a outros fundos imobiliários pode variar de acordo com as condições do mercado e a estratégia de gestão de cada fundo.

No entanto, em geral, o Kinea Rendimentos tem se destacado como um dos fundos mais rentáveis e estáveis do mercado brasileiro.

Por exemplo, em relação ao IFIX (Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários), que é o índice que mede o desempenho médio dos fundos imobiliários na B3, o KNCR11 tem apresentado um desempenho bastante positivo (3,66%) nos últimos doze meses (análise feita em março de 2023).

Dividendos e rentabilidade do KNCR11

O dividend yield de KNCR11, que é o rendimento gerado para o dono da ação pelo pagamento de dividendos, é de 13,5% nos últimos doze meses, o que pode ser considerado alto.

Além disso, o último rendimento do fundo foi de R$ 1,00 por cota (rendimento de 1,01%). Nos últimos 12 meses, o KNCR11 teve um rendimento distribuído de mais de R$ 654 milhões.

Quer descobrir quanto você pode receber mensalmente investindo nos melhores FIIs? Baixe a nossa planilha gratuita de rendimentos de fundos imobiliários.

Fatores que afetam o desempenho do KNCR11

Existem diversos motivos que podem afetar o desempenho de um fundo imobiliário, tanto internos quanto externos. Conheça os principais fatores que afetaram o desempenho de KNCR11.

Como a pandemia afetou o mercado imobiliário e o KNCR11

O principal fator que afetou o mercado imobiliário nos últimos anos foi a pandemia, pois, devido à recessão econômica, muitas empresas reduziram suas operações e deixaram de alugar imóveis, além das inúmeras renegociações de contratos.

Apesar disso, os chamados fundos de recebíveis imobiliários (ou fundos de papel) conseguiram se destacar. Isso porque, normalmente, os FIIs de papel possuem contratos de longo prazo com as empresas emissoras dos títulos, o que garante uma certa previsibilidade de fluxo de caixa e rendimentos para os investidores mesmo em um período de instabilidade econômica.

Após a pandemia, muitas pessoas começaram a traçar planos para ter uma renda passiva. Se este é o seu caso, aprenda a organizar os seus gastos mensais em nossa planilha para colocar a sua vida financeira em ordem.

Mudanças na taxa de juros e seu impacto no KNCR11

Os fundos de recebíveis são menos voláteis do que os fundos de tijolo e, por investir num tipo de renda fixa, são beneficiados pela queda de juros – o que normalmente acontece ao contrário.

Os títulos, como o CRI, costumam ser prefixados ou indexados à inflação, valorizando-se quando os juros caem.

Riscos e vantagens de investir no KNCR11

Como todo e qualquer ativo financeiro, investir em KNCR11 apresenta riscos e vantagens. Conheça os principais antes de tomar a sua decisão!

Os principais riscos associados ao investimento no KNCR11

Um dos principais fatores de risco de investir no fundo KNCR11 é a possibilidade de variação do valor e da rentabilidade dos ativos e os riscos de execução das garantidas atreladas aos CRI.

As vantagens do KNCR11 em relação a outros tipos de investimentos

Por outro lado, fundos de papel como o KNCR11 costumam ser beneficiados pela queda nos juros, como aconteceu na pandemia.

Além disso, os rendimentos do KNCR11 são isentos de Imposto de Renda para investidores pessoa física, sendo uma ótima vantagem deste tipo de investimento.

Outro benefício do KNCR11 é que, por ser um fundo imobiliário sólido e no mercado há mais de 10 anos, ele demonstrou um aumento nos seus rendimentos ao longo do tempo.

De qualquer maneira, a diversificação dos FIIs é uma boa solução. Por isso, preparamos um ranking gratuito com os 7 fundos imobiliários mais baratos e que pagam bons dividendos.

Como avaliar se o KNCR11 é adequado para o seu perfil de investimento

O primeiro ponto a avaliar é se o investimento em fundos imobiliários está alinhado com os seus objetivos financeiros de longo prazo.

O KNCR11 é um fundo imobiliário que tem como objetivo principal investir em títulos de renda fixa, como os Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs).

Além disso, você precisa avaliar o seu perfil de risco. Investir em fundos imobiliários de papel envolve riscos, como o tipo de operação. Portanto, é importante ter uma tolerância adequada ao risco. Por se tratar de renda variável, o ideal é que você invista com um horizonte longo, em torno de cinco anos.

Por fim, a melhor forma de saber se um fundo imobiliário deve compor a sua carteira é:

  • Entendendo se ele passa nos seus critérios de seleção
  • Adequando a proporção que ele deve ter em sua carteira.

Se você é um investidor mais arrojado, pode ter uma parte relevante da carteira em renda variável, com uma estratégia que selecione fundos mais descontados, aceitando maior volatilidade por um prêmio elevado no longo prazo.

Por outro lado, se você for um investidor mais conservador, pode fazer mais sentido ter um percentual pequeno de renda variável na carteira, e ter critérios que selecionem fundos mais estáveis e previsíveis, abrindo mão de um retorno superior para manter a carteira mais constante.

Se você quer saber qual o melhor método para você, faça uma análise gratuita de carteira de investimentos com um planejador financeiro profissional do Clube do Valor clicando aqui.

Como acompanhar o desempenho do KNCR11

Para acompanhar o desempenho de KNCR11, existem diversas opções disponíveis para os investidores.

Conheça algumas!

Onde encontrar informações sobre o KNCR11 na internet

Algumas das principais formas de monitorar o desempenho do fundo são por meio de sites especializados (como o Fundamentus e o Status Invest), plataformas de investimentos, relatórios do fundo, análise de mercado ou pelo próprio site do fundo.

Como interpretar a cotação de outros indicadores do KNCR11

Algumas das principais informações que podem ser obtidas a partir dessas fontes são:

  • Preço da cota: representa o valor atual de cada cota do fundo. É importante lembrar que o preço das cotas pode variar ao longo do tempo;
  • Rentabilidade: é calculada com base no retorno gerado pelo fundo por meio da distribuição de dividendos e eventual valorização das cotas;
  • Dividend yield: o dividend yield representa a relação entre os dividendos distribuídos por KNCR11 e o preço atual da cota;
  • P/VP: é um indicador que relaciona o preço da cota de KNCR11 com o valor patrimonial do fundo;
  • Liquidez: se refere à facilidade de compra e venda das cotas do fundo no mercado.

A partir desses e outros indicadores, é possível fazer análises que orientem o investidor sobre a situação do fundo.

No Clube do Valor, os principais indicadores utilizados na seleção de fundos imobiliários são Mediana de Dividend Yield dos últimos 12 meses, P/VPA e liquidez, além de outros filtros de segurança. Assim escolhemos os 15 FIIs baratos e melhores pagadores de dividendos da bolsa. Conheça a nossa estratégia de fundos imobiliários.

IMPORTANTE: Este conteúdo possui finalidade educacional e informativa, e não deve ser considerado como uma análise de valores mobiliários ou uma recomendação de investimento específico. Nós, do Clube do Valor, compartilhamos conhecimentos sobre finanças e investimentos com o objetivo de promover a educação financeira.

É importante ressaltar que não somos uma casa de análise. Portanto, qualquer menção a ativos financeiros neste conteúdo não representa uma recomendação direta de compra ou venda desses ativos.

Nosso foco principal é oferecer informações e estratégias gerais, com o objetivo de te ajudar a entender melhor o mercado de investimentos. As informações apresentadas são baseadas em fontes confiáveis e na experiência de nossa equipe, mas não garantimos sua precisão, atualidade ou integridade.

Cada pessoa é responsável por tomar suas próprias decisões de investimento, considerando sua situação financeira, objetivos e perfil de risco. É importante lembrar que o desempenho passado de ativos financeiros não garante resultados futuros, e que o mercado financeiro é volátil e sujeito a mudanças imprevisíveis.

Em suma, recomendamos que você busque informações adicionais, faça pesquisas independentes e consulte profissionais qualificados antes de tomar decisões de investimento. Se você quer o acompanhamento de um especialista em investimentos, você pode entrar em contato com um de nossos planejadores e ganhar uma análise de carteira *gratuita* por um profissional qualificado clicando aqui.