Os BDRs são uma ótima opção para quem deseja investir em empresas globais, pois eles permitem acessar uma grande variedade de ações listadas em bolsas de outros países diretamente na bolsa brasileira. A estrutura de BDRs oferece diversas vantagens, além de permitir a diversificação do portfólio de investimentos. Contudo, os investidores devem estar atentos aos riscos associados aos BDRs.

Neste artigo, vamos abordar os principais tópicos relacionados aos BDRs, desde a sua definição e funcionamento até as melhores opções de investimento na atualidade. Além disso, vamos mostrar como abrir uma conta em uma corretora de BDRs e as melhores estratégias de investimento para aproveitar ao máximo este produto. Por fim, abordaremos a tributação de BDRs, bem como as principais regras para quem deseja investir.

O que são BDRs?

Os certificados de depósito de ações, também conhecidos como BDRs (Brazilian Depositary Receipts), são um serviço que permite investir em empresas estrangeiras por meio de um certificado de depósito de ações emitido por uma instituição financeira brasileira. Um BDR é uma versão moderna de ações estrangeiras, permitindo que os investidores brasileiros acessem oportunidades de investimento em todo o mundo, sem precisarem abrir uma conta em outro país.

Ou seja, esses certificados são negociados na B3, a Bolsa de Valores brasileira, e oferecem aos investidores brasileiros acesso a empresas estrangeiras.

Como os BDRs funcionam?

Os BDRs funcionam como um ativo de investimento de renda variável. Ações de empresas estrangeiras, como Apple, Microsoft e Amazon, são compradas e depositadas por um custodiante no exterior,que emite recibos atrelados às ações depositadas para serem negociados na B3, a Bolsa de Valores brasileira. Por meio dos BDRs, os investidores brasileiros podem acessar oportunidades de investimento ao redor do mundo sem precisar abrir uma conta em outro país.

Os BDRs são geralmente classificados em Patrocinados e Não Patrocinados. Quando a compra das ações estrangeiras acontecem de forma autônoma, temos os BDRs Não Patrocinados. Já quando a própria empresa internacional emissora das ações que coordena o processo, temos os BDRs Patrocinados.

Eles ainda estão sujeitos aos mesmos riscos que as ações das empresas subjacentes às quais eles estão associados. Como os BDRs são emitidos em moeda local, as variações cambiais também têm um impacto sobre o preço dos BDRs. Além disso, eles também estão sujeitos a outros fatores de risco, como taxas de juros, inflação, fluxo de caixa, diretrizes contábeis, liquidez e governança corporativa.

Vantagens e desvantagens dos BDRs

Os BDRs oferecem aos investidores brasileiros a oportunidade de acessar as maiores empresas globais, além de diversificar seus portfólios. Eles podem ser uma opção interessante para investimentos de curto ou longo prazo. No entanto, conhecer as vantagens e desvantagens dos BDRs é crucial para tomar a decisão de investir neste tipo de produto de forma consciente.

Acesso a empresas globais

A principal vantagem dos BDRs é a possibilidade de acesso a algumas das maiores empresas globais, tais como empresas norte-americanas e europeias de grande porte. Por meio desses ativos, os investidores brasileiros podem acessar os maiores mercados do mundo, diversificando seus portfólios de investimentos.

Algumas dessas empresas são:

Diversificação de portfólio

Outra vantagem é a diversificação de portfólio que os BDRs oferecem. Com ela, os investidores podem reduzir seus riscos, pois possuem acesso a empresas de diversos setores e localizações. Por meio dos BDRs, os investidores podem investir em setores que são mais seguros, como os serviços financeiros, ou setores que oferecem maior potencial de crescimento, como a tecnologia e a saúde.

A escolha do BDR que irá compor a sua carteira deverá ser feita juntamente com o seu consultor financeiro, pois ela precisa estar alinhada à sua estratégia e perfil de investidor.

Riscos associados

Embora os BDRs ofereçam muitas vantagens, eles também apresentam riscos. Os riscos mais comuns são:

  • Risco de câmbio;
  • Risco de mercado;
  • Risco de liquidez;
  • Risco de crédito.

Todos esses riscos devem ser considerados quando se está investindo em BDRs. Além disso, o investidor também deve levar em conta que os custos associados à negociação dos BDRs podem ser mais altos do que os custos associados à negociação de ações locais, pois é preciso incluir a taxa de câmbio.

Como escolher os melhores BDRs para investir?

Ao escolher os melhores BDRs para investir, deve-se considerar diversos fatores para garantir rentabilidade. Uma das melhores formas de escolher os melhores BDRs é por meio de uma análise fundamentalista.

Análise fundamentalista

A análise fundamentalista é uma abordagem de análise de mercado para avaliar a saúde financeira e a perspectiva de lucratividade de uma empresa. É uma abordagem baseada na avaliação do desempenho de uma empresa ao longo do tempo para determinar sua saúde financeira.

Essa abordagem envolve a avaliação de fatores como o balanço patrimonial, as demonstrações financeiras, o lucro por ação, a proporção de dívida líquida e outros. Esta análise também envolve a avaliação de fatores externos como a economia global, a regulamentação, a concorrência e os desenvolvimentos tecnológicos.

Diversificação geográfica

Deve-se também diversificar o portfólio geograficamente para ter acesso a diferentes economias e oportunidades. Os BDRs permitem ao investidor acessar diferentes economias, de modo a diversificar seu portfólio e reduzir o risco associado a investimentos em uma única economia.

Setores de crescimento

Além disso, os investidores devem prestar atenção aos setores com tendências de crescimento a longo prazo. O crescimento a longo prazo de um setor pode ser avaliado por meio da análise das empresas que fazem parte daquele segmento e de seu ganho de mercado, bem como de seu potencial de crescimento em relação a outras empresas de outros setores.

É importante que essa análise seja feita por um profissional do setor financeiro, que possui o conhecimento e as ferramentas necessárias para entender o mercado e avaliar o desempenho financeiro histórico das empresas de diversos setores. Você pode entrar em contato com a nossa equipe de especialistas em wealth advisor para entender o seu perfil de investidor e ver qual é a estratégia que mais faz sentido para você.

Os melhores BDRs para investir atualmente

Dependendo do seu perfil de investidor e objetivos financeiros, é que se cria uma estratégia de investimento personalizada para as suas necessidades. Apesar disso, é possível identificar alguns setores de BDRs que vêm dando resultado ao longo dos últimos anos (é importante lembrar que desempenho histórico não é garantia de desempenho futuro).

Tecnologia

Atualmente, a tecnologia é um dos setores mais promissores para investir em BDRs. As empresas desse setor estão cada vez mais proeminentes nos mercados globais, pois elas criam soluções inovadoras que melhoram a vida dos usuários. Algumas das principais empresas de tecnologia estão listadas em BDRs, como Apple, Alphabet (Google), Amazon, Microsoft Corporation e Nvidia Corporation.

Saúde

Os BDRs deste setor representam empresas que investem na pesquisa de novas terapias e medicamentos. Como resultado, o setor de saúde é um dos mais promissores e pode ser um bom investimento. Algumas das principais empresas listadas em BDRs no setor de saúde incluem Abiomed, Novartis, Johnson & Johnson, Merck e Pfizer.

Energia

Os BDRs deste setor representam empresas que lidam com geração, armazenamento, distribuição e comercialização de energia. Algumas das principais empresas listadas em BDRs no setor de energia incluem Exxon Mobil, NRG Energy, Occident PTR, AES e BP PLC.

Lembrando que, na hora de escolher quais BDRs devem fazer parte do seu portfólio de investimento, é importante que você converse com um especialista em wealth advisor para identificar quais ativos fazem sentido para a sua estratégia e objetivos financeiros.

Como investir em BDRs?

Se você identificou que os BDRs fazem sentido para a sua estratégia, é hora de colocar a mão na massa. Descubra como investir em BDRs!

Abertura de conta em corretora

O primeiro passo para investir em BDRs é abrir uma conta em uma corretora. É importante fazer uma pesquisa minuciosa antes de escolher uma corretora, para se certificar de que ela atende às suas necessidades de investimento. Para isso, nós criamos um guia gratuito com as melhores corretoras de 2023.

Os BDRs são negociados na Bolsa de Valores brasileira, do mesmo modo de ações. Por isso, você pode seguir os mesmos passos de compra de BDR que faz ao incluir ações no seu portfólio.

Análise de taxas

Antes de investir em BDRs, é importante pesquisar sobre as taxas cobradas pelas corretoras. Estas taxas podem incluir taxas de manutenção de conta, taxas de compra e venda, taxas de custódia ou taxas de serviço. Além disso, também é necessário considerar impostos, como o Imposto de Renda.

Estratégias de investimento

Uma estratégia de investimento pode ser baseada na análise fundamentalista, que envolve a avaliação das perspectivas e riscos associados a um investimento. Por exemplo, antes de investir em um BDR, é importante considerar fatores como o histórico da empresa, seu desempenho financeiro e seu potencial de crescimento.

Outra estratégia de investimento é a diversificação geográfica, que envolve a compra de BDRs de empresas de diferentes países. Dessa forma, o investidor pode se proteger contra mudanças nas condições econômicas de um país em particular.

Além disso, também é possível investir em setores de crescimento, que são aqueles que estão em alta. Estes setores são vistos como boas oportunidades de investimento, pois podem oferecer retornos mais altos.

Ter uma estratégia de investimento bem definida é essencial para garantir o sucesso de um investimento em BDRs. Por isso, converse com a nossa equipe de especialistas em wealth advisor e crie a estratégia ideal para o seu perfil de investidor e objetivos financeiros.

Tributação de BDRs

Os investidores devem considerar os aspectos fiscais antes de investir em BDRs, pois isso pode acabar influenciando no retorno do investimento. Entenda mais sobre esse assunto!

Imposto de Renda

A tributação dos BDRs é bastante semelhante aos ativos de renda variável, como as ações. Ou seja, o investidor é tributado sobre os ganhos de capital do investimento.

Isso quer dizer que, quando o investidor vende um BDR com lucro, deve pagar Imposto de Renda sobre o lucro. Essa alíquota é de 15% para operações comuns e 20% para operações de Day Trade. A diferença para as ações é que não existe a isenção do IR para vendas de até R$ 20.000 no mês.

Além disso, também há tributação sobre os dividendos distribuídos pelos BDRs. Neste caso, a tributação varia de 7,5% a 27,5%, dependendo da quantidade de proventos recebidos. Para recebimento de rendimentos de até R$ 1.903,98, o IR é isento.

IOF

No caso de BDRs, não há a cobrança de IOF. Porém, é importante ressaltar que o governo do país de origem das ações também cobra uma parte dos ganhos sobre os dividendos – e esse valor já vem descontado quando chega para o investidor.

Ou seja, quando um investidor brasileiro recebe dividendos de um BDR, já recebe o valor com a tributação descontada no país de origem. Neste caso, o investidor não precisa se preocupar em realizar o pagamento dos tributos para outro país.

Conclusão

Descobrir quais são os melhores BDRs para investir vai depender de inúmeros fatores, como o seu perfil de investidor, seus objetivos financeiros, as características de cada ativo, entre outros. Por isso, é importante analisar quais fazem sentido para a sua estratégia juntamente com o seu consultor financeiro. Entre em contato com a nossa equipe de especialistas em wealth advisor e monte a sua estratégia personalizada.

advisor