É muito comum que investidores que começam a investir no mercado financeiro fiquem com medo de enfrentar uma recessão e vejam suas ações caírem. Por isso, é importante saber quais são os setores mais resilientes da Bolsa, pois assim você poderá investir com estratégia e segurança.

Devido aos ciclos econômicos, é normal que haja recessões na Bolsa de Valores, fazendo com que ora as ações valorizem, ora desvalorizem. Por isso, é fundamental contar com uma estratégia sólida e que mire o longo prazo, fazendo com que essas oscilações de mercado não interfiram no resultado final.

Existem alguns sinais importantes que uma economia emite quando está passando por uma recessão. Para proteger o seu patrimônio, é importante que você conheça os setores mais resilientes na Bolsa e veja se fazem sentido para a sua estratégia.

Continue com a gente para entender mais sobre esse assunto. Boa leitura!

O que é uma recessão?

Uma recessão é considerada como uma redução geral da produção, do investimento, dos gastos e do emprego. A recessão também é geralmente acompanhada por um aumento da inflação, taxas de juros mais altas freando a atividade econômica e maior incerteza sobre o futuro.

Por essa razão, as recessões tendem a ser um desafio para os investidores, pois as ações podem cair significativamente. Dessa maneira, os investidores ficam com receio de investir num mercado tão volátil, fazendo até com que percam oportunidades.

Porém, para que o investidor não perca dinheiro ao ceder à ganância, é importante investir com estratégia e segurança. Para isso, nada melhor do que conversar com a nossa equipe de wealth advisors para criar estratégias personalizadas para o seu perfil de investidor.

Como as recessões afetam a Bolsa de Valores?

Durante uma recessão, os investidores tendem a ser mais cautelosos. Como resultado, as ações costumam ser negociadas com descontos significativos. Além disso, as ações de empresas ligadas a setores que sofrem mais, como finanças, turismo e serviços, tendem a ser particularmente afetadas.

No entanto, alguns setores são mais resilientes do que outros, pois não sofrem tanto com a recessão.

Setores mais resilientes da Bolsa: uma análise

Na Bolsa de Valores, existem setores que se mostram mais resilientes durante períodos de recessão, o que os tornam importantes para investidores que desejam reduzir o risco de suas carteiras de investimentos.

Características dos setores resilientes

Ao analisar os setores mais resilientes da Bolsa de Valores, é importante compreender quais são as características que os tornam tão resistentes aos períodos de recessão. Geralmente, estes setores são aqueles que possuem demanda estável mesmo em tempos de recessão, o que os torna menos afetados por mudanças na economia.

Além disso, também são compostos por empresas mais estáveis e resilientes. Mesmo nos períodos de recessão, elas continuam suas atividades, pois oferecem produtos e serviços essenciais para a sociedade.

Setores tradicionalmente resilientes durante recessões

Os setores de saúde, consumo básico e utilidades públicas têm sido considerados como os mais resistentes às recessões. Estes setores são caracterizados por empresas que oferecem produtos e serviços que o mercado necessita, independentemente das circunstâncias. Por exemplo, os setores de saúde e consumo básico são geralmente resistentes à recessão devido à sua natureza essencial.

Apesar disso, durante a última recessão na pandemia do coronavírus, foi possível perceber que outros setores também se mostraram resistentes à recessão. Isso é uma característica importante a se analisar, pois são setores que não são essenciais para a nossa sobrevivência, mas que encontraram um meio de se adaptar às demandas da sociedade e se tornaram essenciais.

Setores surpreendentemente resilientes na última recessão

Durante a última recessão, alguns setores foram surpreendentemente resilientes. Tecnologia, energias renováveis e e-commerce foram alguns dos setores que resistiram melhor à recessão, o que muitos investidores encontraram como uma grande oportunidade de investimento.

Histórico de desempenho dos setores durante recessões

Analisar o histórico de desempenho dos setores mais resilientes da Bolsa durante recessões é importante para entender como eles resistem aos tempos difíceis. Para fazer isso, podemos consultar os índices setoriais da B3 e analisar como foi o desempenho histórico deles ao longo do tempo.

  • Índice de Consumo (ICON B3)

As empresas que fazem parte deste índice são dos setores de bebidas, comércio e distribuição, alimentos processados, produtos de uso pessoal e limpeza, entre outros. Alguns exemplos de ativos são: ABEV3, RENT3, RDOR3, JBSS3, HAPV3, NTCO3, LREN3, entre outros.

Ao analisarmos a evolução de agosto de 2012 a setembro de 2023, é possível perceber uma evolução 45% positiva no índice. Neste período, tivemos dois momentos de recessão: 2018 e 2020. 

Entre janeiro e dezembro de 2018, o índice caiu cerca de 10%. Já na recessão de 2020, entre janeiro e abril daquele ano, o índice caiu cerca de 45%, sofrendo uma queda brusca.

  • Índice de Utilidade Pública (UTIL B3)

As empresas que fazem parte deste índice são dos setores de energia elétrica, água e saneamento. Alguns exemplos de ativos são: ELET3, EQTL3, CPLE6, TAEE11, SAPR11, NEOE3, entre outros.

Ao analisarmos a evolução de setembro de 2018 a setembro de 2023, é possível perceber uma evolução 145% positiva no índice. Neste período, tivemos dois momentos de recessão: o final da recessão de 2018 e 2020. 

Durante a recessão mais recente, entre janeiro e abril de 2020, o índice caiu cerca de 35%, sofrendo uma queda brusca. Apesar disso, a recuperação do índice foi rápida, pois, em 2023, o índice já alcançou seu valor pré-pandêmico.

  • Índice do Setor Industrial (INDX B3)

As empresas que fazem parte deste índice são dos setores de bebidas, máquinas e equipamentos, madeira e papel, siderurgia e metalurgia, alimentos processados, material de transporte, entre outros. Alguns exemplos de ativos são: WEGE3, SUZB3, GOAU4, KLBN4, EMBR3, entre outros.

Ao analisarmos a evolução de setembro de 2018 a setembro de 2023, é possível perceber uma evolução 36% positiva no índice. Neste período, tivemos dois momentos de recessão: o final da recessão de 2018 e 2020. 

Durante a recessão mais recente, entre janeiro e março de 2020, o índice caiu cerca de 48%, sofrendo uma queda brusca. Apesar disso, a recuperação do índice foi rápida, pois, em 2023, o índice já está próximo do seu valor pré-pandêmico.

Setores tradicionalmente resilientes durante recessões

Em tempos de recessão, alguns setores são mais capazes de se manter estáveis. Existem diversos fatores que contribuem para a resistência de alguns setores em tempos de estagnação econômica.

Saúde

A saúde sempre foi um setor que apresenta resistência em tempos de recessão. Isso se deve ao fato de que os serviços de saúde são considerados essenciais, o que significa que aqueles que desempenham tais serviços continuam a ser necessários, mesmo durante tempos de recessão. Além disso, o setor de saúde é também menos afetado do que outros setores por quedas na demanda, não dependendo tanto de níveis de consumo.

Consumo básico

Outro setor que é geralmente resiliente durante recessões é o setor de consumo básico. Esses setores incluem alimentos, produtos de higiene pessoal e limpeza. Esses itens são considerados necessários para sobreviver; portanto, a demanda por eles é muito menos suscetível a variações cíclicas de negócios. Além disso, os preços dos produtos de consumo básico são menos voláteis que os dos outros bens, tornando-os mais resistentes à recessão.

Utilidades públicas

As utilidades públicas também são setores que geralmente resistem em tempos de recessão e incluem serviços de telecomunicações, energia elétrica, água, gás natural e outros serviços similares. Esses setores são particularmente resistentes à recessão, pois são necessários para a operação da maioria das empresas e das casas da população, o que significa que a demanda por esses serviços é geralmente estável. Além disso, os preços dessas utilidades também tendem a ser estáveis, o que torna esses setores mais resistentes à recessão.

Setores surpreendentemente resilientes na última recessão

A última recessão surpreendeu muitos investidores com setores inesperados que mostraram um desempenho superior ao da maioria dos outros setores.

Tecnologia

A tecnologia foi um dos setores mais surpreendentes durante a última recessão. Apesar das grandes mudanças no mercado global, a indústria de tecnologia não apenas sobreviveu, mas também se expandiu. Parte disso se deve ao fato de que o setor de tecnologia é um dos mais dinâmicos e capazes de se adaptar rapidamente às mudanças.

Muitas das empresas de tecnologia se beneficiaram com a ênfase da economia global em digitalização e transformação digital. Além disso, o setor de tecnologia tem mostrado consistência em termos de crescimento ao longo dos anos, o que o tornou um dos principais destinos de investimento para os investidores.

Ainda, a última recessão foi causada por um vírus de alcance global, o coronavírus, o que fez com que muitas medidas governamentais fossem de lockdowns, ou seja, isolamento social para que se evitasse a proliferação da doença. Dessa maneira, muitas pessoas se viram forçadas a ficar em casa e achar outras alternativas de ganhar dinheiro, encontrando apoio na tecnologia.

Energias renováveis

Outro setor que se destacou durante a última recessão foi o de energias renováveis. Apesar de muitas previsões de que o setor de energias renováveis sofreria grandes prejuízos, o setor mostrou força incrível. Isso se deve ao fato de que, com a economia global em transição, as energias renováveis tornaram-se cada vez mais importantes. Além disso, a pauta ESG e a importância do cuidado com o meio ambiente têm ganhado cada vez mais força no meio corporativo.

Empresas como a Tesla e a Vestas vêm se beneficiando dessa tendência, pois têm sido capazes de oferecer muitas soluções de energia eficientes e sustentáveis. Além disso, muitas outras empresas de energia renovável estão investindo em pesquisa e desenvolvimento para criar novas tecnologias e aproveitar oportunidades de investimento em mercados emergentes.

E-commerce

O setor de e-commerce também mostrou ter grande resistência durante a última recessão. Isso se deve ao fato de que o comércio eletrônico tem sido um dos principais motores do crescimento na economia global e tem se beneficiado do aumento do número de compradores on-line.

Desde a recessão, as principais empresas de e-commerce, como Amazon, Shopify, Alibaba e outras, vêm se destacando como líderes no setor. Isso se deve à sua capacidade de oferecer aos clientes acesso a uma grande variedade de produtos a preços acessíveis, o que é especialmente importante durante tempos de incerteza econômica.

Além disso, o comércio eletrônico oferece aos usuários a capacidade de fazer compras de forma rápida, prática, segura e com mais comodidade, já que não precisam sair de casa. Aliado à tecnologia e aos novos hábitos de consumo das pessoas que se viram forçadas a ficar em casa durante a pandemia, este setor teve bastante destaque.

Estratégias de investimento em recessão

Durante os tempos de recessão, investidores experientes sabem que precisam se preparar para enfrentar o período com cautela. Embora exista algum risco envolvido, há algumas estratégias de investimento que podem ajudar a proteger o seu portfólio contra as forças do mercado.

Diversificação de portfólio

Um dos principais conselhos para qualquer investidor, independentemente do ciclo econômico, é diversificar seu portfólio. Isso significa investir em ativos diferentes e evitar concentrar todos os seus investimentos em um setor específico.

Durante a recessão, a diversificação pode ajudar a reduzir os riscos ao se expor aos movimentos diferentes dos mercados. Isso garante que, mesmo se alguns dos seus investimentos não atingirem seus objetivos, outros podem compensar.

Por isso, conte com a ajuda dos nossos especialistas em wealth advisor para montar uma estratégia diversificada para o seu perfil de investidor e objetivos financeiros. Dessa maneira, você ficará mais tranquilo ao passar por uma recessão, pois saberá que seus investimentos estão baseados numa estratégia sólida.

Investimento em ações defensivas

Outra estratégia comumente utilizada em tempos de recessão é investir em empresas e setores considerados “defensivos”. Estes são setores que tendem a sofrer menos durante os tempos difíceis, pois seus produtos ou serviços são necessários, independentemente do ciclo econômico.

Setores como saúde, consumo básico e utilidades públicas são geralmente considerados defensivos, pois as pessoas continuam usando seus serviços, mesmo quando a economia começa a desacelerar.

Aproveitando as oportunidades de crescimento

Embora possa ser tentador evitar os riscos em tempos de recessão, também é importante aproveitar oportunidades de investimento que ofereçam retornos atraentes. Durante a última recessão, o setor de tecnologia foi surpreendentemente resiliente, com algumas empresas de e-commerce e energias renováveis ​​crescendo acima das expectativas. Investir em empresas de crescimento rápido em alguns setores pode oferecer grandes retornos, desde que você esteja disposto a correr riscos.

Por isso, é muito importante contar com uma estratégia sólida para seus investimentos, pois assim você estará seguro e tranquilo de que os movimentos que está fazendo estão corretos. Converse com a nossa equipe de wealth advisor sem compromisso algum e entenda como você pode criar uma estratégia consolidada baseada no seu perfil de investidor e objetivos financeiros.

Preparando-se para o futuro: o que esperar na próxima recessão

Apesar de que ninguém queira passar por uma próxima recessão, evitá-la é praticamente impossível. Por isso, é importante entender como os setores 

Aprendendo com o passado

Toda recessão é diferente e a próxima é imprevisível. No entanto, o passado pode oferecer algumas pistas úteis sobre como a Bolsa de Valores se comporta em tempos de incerteza. Ao estudar o histórico de desempenho de setores específicos nos períodos de recessão, os investidores podem preparar os seus portfólios para períodos de instabilidade econômica.

Investir em setores específicos ou ações defensivas não é o único jeito de se preparar para a próxima recessão. É essencial diversificar o portfólio de investimentos para minimizar riscos e garantir um futuro financeiro mais seguro. A preservação dos recursos deve ser priorizada, mas também é importante aproveitar as oportunidades de crescimento, quando elas surgirem.

Para isso, contar com uma estratégia sólida criada por especialistas é essencial. Por isso, converse agora mesmo com nossa equipe de wealth advisor e esteja preparado para a próxima crise.

Conquiste uma jornada financeira com autenticidade e segurança

A chave para alcançar uma jornada financeira saudável e segura é a autenticidade. É importante conhecer a si mesmo para entender quais são os objetivos financeiros de curto, médio e longo prazo. Analisar as finanças pessoais para entender o orçamento, a composição do portfólio e a origem dos recursos é fundamental. A partir daí, é possível desenvolver estratégias de investimento mais eficazes e que atendam às necessidades e objetivos financeiros específicos.

Ao se preparar para a próxima recessão, é importante lembrar que este é um momento de incerteza, mas também de oportunidade. Aprender com o passado e estar preparado para novas tendências no mercado pode ajudar os investidores a conquistar um futuro financeiro mais seguro. Dessa forma, é possível desfrutar de um caminho financeiro com autenticidade e segurança.

O mais importante é que você não precisa trilhar esta jornada sozinho. Conte com a ajuda dos nossos especialistas em wealth advisor e construa um patrimônio sólido e seguro para o seu futuro e de sua família.

advisor