O número de pessoas que investem na Bolsa de Valores cresce a cada ano. Só em janeiro de 2022, a B3 já tinha 5 milhões de pessoas físicas abertas em corretoras no país. Junto com isso, também cresceu o número de plataformas de investimentos.
Com tantas corretoras, surgem muitas dúvidas sobre taxas cobradas, como usar e outras. Em paralelo, a oferta de cursos e de educadoras financeiras também acompanha essa demanda crescente.
Escolher uma boa corretora para iniciar os seus investimentos é vital. Você acaba se acostumando a manuseá-la e fazer seus aportes e, depois, decidir trocar de plataforma pode ser muito trabalhoso.
Por isso, nós viemos facilitar a sua vida. Neste texto, você vai descobrir tudo que precisa sobre as plataformas de investimentos para dar os seus primeiros passos de forma tranquila e assertiva.
O que são plataformas de investimentos?
As plataformas de investimentos são locais online que dão acesso a vários produtos para os investidores. Tanto de renda fixa (como Tesouro Direto, CDBs, etc), quanto renda variável (ações, fundos de investimentos, etc).
Portanto, para ter acesso a uma plataforma de investimento, é preciso entrar por meio de uma corretora de valor ou banco digital.
Assim, se pode ter acesso a informações como negociações de aplicações, ativos e outros serviços úteis ao investidor.
Qual a diferença entre corretora e plataforma de investimento?
Uma plataforma de investimentos permite que o usuário faça apenas negociações de compra e venda e acompanhe o histórico de operações. Já uma corretora oferece um serviço mais completo, como todas as informações da sua conta, analise do desempenho da sua carteira de ativos e resgates financeiros, por exemplo.
É por meio de uma corretora, mas que você consegue se comunicar com a B3. Isso porque são elas que disponibilizam plataformas capazes de operar transações – o home broker.
Como funcionam as plataformas de investimentos?
As plataformas de investimentos podem atuar de várias maneiras. Desde permitir acesso aos investidores em diversos tipos de produtos de renda fixa e variável; até agir como uma consultoria, dando várias informações úteis sobre produtos e serviços.
Por meio de uma plataforma de investimentos, os investidores podem analisar as melhores ofertas de produtos e fazer suas escolhas de acordo com o seu perfil de investidor.
Há duas maneiras de ter acesso aos serviços de uma plataforma de investimentos:
- Site: é estilo um Internet Banking, com ferramentas para negociação na Bolsa de Valores, auxílio na declaração de Imposto de Renda, entre outros produtos e serviços;
- Aplicativo: a principal vantagem deste canal é a facilidade de acesso. Em qualquer lugar, você pode acompanhar os seus investimentos, acessar o home broker, fazer novas aplicações, resgatar dinheiro, entre outros.
Como funciona uma plataforma de investimento de alto rendimento?
Antes, as plataformas de alto rendimento eram reservadas só para as grandes fortunas. Assim, todo ou parte do retorno era destinado a causas humanitárias.
Hoje em dia, qualquer um pode acessar o sistema – não precisa ter uma grande fortuna.
O que é plataforma digital e como funciona?
Uma plataforma digital é, de uma forma geral, um modelo de negócio que funciona por meio de tecnologia num ambiente virtual.
Assim, se pode criar uma relação de troca entre quem oferece uma oferta (no caso, a B3) e quem quer de comprar o produto (os investidores).
Como funciona um investimento on-line?
Por meio de uma plataforma, você investe pela internet sem ter que ficar horas em filas bancárias. Assim, pode pesquisar e escolher os seus próprios investimentos, sem ficar preso ao catálogo de produtos do gerente de banco.
Além disso, é possível também contar com serviços de consultoria ou wealth management.
Qual é a melhor plataforma de investimentos?
Então, o primeiro passo para começar a investir on-line é escolher uma boa plataforma de investimentos. Com várias opções no mercado, há três pontos essenciais para pensar na hora de escolher uma:
- Quais são os serviços oferecidos;
- Qual o preço de contratação;
- O que os outros investidores falam a respeito da plataforma.
Assim, com esses três pontos, você pode pesquisar entre as opções do mercado e avaliar qual faz mais sentido na sua estratégia e no seu perfil de investidor.
As principais plataformas no Brasil hoje são:
- BTG Pactual: é o maior banco de investimentos da América Latina e oferece também opções de cartão de crédito e conta corrente;
- XP Investimentos: é a maior corretora do Brasil e não cobra por ações em renda fixa nem fundos de investimentos, apenas em renda variável;
- Nu Invest (Easynvest): é uma plataforma destinada à educação financeira de seus clientes e, por isso, atrai muitos investidores iniciantes;
- Warren: diferente das outras plataformas, nessa o investidor paga uma anuidade e tem acesso a quase todos os serviços oferecidos;
- Inter: é um banco digital que também funciona como corretora, além de não cobrar taxas dos investidores;
- Rico: nesta plataforma de investimentos, não há cobranças de taxas em grande parte das ações.
Qual é a melhor plataforma de investimentos gratuita?
A Toro Investimentos é uma das melhores opções para quem quer começar a investir sem pagar corretagem.
Portanto, é possível contratar a plataforma de automação de operações SmarttBot, que é 100% gratuita. Além disso, há muita informação sobre notícias, recomendações e muito mais.
Qual a melhor plataforma de investimento no Brasil?
A XP Investimentos é a maior corretora do Brasil.
Um dos principais diferenciais da corretora é uma assessoria personalizada. Ou seja, um profissional te acompanha em qualquer lugar do país.
Além disso, a XP conta com um serviço de cartão de crédito que é isento de anuidade e ainda possui cashback.
Qual a melhor aplicação para iniciantes?
A Nu Invest, antiga Easynvest, é ideal para investidores iniciantes.
Além disso, ela é ser bem simples e tem muitos conteúdos educativos sobre finanças e investimentos. Você pode, ainda, investir em renda fixa ou variável.
Qual é o aplicativo mais fácil de investimentos?
Sendo uma das corretoras mais simples e seguras, a Rico é uma das melhores opções de plataforma.
E o seu propósito diz por si só: simplificar e democratizar o acesso ao mundo dos investimentos.
Por isso, você conta com uma plataforma bem intuitiva, além de ter acesso a vários vídeos e materiais de educação sobre finanças e investimentos.
Qual é o melhor investimento para quem tem pouco dinheiro?
Algumas boas opções são:
- Fundos de investimento: neste tipo de investimento, você paga um gestor para procurar as melhores aplicações para você;
- LCA e LCI: são títulos de crédito destinados ao agronegócio e ao mercado imobiliário. Ou seja, um empréstimo que se faz a uma instituição financeira;
- CDB e RDB: são títulos simples emitidos por bancos e outras instituições para ter dinheiro e financiar as suas atividades de crédito;
- LC: são um investimento de renda fixa cujos títulos são emitidos pelas próprias financeiras;
- Tesouro Direto: é um título público cuja finalidade é financiar os investimentos do Governo Federal em diversas ações de infraestrutura, saúde, educação, entre outros.
Quanto custa uma plataforma on-line?
O preço de uma plataforma on-line pode variar de acordo com o serviço oferecido, tipo de cobrança (se é um valor fixo de corretagem ou percentual) e em que tipo de investimento (há corretoras que só cobram investimentos em renda variável, por exemplo).
Quais as vantagens da plataforma de investimentos?
Apesar de nem todas as plataformas de investimentos serem iguais, há algumas vantagens parecidas em grande parte delas:
- Por serem on-line, é rápido e fácil de investir de qualquer lugar;
- Custo zero ou muito baixo;
- Fácil cadastro e fácil navegação;
- Bom atendimento;
- Bons conteúdos educacionais;
- Variedade de produtos com valor acessível;
- Entre outras.
Invista com o Clube do Valor
E, por fim, você sabia que o Clube do Valor é uma gestora de investimentos?
Se você quer ir atrás da sua carteira ideal, mas sente que não tem conhecimento o bastante para fazer todos os aportes e decisões necessárias, saiba que você não precisa fazer isso sozinho.
Advisor é um dos melhores serviços do mercado financeiro para quem quer aprender a investir melhor e ainda assim ter controles sobre os seus investimentos – sem conflito de interesses, de uma vez por todas. Faça uma aplicação rápida e sem compromisso para saber mais:
Por fim, não deixe de conferir os conteúdos gratuitos no instagram, youtube e facebook. Continue a desenvolver sua educação financeira, lembre que seu maior ativo é o conhecimento! Abraços e até mais!