Imagino que você já deve ter ouvido falar sobre o famoso Lobo de Wall Street. Seja pelo filme interpretado por Leonardo DiCaprio, seja pelos 3 livros publicados pelo autor, esse termo já virou folclore do mercado financeiro mundial.

Se você ainda não conhece a figura por trás dessa história, hoje vamos te apresentar a Jordan Belfort, o mais famoso (ex)corretor da bolsa de valores americana.

Mas atenção, se essa é a sua primeira vez ouvindo sobre essa história, é bom que esteja preparado para ler sobre vendas, ações ilegais e algumas reviravoltas.

Fonte: http://g1.globo.com/

Quem é Jordan Belfort?

Jordan Ross Belfort é atualmente um dos palestrantes mais importantes no mundo das vendas, trabalhando como autor, produtor de conteúdo e palestrante motivacional. Mas essa nem sempre foi sua profissão.

Nascido em 1962, no estado de Nova Iorque, Estados Unidos, Belfort cresceu em meio a uma família de dentistas. Contudo, desde pequeno sempre teve uma vocação diferente da odontologia.

Quando jovem, desistiu do curso de odontologia na primeira semana de aula para começar a construir sua fortuna por meio de sua vocação principal, as vendas!

Jordan ficou conhecido por sua trajetória como corretor da bolsa de valores norte-americana e por fundar a sua corretora, a Stratton Oakmont.

Assim, ele atuava como vendedor de ações e principal agente em um esquema de fraude que durou anos até sua prisão em 2003. Mas vamos por partes, o importante agora é entender que Jordan Belfort consegue vender qualquer coisa a qualquer pessoa.

O que significa O Lobo de Wall Street? 

A expressão “O Lobo de Wall Street” surge a partir de seu conhecido comportamento como um agressivo vendedor de ações durante seu tempo em Wall Street, Nova Iorque.

Em resumo, um homem que chegou a lucrar mais de 1 milhão de dólares por semana não vivia de forma simples ou apagada. Com isso, festas extravagantes, constante uso de drogas, compras de casas, barcos e helicópteros eram recorrentes em sua jornada durante a década de 90. 

Então, vamos entender o que aconteceu para que Jordan conseguisse chegar nesse nível de notoriedade e fortuna:

Trajetória de Jordan Belfort

Belfort, ao longo de sua caminhada, foi fundador de diversas empresas.

Ele começou trabalhando com a venda de sorvetes na praia, passou por um negócio de venda de carnes e frutos do mar que negociava mais de 2 toneladas por semana, e finalmente chegou a fundar a empresa que o tornaria mundialmente famoso.

Em sua trajetória, sempre trabalhou com vendas e treinamentos em vendas. Jordan foi cada vez mais adquirindo gosto e fome pelo dinheiro, fama e luxo.

Qual era o nome da empresa do Lobo de Wall Street? E o que significa Stratton Oakmont?

Sua corretora, aberta em 1989, era chamada de Stratton Oakmont. Ela nasceu como um braço da já existente Stratton Securities. Contudo, sob seu total comando e direcionamento para vendas.

Assim, esse nome representa uma nova marca que buscava maior credibilidade para conseguir vender ações que não estavam necessariamente na mira dos investidores… 

Sua empresa, ao longo de seus quase 10 anos de existência, chegou a ter mais de 1.000 corretores de ações contratados para aplicar seu método de venda, chegando a negociar mais de 1 bilhão de dólares em negociações no período.

Até a sua queda e investigação do FBI, a Stratton era um player de sucesso no mercado de ações norte-americano.

Qual era o trabalho do Lobo de Wall Street?

Afinal, o que fazia o Lobo de Wall Street?

O dia a dia de Jordan era voltado para o contato com clientes na tentativa de vender ações chamadas de Penny Stocks. Essas ações são classificadas dessa forma por serem, em sua grande maioria, empresas muito pequenas listadas em bolsa, que negociavam por menos de 1 dólar o preço de sua ação.

Essas empresas representavam um risco elevado ao investidor, com muitos casos de falência e fracasso. Contudo, também representavam um potencial interessante de valorização caso obtivessem sucesso. Esse risco elevado é o que podemos compreender como volatilidade da ação, ou o “zig-zag” nos gráficos de quanto variam seus preços diariamente.

Essa venda de Penny Stocks era estratégica para Belfort por dois principais fatores:

  1. O fato de elas pagarem uma corretagem maior, na época em torno de 50%, comparado a 2% em ações comumente negociadas em bolsa;
  2. E o casamento de negociações que ele fazia entre ações que a própria Stratton Oakmont possuía e a alavancagem de preços proveniente da venda dessas ações a seus clientes.
banner calculadora de independência financeira

O que Jordan Belfort fez de errado?

Bom, acontece que essa negociação de ações pequenas que a própria corretora possuía é conhecida como “Pump and Dump”, ou sobrevalorização no preço das ações, visto que essas penny stocks possuíam, muitas vezes, os clientes da Stratton como acionistas majoritários.

Como são empresas pequenas, os volumes de compras e vendas geraram grande repercussão no preço da ação, tendo o lucro capturado pela Stratton Oakmont e o prejuízo na conta dos clientes. 

Com esses movimentos, Jordan começou a ganhar muito dinheiro como dono do negócio, acabando por não declarar todos os valores ao governo americano e criando algumas contas em paraísos fiscais como a Suíça.

Não demorou muito tempo para que o FBI começasse uma investigação sobre a empresa e a pessoa de Jordan Belfort.

Quem dedurou Jordan Belfort?

As investigações sobre seus atos ilegais começaram já em 1992, e percorreram por anos até o fechamento da empresa de forma efetiva em 1998.

As investigações foram realizadas por algum tempo pelo agente Gregory Coleman, que anos depois já deu algumas interessantes entrevistas sobre o caso.

Além disso, o agente bancário que ajudou Belfort a esconder parte de sua fortuna na Suíça também acabou entrando na investigação e ajudando a acelerar o caso.

Após mais uma série de relatos, a justiça americana, somente em 2003, finalmente havia julgado o caso de Jordan por completo. Belfort foi condenado por fraude e lavagem de dinheiro, punido com 4 anos de prisão e uma multa de 110 milhões de dólares em ressarcimento aos seus ex-clientes.

O que aconteceu com Jordan Belfort?

Após a condenação, Jordan acabou ficando 22 meses preso, onde conseguiu superar seu vício em drogas, ajustar o direcionamento de sua carreira e escrever o seu primeiro livro de memórias, aproveitando de sua fama até o momento.

O autor, após ser libertado da prisão, começou a procurar o emprego que lhe daria a chance de pagar a sua multa milionária, tendo um acordo com a justiça de pagar ao menos 50% de sua renda em prol da multa. Assim, ele começou a sua nova jornada de carreira.

Fonte: https://belfort45.rssing.com/chan-4541066/latest.php

Quanto ganha Jordan Belfort hoje?

Essa informação ainda não está tão clara ao público em geral. Porém, a carreira atual de Belfort consegue lhe gerar uma renda anual de 50 a 100 milhões de dólares.

Essa nova riqueza é fruto tanto de suas palestras, quanto dos royalties do filme “O Lobo de Wall Street”, que continuam a enriquecer o ex-corretor. 

Quanto dinheiro o lobo de Wall Street ganhou?

Em seus tempos de glória, o autor comenta que chegava a fazer 1 milhão de dólares por semana. Entendendo que existem 52 semanas no ano, a carreira atual de Belfort não deixa muito a desejar comparado ao seu período de ouro.

Ainda assim, o autor deve cerca de 100 milhões de dólares ainda como multa ao governo americano e seus ex-clientes, fato que o mesmo ainda disputa na justiça.

Qual a fortuna do lobo de Wall Street?

Dito isso, é difícil poder mensurar a fortuna de Jordan nos dias atuais. Sabemos que o autor não vive em situações precárias, visto suas diversas entrevistas aos canais de televisão.

Atualmente, e desde 2009, o autor não precisa mais pagar necessariamente 50% de sua renda para as dívidas com o governo. Logo, voltou a acumular capital com sua fama e hoje vive em uma bela mansão na Califórnia, Estados Unidos.

O que Jordan Belfort faz hoje?

Jordan hoje possui como função principal viver de sua imagem e estratégia de vendas. Ele passa seus dias entre a prática do tênis, palestras e conteúdos para as redes sociais

Suas fontes de renda principais, além do trabalho como influencer, advém também dos royalties de suas publicações e filmes.

O método de vendas Linha Reta de Jordan Belfort

O método de vendas Linha Reta de Jordan Belfort é um dos mais influentes no mundo das vendas hoje. Ele é explicado em seu livro de 2017, “Os segredos do Lobo”.

O método consiste, basicamente, em levar o seu potencial cliente do ponto A (status atual) até o ponto B (Fechamento da venda) em uma linha reta, estando no controle da negociação para conduzir o cliente sem desvios.

O método de vendas Linha Reta de Jordan Belfort

Segundo Belfort, essa metodologia consiste em técnicas para alcançar os 5 elementos centrais de qualquer venda:

1. O comprador potencial precisa adorar o seu produto

Seja por meio de escassez, fazendo com que ele realize os benefícios do produto ou malefícios de não possuir o mesmo no momento.

2. O comprador potencial precisa confiar e ter uma conexão com você

A conexão com o vendedor é crucial, é ele que nos passa todas as informações sobre o negócio.

Logo, se você não tiver o pilar de confiança, como que seu cliente vai acreditar em seu produto, por exemplo?

3. O comprador potencial precisa confiar e ter uma ligação com a sua empresa;

Ok, eu acredito no vendedor, e em seu produto. Mas como vou saber se essa empresa que está por trás conseguirá entregar tudo que ele me prometeu?

É muito importante que a sua empresa passe a competência para entregar o produto/serviço.

4. Baixar o Limiar de Ação

O limiar de ação é o quanto de estímulo você precisa para agir.

Baixar o limiar de ação significa facilitar a compra do cliente, diminuindo a burocracia e as potenciais barreiras. O pagamento por aproximação sem senha é um exemplo de baixar o limiar de ação, assim como o pagamento com um único clique da Amazon.

5. Elevar o Limiar de Desconforto

O limiar de desconforto é o quão desconfortável o seu potencial cliente está com a situação atual.

Ele precisa entender que não pode mais viver do jeito que está sem os benefícios de seu produto.

Frases de Jordan Belfort

Não podemos deixar de ilustrar a incrível personalidade de Belfort em seu guia completo. Sendo assim, separamos algumas das frases mais influentes de sua trajetória:

“Eu fui ganancioso” Jordan assumiu em uma conferência recente em Dubai. “A ganância não é boa. A ambição não é boa, a paixão é boa. A paixão faz prosperar. Minha meta é dar todo o dinheiro que eu conseguir, essa é uma forma sustentável de sucesso”.

Segundo sua filosofia: “Se não lhe traz renda, inspiração ou orgasmos não deveriam pertencer à sua vida”.

Ah, e antes que eu finalize o texto por aqui: se você ficou com receio de alguma recomendação de investimento depois de ouvir a esta história, saiba que nem todos os profissionais financeiros possuem esse desalinhamento de interesses.

Advisor é um dos melhores serviços do mercado financeiro para quem quer aprender a investir melhor e ainda assim ter controles sobre os seus investimentos – sem conflito de interesses, de uma vez por todas. Para fazer uma aplicação rápida e sem compromisso entre em contato através desse link.

Por fim, não deixe de conferir os conteúdos gratuitos no instagramyoutube e facebook. Continue a desenvolver sua educação financeira, lembre que seu maior ativo é o conhecimento! Abraços e até mais!