Acreditamos que o objetivo do investidor é encontrar uma estratégia clara, que maximize o retorno e minimize o risco no longo prazo.

Por isso, este artigo fala sobre um assunto que vai facilitar muito a sua forma de investir: a alocação inteligente de ativos.

Continue lendo para entender que estratégia de investimentos é essa, como botá-la em prática e, ainda, veja gráficos exclusivos do Clube do Valor com dados reais sobre isso.

Qual o benefício da alocação inteligente de ativos?

Para começar, eu vou te dar um exemplo do poeta americano John Godfrey Saxe (1816–1887) que relatou, certa vez, uma situação em que uma série de homens cegos tenta descrever um objeto a partir do seu ponto de vista individual.

Um dos homens toca uma das partes e a descreve como o tronco de uma árvore. Outro, por sua vez, toca a cauda do objeto e a descreve como uma corda.

O que toca a orelha, a descreve como um leque. Mas, na verdade, esse “objeto” é um animal – um grande elefante. Ou seja, nenhum dos indivíduos conseguiu identificar o todo.

Da mesma forma, os investidores que constroem portfólios observando apenas a sua própria visão limitada, tendem a ficar cegos ao todo.

Enquanto seres humanos, temos a tendência de declarar verdades baseadas em nossa própria experiência; que é subjetiva, limitada e influenciada pelo ambiente que estamos inseridos.

MAS: por mais que não possamos controlar uma série de fatores, e que não tenhamos capacidade acurada de previsão, existem alguns aspectos que são influenciáveis pelo investidor e que desempenham papel chave no resultado das carteira, e devemos focar nisso. No que realmente importa.

Como recuperar um investimento após uma desvalorização?

Em geral, quando compramos um carro, realizamos uma avaliação da performance e do histórico da marca e do modelo, tentando entender o risco e o custo esperado com a manutenção do veículo, certo? Não queremos ter surpresas desagradáveis ao longo do caminho.

Com os nossos investimentos, a lógica é similar.

Na verdade, nos investimentos, a preocupação com surpresas desagradáveis é ainda maior.

Veja o gráfico abaixo, que mostra o percentual necessário para recuperar o investimento após uma desvalorização:

como recuperar um investimento após uma desvalorização gráfico do Clube do Valor
*gráfico do Clube do Valor

Um investidor que enfrenta uma queda de 50%, por exemplo, precisa de uma valorização de 100% para voltar ao patamar inicial e recuperar suas perdas (o que é equivalente a dobrar seu patrimônio).

Ainda, um investidor que enfrentar uma queda de 85%, vai ter a necessidade de obter impressionantes 567% de retorno apenas para retornar ao valor inicial e zerar seu prejuízo.

Ou seja, da mesma forma que tomamos cuidado para não comprar um veículo que possa nos trazer uma enorme dor de cabeça ou um grande prejuízo com uma manutenção inesperada, uma decisão equivocada nos investimentos pode custar muito caro.

Evitar uma grande queda é um aspecto crucial na formação da carteira de todo investidor de longo prazo. Pode ser estranho pensar que a forma mais efetiva de valorizar o patrimônio é não perdendo dinheiro… mas é a verdade.

Queremos comprar classes de ativos que historicamente tenham apresentado resultados consistentes, e cujo risco seja conhecido.

E é aí que entra a Estratégia de Alocação Inteligente de Ativos.

O que significa Estratégia de Alocação de Ativos?

Esta é uma ferramenta poderosa.

Ela nos ajuda a escolher classes que devem compor uma carteira alinhada com os objetivos de cada pessoa e que:

Veja o gráfico abaixo com a simulação – feita através de backtest – do nosso Modelo Moderado entre 2004 e 2021.

Este tipo de perfil serve para grande parte do mercado financeiro a nível global com a carteira 60 – 40, que é um padrão super clássico e, inclusive, é usada como parâmetro central dos estudos em finanças em todo lugar.

carteira moderada de investimentos com a estratégia de alocação de ativos gráfico do Clube do Valor
*gráfico do Clube do Valor

Como alocar meus investimentos?

Ao escolhermos boas classes de ativos – com retornos consistentes e risco conhecido – definindo a quais fatores de risco queremos estar expostos e com a metodologia clara de manutenção da carteira – temos uma excelente receita para o longo prazo.

Basta nos mantermos fiéis à alocação e ao plano, realizando rebalanceamentos e garantindo que a trajetória da carteira esteja sempre ajustada – sem riscos desnecessários.

Ficou curioso e quer saber mais sobre a mais poderosa estratégia de investimentos que existe?

Veja este artigo que separamos para você – um verdadeiro manual sobre alocação de ativos:

O Guia Completo de Alocação de Ativos: o que é,

como funciona e como aplicar essa estratégia em 5 simples passos.

E mais: se você quer ir atrás da sua carteira ideal, mas sente que não tem conhecimento o bastante para fazer todos os aportes e decisões necessárias, saiba que você não precisa fazer isso sozinho.

Advisor é um dos melhores serviços do mercado financeiro para quem quer aprender a investir melhor e ainda assim ter controles sobre os seus investimentos – sem conflito de interesses, de uma vez por todas. Faça uma aplicação rápida e sem compromisso para saber mais:

Por fim, não deixe de conferir os conteúdos gratuitos e continue desenvolvendo a sua educação financeira no instagramyoutube e facebook.