Alcançar a liberdade financeira está entre os seus objetivos para os próximos anos? A boa notícia é que isso é plenamente possível. Apesar de, talvez, você nem saber o que deve ser feito para chegar lá.

Outro ponto importante é que liberdade financeira é diferente de independência financeira, e é muito comum confundir os dois termos.

Você quer saber como alcançar a sua liberdade financeira? E o que precisa ser feito para chegar até lá? Então continue a leitura!

O que é liberdade financeira?

Liberdade financeira, antes de mais nada, é a possibilidade de você escolher o que quer fazer sem prejudicar suas finanças – nem estar preso a elas. O que isso significa? Se você quiser viajar, ir ao cinema ou passar o dia em casa irá optar pela escolha de sua preferência e não a única possível pois você não tem dinheiro para realizar as outras.

Ou seja, se ficar em casa lendo um livro é a única opção que você pode, você ainda não alcançou a sua liberdade financeira. Caso você possa fazer outras coisas, mas opte por ficar em casa, você já alcançou.

Portanto, liberdade financeira está muito mais ligada às possibilidades que você tem do que efetivamente ao que você faz.

Qual a diferença entre liberdade financeira e independência financeira?

É muito comum confundir os termos de liberdade financeira e independência financeira.

A independência financeira não está associada a uma maior autonomia de vida, como sair da casa dos pais e virar independente. Mas, sim, acumular patrimônio o suficiente para que seja possível viver de renda.

Ou seja, ser independente financeiramente é quando o dinheiro trabalha para você e você não precisa mais trabalhar por obrigação, mas sim porque gosta. Isto é, faz sentido para o seu estilo de vida e você pode escolher no que quer trabalhar sem precisar ficar preso a fazer algo que não gosta – só porque precisa de dinheiro.

Já a liberdade financeira está associada a uma maior autonomia no dia a dia. Ou seja, é possível tomar decisões financeiras com mais tranquilidade. Seja comprar algo, seja viajar ou o que você quiser.

Neste momento, você ainda precisa trabalhar para ganhar dinheiro. Contudo, não está preso a economizar a qualquer custo. Suas decisões não oferecem nenhum tipo de risco para a sua saúde financeira.

O que é um objetivo financeiro?

Liberdade financeira

Os objetivos financeiros são as metas que você traça para conquistar algo material na sua vida, como a compra de um imóvel, de um carro ou fazer uma viagem. Ou seja, para alcançar o seu sonho, você precisará de dinheiro.

Assim, o objetivo financeiro permite que você estabeleça metas levando em consideração quanto você vai precisar de dinheiro, quando você irá usá-lo e quais são os passos necessários para poupar tal montante.

Qual a importância da liberdade financeira?

Primeiro de tudo, é bom lembrarmos que a liberdade financeira é um fator individual. No caso, para cada pessoa o valor ideal para alcançá-la pode ser diferente.

Por isso, a importância da liberdade financeira é algo único para cada indivíduo, que, de acordo com suas metas e objetivos, deverá estabelecer qual é a quantia ideal de dinheiro que se deve ter para poder viver com mais liberdade.

Encontrar a sua liberdade financeira ideal pode trazer benefícios como:

  • Não ser refém das dívidas;
  • Viver sem precisar aguardar o dia do pagamento do salário para poder fazer o que quiser;
  • Não precisar aceitar qualquer oferta de emprego apenas pelo dinheiro;
  • Fazer aportes mensais em seus investimentos;
  • Não agir por impulso na hora de fazer compras;
  • Estar alinhado aos seus objetivos financeiros.

O que é preciso para ter liberdade financeira?

Para você conquistar a sua tranquilidade financeira, primeiro você deve entender os seus gastos mensais. Anote todas as suas despesas e ganhos, utilizando uma planilha de controle de gastos ou o bom e velho papel e caneta.

Faça isso por alguns meses até você entender o seu fluxo de caixa pessoal e poder ajustar algumas pequenas mudanças.

Depois disso, crie um planejamento para alcançar a sua liberdade financeira:

  • Quais são seus objetivos e metas?
  • Em quanto tempo você quer alcançar a sua tranquilidade financeira?
  • O que você precisa fazer?

Por último, mantenha a consistência e persistência no seu objetivo. Lembre-se dos motivos que fizeram com que você escolhesse fazer essas mudanças em sua vida e se mantenha firme ao plano.

Quanto custa a liberdade financeira?

A liberdade financeira não possui um custo financeiro específico.

Ela pode variar dependendo da quantidade de dinheiro que você se propõe a economizar e/ou investir, do objetivo que você traçou (o valor ideal para alcançar a tranquilidade financeira é individual para cada pessoa) e do tempo que você está disposto a fazer isso.

Por isso, o verdadeiro custo da liberdade financeira é o tempo e a sua persistência e constância.

Como planejar a liberdade financeira?

Depois de ter traçado o seu objetivo financeiro, você precisa ir para a parte de planejamento, que são os passos que você precisa fazer para conquistar o seu objetivo.

Siga esses passos para planejar a sua liberdade financeira:

  1. Defina qual é o salário que você precisa receber por mês;
  2. Determine em quanto tempo você pretende alcançar a sua tranquilidade financeira;
  3. Entenda quanto você precisará investir por mês, levando em consideração quanto você já tem guardado e qual a rentabilidade do seu investimento;
  4. Opte pela compra de ativos e evite os passivos;
  5. Faça as mudanças necessárias para que você chegue ao seu objetivo o mais rápido possível;
  6. Mantenha-se firme e constante.
Planejamento financeiro

Por que devemos fazer o planejamento financeiro?

Fazer o planejamento financeiro é importante para que você se mantenha firme no seu objetivo. Como assim?

No dia a dia, é muito fácil cair em tentações, como comer fora ou fazer compras por impulso, principalmente se você utiliza o cartão de crédito.

Se você possui um planejamento financeiro bem estruturado e se mantém disciplinado a cumpri-lo, irá pensar duas vezes antes de decidir por impulso: e o seu futuro agradecerá.

Em que momento deve ser feito o planejamento financeiro?

O melhor momento para começar o planejamento financeiro é hoje. Sabemos que montá-lo do zero pode ser bem cansativo, mas é só a partir disso que você conseguirá visualizar melhor suas despesas e seus ganhos.

Após tudo planejado, atualize a sua planilha ou caderneta, pelo menos, mensalmente. Caso você esteja utilizando um aplicativo, já cadastre a movimentação logo que ela acontece para não correr o risco de esquecer mais para frente.

Como é feito o planejamento financeiro?

O planejamento financeiro pode ser feito de diversas formas, como por meio de planilhas de controle de gastos, por aplicativos ou até utilizando um papel e uma caneta. Opte pelo método que mais se adapta a você: o importante é que você mantenha-o atualizado.

7 passos para conquistar sua liberdade financeira

Após entender o conceito de liberdade financeira, está na hora de você aprender a como conquistá-la. Veja os sete passos necessários para você alcançar a sua tão sonhada liberdade financeira.

Entenda seus gastos

Para conquistar a sua liberdade financeira, o primeiro passo é entender a sua atual realidade. Quanto você ganha e gasta? É importante que o dinheiro que sai seja menor do que o que entra, pois se não você irá fazer dívidas – e esse é o primeiro passo que o distancia do seu sonho.

Faça um planejamento financeiro

Após entender os seus gastos, é necessário que você faça o seu planejamento financeiro. Não confie na sua memória ou em terceiros para controlar os seus gastos. Anote tudo e acompanhe mensalmente suas movimentações.

Entenda seu perfil de investidor

Como uma das maneiras de alcançar a sua liberdade financeira é por meio dos investimentos, entender qual é o seu perfil de investidor é muito importante antes de aportar qualquer quantia.

Os tipos de perfil de investidor são:

  • Conservador;
  • Moderado;
  • Agressivo.

Conheça os principais tipos de investimentos

Após entender o seu perfil de investimento, você pode estudar sobre os principais tipos de investimentos para começar a fazer seus aportes. Há diversas opções no mercado hoje em dia e muito material gratuito na internet para você pesquisar.

Os investimentos estão divididos entre dois principais tipos, que possuem inúmeras variações:

Invista com inteligência

Investimentos para alcançar a liberdade financeira

Com a facilidade para investir hoje em dia, você deve tomar muito cuidado na hora de investir. Faça uma pesquisa de corretoras, tipos de investimentos e qual modelo de adequa melhor para você.

Fique atento a investimentos que prometem altos rendimentos em pouco tempo, ou fundos ofertados por bancos ou assessorias específicas, pois normalmente eles possuem um portfólio muito específico em que podem trabalhar, aumentando a comissão sem necessariamente melhorar os seus investimentos.

Seja organizado e comprometido

Organização e comprometimento são duas características fundamentais para o investidor de sucesso. São elas que o colocarão mais perto do seu objetivo de liberdade financeira, pois você poderá ficar tranquilo com qualquer oscilação de mercado.

Por isso, faça a sua reserva de emergência para não se desesperar na crise e também poder aproveitar oportunidades que surgirem; e se mantenha persistente em suas economias e aportes.

Tenha boas referências de educação financeira

Buscar por profissionais de educação financeira pode lhe ajudar a tomar as melhores decisões sobre investimentos, já que estudaram e trabalham neste ramo há muito tempo.

Por isso, é importante que você estude e entenda o mercado financeiro, mas não deixe de buscar por referências que já tenham alcançado aquilo que você almeja.

Conquiste sua liberdade financeira com o Clube do Valor

No Clube do Valor, nós te ensinamos a alcançar a sua liberdade financeira.

Você poderá fazer nossos treinamentos por meio de cursos, contratar um serviço de consultoria para lhe ajudar a tomar as melhores decisões a respeito dos seus investimentos ou optar pelo nosso serviço de Wealth Management, caso não queira se envolver tão ativamente nos investimentos.

Marque uma conversa com nossos especialistas e comece a trilhar o seu caminho para a tão sonhada liberdade financeira agora mesmo.