Você juntou um dinheiro e reorganizou as suas contas para ter uma quantia sobrando todo mês. E, por isso, resolve montar a sua primeira carteira de ações.

Contudo, na hora de escolher as ações, surgem muitas dúvidas. Quais ações escolher? Como fazer o balanceamento de ativos? Como calcular o que preciso fazer para chegar ao meu objetivo?

Para responder a todas essas questões, você pode aprender mais sobre investimentos ou optar por um fundo de ações, que é quando um gestor de uma corretora faz essas escolhas por você.

Se você quer investir em renda variável, precisa se familiarizar com alguns termos e, principalmente, com o risco!

Quer saber mais sobre como montar a sua primeira carteira de ações? Continue a leitura!

O que é uma carteira de ações?

Uma ação é, de modo geral, uma parte da empresa que você adquire. Ou seja, quando você compra uma ação de uma empresa específica, é como se tivesse se tornado sócio dela.

Então, uma carteira de ações é como se fosse um conjunto de pedacinhos de diferentes empresas no qual você possui.

Por isso, é muito importante que você entenda e confie nas empresas que farão parte da sua primeira carteira de ações.

Outros fatores devem fazer parte da sua estratégia de carteira de ações, como rendimento esperado, aporte que será feito e o prazo de investimento.

Em relação ao prazo, os rendimentos podem ser de curto, médio e longo prazo. Veja a seguir.

Operações de curto prazo

Ao montar sua primeira carteira de ações, o prazo de aplicação deve ser levado em conta.

Se você decidiu que gostaria de operar a curto prazo, deverá escolher ações com maior volume de negociação. Assim, você consegue identificar com mais precisão os pontos de entrada e saída das operações.

Porém, é importante lembrar que o mercado de ações é volátil, ou seja, num curto período de tempo você poderá perder dinheiro se resolver tirá-lo.

Por isso, talvez optar por investimentos na renda fixa, como um tesouro direto, podem ser mais interessantes para você.

Carteira de ações de médio prazo

Já uma carteira de ações de médio prazo corresponde a uma média de três a cinco anos. Neste intervalo, muitas coisas podem acontecer e você deve ficar atento às janelas de oportunidades de compra.

Neste sentido, optar por ações que movimentam volumes diários significativos, mas com uma variação de cotações baixas, pode fazer sentido na sua estratégia.

Carteira de ações de longo prazo

Optar por uma carteira de ações de longo prazo tem se mostrado a melhor opção, visto que os ativos tendem a se valorizar por um período grande de tempo.

Por isso, se essa é a sua escolha, opte por ações de empresas com boa governança e reconhecimento no mercado.

Neste sentido, as melhores empresas para se investir costumam ser os bancos, companhias ligadas à infraestrutura e produtoras de bens de capital, já que, além de uma alta capacidade de valorização, elas ainda pagam dividendos.

Vale a pena começar uma carteira de ações?

Se você já possui a sua reserva de emergência estabelecida e consegue guardar um bom dinheiro por mês, talvez já deva considerar a possibilidade de investir em ações.

Isso porque, apesar de maiores riscos, uma carteira de ações também pode trazer maiores rendimentos.

Mesmo se seu perfil de investidor for conservador, averigue a possibilidade de investir uma quantia de dinheiro em ações para você entender como funcionam as regras do jogo.

Carteira de ações

8 passos para montar a primeira carteira de ações

Se você decidiu que vale a pena montar a sua primeira carteira de ações, veja algumas informações que você precisa ter em mente antes de começar:

1. Defina um objetivo

Esse é um dos passos mais importantes para você montar a sua primeira carteira de ações (não à toa é o primeiro!).

Definir qual é o objetivo que você busca alcançar com seus investimentos em renda variável é o que definirá todo o restante da estratégia, desde quais ativos escolher até por quanto tempo investir.

2. Saiba o seu perfil de investidor

Entender o seu perfil de investidor é essencial para que você consiga estabelecer as suas estratégias de investimentos. São três os perfis de investidor:

  • Conservador: este perfil possui uma baixa tolerância ao risco. Por isso, deve optar por empresas que estejam mais consolidadas no mercado, que possuam menor volatilidade e que paguem bons proventos;
  • Moderado: este perfil já possui um pouco mais de tolerância ao risco, podendo investir em ações de empresas que sofram variações maiores;
  • Agressivo: este é um perfil que aceita a exposição ao risco para render mais. Por isso, optam por empresas cujo potencial de ganho é maior, mas é importante manter ações mais moderadas/conservadoras no portfólio para caso as empresas de risco quebrem ou as quedas forem muito acentuadas.

3. Estude o mercado

Entender as nuances do mercado e o histórico das ações é fundamental para que você tome decisões mais seguras.

Por isso, fazer cursos sobre mercado financeiro e consumir material gratuito na internet poderá lhe trazer maior tranquilidade em relação a sua estratégia.

4. Encontre boas ações

Na hora de escolher suas ações, é importante levar em consideração informações como o risco de cada ação, sua liquidez, momento da empresa, histórico, entre outros.

Faça análises do mercado de ações para escolher as melhores entre os seus critérios.

5. Diversifique os setores

Na hora de escolher suas ações, tome cuidado para diversificar os setores e as empresas. Em uma boa estratégia de ações, não se deve repetir os setores.

Por exemplo, tenha no máximo duas ações de bancos, de tecnologia, de energia, etc. Assim, você conseguirá driblar os principais riscos inerentes a cada setor, pois as outras ações irão balancear a sua carteira.

6. Acompanhe e redefina a estratégia

Olhar a carteira de ações diariamente pode causar ansiedade para o investidor iniciante. Por isso, estabeleça um prazo maior para analisar os seus investimentos e não tomar nenhuma ação por impulso.

Apesar disso, é importante que você acompanhe sua carteira e redefina sua estratégia, para que consiga alcançar o seu objetivo com os investimentos.

7. Não siga diquinhas

Cuidado com as dicas dos gurus da internet! Antes de realizar qualquer ação na sua carteira de ações, pense duas vezes e averigue se isso faz sentido com a sua estratégia e com o seu objetivo.

Cuidado para não tomar medidas por impulso.

8. Tenha ajuda de profissionais

Neste primeiro momento, contar com a ajuda de profissionais pode ser o que separa uma boa estratégia montada de uma carteira escolhida “no escuro”.

Você pode tanto contar com a ajuda de profissionais para montar sua carteira, por meio dos fundos de investimentos por exemplo, ou por meio de cursos que lhe ensinam tudo o que você precisa saber para montar a sua primeira carteira de ações.

banner adv

Qual a melhor carteira de ações?

Não existe uma carteira de ações específica como a melhor, pois isso é muito individual para cada pessoa. Por isso, depende de outros fatores como o perfil do investidor, período de investimentos, etc.

Você pode começar aplicando pouco dinheiro na bolsa de valores para ir ajustando a sua estratégia até que encontre os ativos que melhor correspondam à sua estratégia.

Quantas ações devo ter na carteira?

O número de ações também pode variar de acordo com as estratégias e objetivo do indivíduo. Assim, algumas carteiras podem ter de quatro ativos a até 20 ações no portfólio.

O fator mais importante que você deve levar em consideração é a diversificação de ativos, para que se exponha a riscos de diferentes setores e não sofra com quedas e oscilações de preços.

Quanto rende uma carteira de ações?

Não há uma garantia de quanto a sua carteira de investimentos irá render ao longo do tempo, pois depende de uma série de fatores, como tempo do investimentos, quais ações foram escolhidas, política, desastres ambientais, etc.

Contudo, no longo prazo, a carteira de ações tem se mostrado o tipo de investimento que mais rende se comparado a outras, como a renda fixa.

Renda variada

Como montar uma carteira de renda variada?

O primeiro passo para montar a sua carteira de renda variada é abrir conta numa corretora. Após a abertura da conta, siga estes passos:

  1. Transfira a quantia em dinheiro que será investida da sua conta bancária para a sua conta na corretora;
  2. Entre na plataforma da corretora ou pelo home broker e digite as siglas das ações que você já escolheu;
  3. Verifique os gráficos de histórico de preços e negocie o valor dos papéis, caso seja de seu interesse;
  4. Faça a sua oferta e clique em investir. Você receberá a nota de negociação por e-mail.

Como montar uma carteira de ações diversificada?

No início, o ideal é que você não tenha tantas ações na sua carteira: entre três e cinco ações é o suficiente (ou, no máximo, de oito a dez). Com o tempo, você vai aumentando a sua diversificação até que você se acostume aos riscos de investir em ações.

Sempre escolha ações de empresas nas quais você gostaria de ser dono, pois assim você terá mais motivação para estudar sobre a empresa.

É importante que você esteja atento a informações como resultados da empresa, dados relevantes do setor, etc.

Ainda, ter uma carteira mais restrita pode gerar melhores resultados do que uma carteira com mais de 20 ações, por exemplo – pois assim você consegue concentrar melhor os seus investimentos, além de conseguir acompanhar o desenvolvimento das empresas que você escolheu alocar o seu dinheiro.

Primeira carteira de ações com o Clube do Valor

Você já pensou em investir nas 20 ações mais baratas da bolsa de forma rápida, acessível e sem a necessidade de passar horas estudando? Quem sabe então investir para a sua aposentadoria com taxas acessíveis e uma alocação com o nível Clube do Valor de excelência?

Se alguma das perguntas acima despertou um pouco do seu interesse, vou facilitar a sua vida hoje. Conheça os Fundo de Ações do Clube do Valor:

Ah, e antes que eu finalize o texto por aqui: se você quer ir atrás da sua carteira ideal, mas sente que não tem conhecimento o bastante para fazer todos os aportes e decisões necessárias, saiba que você não precisa fazer isso sozinho.

Advisor é um dos melhores serviços do mercado financeiro para quem quer aprender a investir melhor e ainda assim ter controles sobre os seus investimentos – sem conflito de interesses, de uma vez por todas. Faça uma aplicação rápida e sem compromisso para saber mais:

Por fim, não deixe de conferir os conteúdos gratuitos no instagramyoutube e facebook.