Fala, Clubista!

Se você está cogitando investir em Fiagros, você precisa saber as principais características desta classe de ativo que chegou recentemente aqui no Brasil.

Neste artigo, vou te mostrar exatamente o que é um Fiagro, de que forma ele funciona, quais são as suas diferentes categorias, as principais vantagens e alguns dos Fiagros que existem no mercado até o momento.

E temos um bônus para você!

Se você está curioso para saber como os Fiagros podem ser alocados estrategicamente em sua carteira de investimentos, oferecemos uma Análise de Carteira Gratuita com nossos especialistas. Esta é a sua chance de obter uma visão aprofundada e personalizada sobre os seus investimentos.

Pronto para começar?

O que é Fiagro?

Como o próprio nome sugere, o Fiagro é um veículo de investimento nas cadeias produtivas agroindustriais.

Através desses ativos, é possível investir em imóveis rurais, fazendas, ativos financeiros ligados ao agronegócio e participações de outras sociedades que alocam os seus recursos nesses ativos.

Além disso, o Fiagro é um tipo de fundo de investimento criado recentemente. Ele foi instituído em março de 2021 por meio da Lei nº 14.130/21.

A sua criação cumpre 2 objetivos principais:

  • Aumentar a captação de recursos para o agronegócio. Ou seja, incentivar o crescimento desse setor;
  • Democratizar o acesso ao investimento de forma que qualquer pessoa possa investir nos ativos do setor que mais cresce na economia brasileira, bastando apenas ter uma conta em uma corretora.

Apesar de serem um tipo específico de fundo de investimento, os Fiagros também são regulados pela CVM e devem observar as regras estipuladas na Instrução CVM 555.

Essas regras dispõe sobre a constituição, a administração, o funcionamento e a divulgação das informações dos fundos de investimento de forma geral.

Fiagro

Como funciona o fundo de investimento Fiagro?

Um fundo de investimento nada mais é do que uma junção de investidores que têm o objetivo de alocar os seus recursos em determinada classe ou classes de ativos. Porém, que preferem delegar o trabalho de escolha de ativos e gestão de carteira a um profissional, um(a) gestor(a).

Um Fiagro é um fundo de investimento fechado, da mesma forma que um Fundo de Investimento Imobiliários (FII), por exemplo.

Ou seja, existe um número limitado de cotas e um “condomínio fechado” de cotistas. O contrário disso seria um fundo de “condomínio aberto”, em que não existe um limite de número de cotas.

Nos fundos abertos, sempre que o investidor faz um aporte, novas cotas são criadas e o dinheiro do investimento entra diretamente no caixa do fundo. Este será alocado conforme a estratégia e regulamento do fundo pelo gestor.

Exemplos de fundos abertos são:

Onde investir em Fiagro?

Em geral, são aqueles fundos que o investidor acessa diretamente pela plataforma da corretora, sem utilizar o Home Broker. Cada corretora terá uma “prateleira” de fundos disponibilizados na sua plataforma.

Em um fundo fechado, por outro lado, como é o caso dos Fiagros, isso não acontece. Quando o investidor compra cotas de um fundo fechado, ele normalmente compra essas cotas de outro investidor que as queria vender no mercado da bolsa de valores.

Dessa forma, o dinheiro da compra não entra no caixa do fundo, mas sim “no bolso” da pessoa que vendeu as cotas. Veja que, assim, não são criadas novas cotas quando alguém investe no fundo. Existe um número limitado de cotas.

Pelo Fiagro ser um tipo de fundo fechado, as suas cotas são negociadas em bolsa de valores – que é acessada pelo investidor pelo do Home Broker, através de uma corretora.

Diferente dos fundos abertos (que são oferecidos nas plataformas de cada corretora), todos os fundos fechados (negociados em bolsa) – como é o caso dos Fiagros – podem ser acessados através de qualquer corretora pelo Home Broker.

Da mesma forma que, ao comprar cotas em qualquer outro fundo de investimento, você se torna dono de uma parte do patrimônio do fundo. Sendo assim, passa também a ter direito a parte de seus lucros e a geração de renda.

No entanto, diferentemente dos Fundos Imobiliários, os Fiagros não têm a obrigação de distribuir um percentual da sua geração de caixa. Por isso, fica ao encargo do gestor do fundo se os rendimentos serão distribuídos aos cotistas e, se forem, quais serão os valores.

Categorias Fiagros

Quais são as categorias de Fiagro?

Existem 3 espécies de Fiagro. São elas:

1. Direitos Creditórios (Fiagro – FIDC)

Direitos Creditórios são aqueles direitos correspondentes a algum tipo de crédito (“valores a receber”).

Em última análise, são dívidas convertidas em títulos de investimento.

No caso do Fiagro – FIDC (Fiagro – Fundo de Investimento em Direitos Creditórios), essas dívidas são atreladas a créditos advindos do agronegócio.

Um exemplo disso seria o seguinte:

Uma empresa que produz grãos precisa de um imóvel com galpões e silos para fazer a sua armazenagem. É muito comum que a empresa não seja detentora do imóvel, mas sim tenha um financiamento ou algo do tipo.

O Fiagro tem a possibilidade de “comprar” essa dívida da empresa. Dessa forma, o fundo quita a dívida e a empresa passa a dever ao Fiagro, ao invés do banco, por exemplo.

2. Imobiliários (Fiagro – FII)

Essa espécie se assemelha muito aos Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs), com a diferença de que focam os seus recursos em imóveis do setor do agronegócio.

A ideia aqui é muito simples: o fundo detém imóveis localizados nas regiões em que ocorrem essas atividades e os aluga para os produtores agropecuários. Dessa forma, a receita do fundo advém dos valores de aluguéis pagos pelos seus inquilinos, assim como em um fundo imobiliário.

Também podem investir em CRAs (Certificados de Recebíveis do Agronegócio) e LCAs (Letras de Crédito do Agronegócio). De forma semelhante aos “FIIs de papel”, que podem investir em CRIs (Certificados de Recebíveis Imobiliários) e LCIs (Letras de Crédito Imobiliário) – mas focando em títulos do setor agropecuário.

3. Participações (Fiagro – FIP)

Essa categoria de Fiagro direciona os seus recursos aos investimentos em participações de sociedades que explorem atividades integrantes da cadeia agroindustrial.

Então, esse tipo de fundo investe em outros fundos ou negócios que são atrelados ao setor, de forma que se assemelham aos Fundos de Fundos Imobiliários, os FoFs.

No entanto, como os Fiagros são muito recentes, a maior parte dos existentes atualmente são dos tipos Fiagro – FIDC ou Fiagro – FII.

Quais são os Fiagros?

Como esse veículo de investimento é bem recente – com pouco mais de um ano da sua instituição – atualmente existem poucas opções no mercado.

Sendo que a maioria dessas opções são o que chamamos de “fundos de papel”. Ou seja, os que não investem em imóveis propriamente ditos, mas sim em títulos de dívida atrelados a esse mercado.

Sendo assim, pelo menos até o momento, a maior parte dos Fiagros que temos são da espécie Fiagro – FII, mas investem em “papéis”, e não em imóveis diretamente. São os tipos de Fiagros que têm seus recursos primordialmente alocados em CRAs e LCAs.

Vou citar aqui alguns dos Fiagros de maior relevância que temos hoje no mercado:

  • RZAG11 (FIAGRO RIZA): foi o primeiro Fiagro a ser listado na B3, em outubro de 2021. Investe 100% do patrimônio em títulos de renda fixa atrelados ao mercado do agronegócio.
  • FZDA11 (FIAGRO 051): esse é um Fiagro – FII que tem o objetivo de investir em imóveis ligados ao setor do agronegócio.
  • RURA11 (FIAGRO RURA): também um Fiagro do tipo FII, mas com foco no investimento em recebíveis imobiliários.

Caso tenha curiosidade, você também pode conferir a lista de todos os Fiagros que temos listados na bolsa, no próprio site da B3.

Qual é o melhor Fiagro?

Da mesma forma que para qualquer outra classe de ativos, não faz muito sentido tentar encontrar “o melhor” investimento.

Quando se pensa uma carteira de investimentos para o longo prazo, principalmente se tratando da renda variável, é fundamental que se priorize a diversificação – tanto em ativos diferentes, quanto em classes de ativos diferentes!

Vantagens do Fiagro

Quais são as vantagens do Fiagro?

Caso se tenha interesse em investir no setor do agronegócio, os Fiagros podem ser uma opção interessante já que possibilitam uma boa diversificação de portfólio.

Mas, claro, não é interessante que simplesmente se saia comprando diferentes ativos sem uma estratégia clara. Até mesmo porque não existe nada de mágico nos Fiagros, ou em qualquer outra classe de ativos.

Aqui no Clube do Valor, entendemos que para ter sucesso no longo prazo, é primordial que se tenha um método de investimento com regras claras e bem definidas. Compondo, assim, uma carteira bem diversificada com diferentes classes de ativos.

Dessa forma, cabe a você entender se os Fiagros têm espaço na sua estratégia, e se fazem sentido na sua carteira de investimentos.

Quais as desvantagens do Fiagro?

Atualmente, a grande desvantagem desse veículo é a sua criação recente. Isso porque não temos como analisar o histórico dos fundos e entender melhor o seu comportamento ao longo do tempo.

Em função disso, os Fiagros também apresentam baixa liquidez até então. Ou seja, os volumes negociados diariamente são pequenos. Portanto, esse é um risco a ser considerado caso você vá investir nesses ativos.

Como investir em Fiagro?

Os Fiagros são comercializados através da bolsa de valores, da mesma forma que as ações e os fundos imobiliários.

Então, se tiver interesse em adquiri-los, faça isso através do seu Home Broker, na plataforma da sua corretora. Sendo assim, irá utilizar o código do fundo que será composto por 4 letras e o número “11” (exemplo: FZDA11) – de forma similar aos fundos imobiliários.

Como esse é um tipo de ativo relativamente recente, existem poucas opções no mercado – e os que estão disponíveis costumam ter baixa liquidez. O que, mais uma vez, representa um risco ao investidor.

Qual a rentabilidade do Fiagro?

Como dito acima, essa classe de fundos é muito recente. Portanto, ainda não temos históricos longos para entender de forma mais aprofundada o seu comportamento – como a sua volatilidade, maiores quedas e o seu retorno esperado no longo prazo em comparação com outros ativos.

Mas, claro, isso não significa que não se possa investir neles, desde que se tenha uma carteira composta idealmente por diferentes classes de ativos e diferentes ativos dentro de cada classe.

De qualquer forma, atualmente as rentabilidades dos Fiagros variam bastante. Alguns performaram positivamente desde a sua instituição e outros negativamente, o que apenas reforça a ideia de que os Fiagros são ativos de renda variável e não tem retornos garantidos (principalmente no curto prazo).

Como funciona a tributação sobre o Fiagro?

Da mesma forma que o setor imobiliário, existe um incentivo por parte do nosso governo para o investimento no setor do agronegócio (pelo menos por ora) – justamente para promover a evolução desse ambiente no Brasil.

Dessa forma, bem como para os fundos imobiliários, os rendimentos do fundo para pessoas físicas são isentos de imposto de renda. Ou seja, não há incidência de imposto de renda sobre os proventos pagos pelo Fiagro.

No entanto, também da mesma forma que os FIIs, os ganhos de capital com esses ativos são tributados em 20%. Ainda, esse valor deverá ser recolhido pelo investidor via DARF no caso de obter lucro na venda de Fiagros.

Vale lembrar também que não existe nenhuma faixa de isenção para pagamento de imposto de renda desses ativos. Então, ao obter qualquer lucro – independentemente do valor movimentado na operação – é necessário recolher o imposto de renda.

Análise de Carteira Gratuita

Sua carteira de investimentos não é apenas uma coleção de ativos; é o reflexo de suas aspirações financeiras e o meio para alcançar seus sonhos.

No Clube do Valor, prezamos pela singularidade de cada investidor e sabemos da importância de uma estratégia de investimento bem ajustada.

Para ajudá-lo a alcançar a excelência em seus investimentos, temos o prazer de apresentar nossa oferta exclusiva de Análise de Carteira Gratuita, projetada especialmente para investidores com um patrimônio a partir de R$250.000.

Vamos te explicar direitinho como funciona:

  1. Inscrição Simples: Primeiro, você se inscreve no nosso formulário (é bem rápido). Aqui está o link.
  2. Agendamento com Especialista: Após sua inscrição, nosso especialista de investimentos entra em contato em pouco tempo para agendar uma conversa personalizada. Vamos encontrar a melhor hora para você!
  3. Reunião Personalizada: Aqui está a parte incrível! Você terá uma conversa direta com um dos nossos planejadores financeiros. Ele entenderá seus investimentos e te dará insights valiosos sobre sua distribuição de ativos, possíveis riscos e oportunidades.

Acreditamos que, com a visão certa, todos os investidores podem otimizar seus retornos. Por isso, queremos te oferecer esse olhar especializado. Vai ser um prazer te ajudar!