A taxa Selic subiu 0,5%, saindo de 12,75% para 13,25% (15/06/2022)…

E você deve estar aí pensando:

“Será que ações e FIIs já eram? Vendo os meus e vou para a renda fixa?”

Neste texto, decidimos te contar como o Clube do Valor interpreta esta mudança e ainda mostrar alguns estudos exclusivos sobre isso.

E mais: te dizer o que consideramos ser o melhor caminho para aproveitar essa alta.

Você vai entender o que é a taxa Selic e porque ela mudou, como funciona a inflação e o que isso tem a ver com o seus investimentos, como isso afeta a renda fixa, ações e FIIs e qual a melhor estratégia de investimentos considerando a alta da Selic.

Vamos lá:

Por que a taxa SELIC mudou?

Como você já sentiu no supermercado, a inflação está em alta nos últimos tempos…

E a expectativa é de que ela continue subindo.

Lembrando: a inflação é quando há o aumento da oferta de dinheiro, e isso faz com que a moeda fique desvalorizada.

A Taxa SELIC é um dos mecanismos criados para controlar a inflação, e é usado há muitos anos pelo Banco Central.

Assim, ela é o “Prêmio” por emprestar seu dinheiro para o governo – o que ajuda a tirar dinheiro de circulação e diminui a inflação.

Olha esse histórico da Selic que fizemos para você:

*gráfico do Clube do Valor

Veja, agora, este outro gráfico que compara a inflação com a Selic. A linha da IPCA te mostra a inflação, enquanto a linha da taxa Selic mostra quanto dinheiro é necessário para conseguir conter isso. 

histórico de altas da selic clube do valor
*gráfico do Clube do Valor

E é justamente para tentar conter a inflação que a Selic teve esse aumento hoje.

Mas, vamos ao que interessa:

Como isso afeta os seus investimentos?

Renda fixa

Na renda fixa, os pós-fixados rendem mais (Tesouro SELIC e CDI), já os prefixados podem sofrer se alguém comprou antes, com uma taxa menor. Isso porque, se você comprar quando a SELIC está 10% ao ano, e a taxa subir para 13%, você vai continuar recebendo 10% até o vencimento.

Essas eram as taxas oferecidas com a Selic em 12,75%:


E, a partir de agora, elas devem sofrer alteração e aumentar mais ou menos em linha com o aumento da Selic hoje.

Ações

O que mais afeta os seus investimentos não é a Selic hoje, mas sim a expectativa para o futuro.

Veja a comparação da Selic com o IBrX (índice que acompanha a evolução média das cotações das ações negociadas na Bovespa):

taxa selic subiu inflação e ibrx

*gráfico do Clube do Valor

Nos permita explicar:

Embora muita gente diga que ações são menos interessantes com a Selic alta, o que se verifica no longo prazo é uma alta da Bolsa, mesmo com a Selic variando muito.

Se você quer ter uma carteira de investimentos mais diversificada, e que vá de acordo com os seus objetivos financeiros futuros, mas tem medo de errar e transformar oportunidades em tragédias, você não precisa fazer isso sozinho.

Você pode contar com o auxílio de um especialista para ter segurança nas decisões tomadas.  

O Clube do Valor pode te ajudar a investir melhor o seu dinheiro e a tomar melhores decisões. Se você quer saber como um especialista pode te ajudar diariamente com alocações, aportes e compra e venda de ativos, clique aqui.

FIIS

Quando falamos de FIIs, alguns perdem um pouco da atratividade dependendo da alta da SELIC.

Isso porque, se ela ficar muito alta, poderia valer mais a pena investir no Tesouro SELIC do que esperar os dividendos de FIIs.

Porém, a maior parte dos Fundos tem seu aluguel atrelado aos indexadores inflacionários (IGPM e IPCA).

E os FIIs, quando comparados a títulos de renda fixa de longo prazo, sempre ofereceram um “Prêmio” a mais em seus dividendos. Veja:

Ou seja, a alta da SELIC não mata os FIIs.

Assim, voltamos à pergunta do início deste artigo:

Qual é a melhor coisa para fazer com os meus investimentos na alta da SELIC?

A resposta é: continuar seguindo a sua estratégia de alocação de ativos e respeitar o seu perfil de risco.

O seu principal objetivo com a renda fixa deve ser ter uma reserva de emergência. Para multiplicar o seu patrimônio e otimizar de verdade os seus ganhos, o foco é a carteira diversificada de longo prazo.

As ações mais descontadas da Bolsa seguem tendo um excelente resultado no longo prazo.

Imóveis seguem sendo essenciais para nossa economia, e escolher os FIIs certos traz grandes ganhos no longo prazo – acima de qualquer outro investimento imobiliário.

Manter-se firme na estratégia e aguentar os seus investimentos caindo pode doer, e é por isso que é tão importante que você saiba exatamente qual a sua tolerância ao risco, e qual o seu perfil de investidor. Veja este material valioso para te ajudar a descobrir o seu perfil de investidor.

E mais: se você quer ir atrás da sua carteira ideal, mas sente que não tem conhecimento o bastante para fazer todos os aportes e decisões necessárias, saiba que você não precisa fazer isso sozinho.

Advisor é um dos melhores serviços do mercado financeiro para quem quer aprender a investir melhor e ainda assim ter controles sobre os seus investimentos – sem conflito de interesses, de uma vez por todas. Faça uma aplicação rápida e sem compromisso para saber mais:

Por fim, não deixe de conferir os conteúdos gratuitos e continue desenvolvendo a sua educação financeira no instagramyoutube e facebook.